Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEA - Revoltas e rebeliões coloniais.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revoltas e rebeliões coloniais.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEA - 2022)Número Original: 2Código: 12950794

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Revoltas e rebeliões coloniais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2022
Questão de Vestibular - UEA 2022
Exibir texto da questão

No século XVII, a América portuguesa foi marcada por duas conjunturas econômicas distintas: uma primeira metade de considerável crescimento, com a consolidação da coloni- zação tendo por base a expansão da produção açucareira e do tráfico de escravos; e uma segunda metade marcada por uma crise agrícola. (Antônio Carlos Jucá de Sampaio. “Fluxos e refluxos mercantis: centros, periferias e diversidade regional”. In: João Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa (org.). O Brasil colonial: 1580-1720, vol. 2, 2018. Adaptado.) Entre as razões da crise econômica mencionada no excerto, encontram-se (A) o grande número de incêndios nos canaviais e o boicote dos negros ao trabalho compulsório. (B) a instabilidade política advinda das revoltas nativistas e a elevação dos impostos metropolitanos. (C) o estabelecimento da União Ibérica e a posterior invasão holandesa do nordeste brasileiro. (D) a escassez da mão de obra escrava e o ulterior aumento dos custos de produção. (E) a concorrência antilhana no mercado do açúcar e a con- sequente baixa dos preços internacionais do produto.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEA - 2017)Número Original: 16Código: 7829441

Macro - Conhecimentos Gerais

Revoltas e rebeliões coloniais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
Exibir texto da questão

Minas Gerais, com sua população adventícia, consti- tuída de aventureiros, foi, em seus primórdios, o teatro de frequentes turbulências. Depois da Guerra dos Emboabas e nas primeiras décadas do século XVIII, o espírito de ga- nância não deixou de provocar conflitos entre governan- tes e governados. Entre as revoltas desencadeadas por medidas de ordem fiscal, tem merecido destaque a de 28 de junho de 1720 que agitou o distrito de Vila Rica e só foi debelada graças à contrarrevolução desencadeada pelo Conde de Assumar. (Nícia Vilela Luz. “Inquietação revolucionária no sul: Conjuração Mineira”. In: A época colonial, vol 2, 1960. Adaptado.) Considerando as afirmações do excerto e conhecimentos sobre o período colonial brasileiro, é correto sustentar que as turbulências, às quais o excerto se refere, resultaram de um quadro (A) de desentendimentos entre os portugueses enriqueci- dos com a exploração colonial e as ordens religiosas contrárias à escravização dos índios. (B) de divergências sociais agravadas pelo aumento crescente da produção aurífera, conjugado à consti- tuição na colônia de uma elite cultural iluminista. (C) de igualdade de oportunidades de enriquecimento oferecidas aos senhores escravistas e aos trabalha- dores livres da mineração. (D) de lutas pela independência da colônia com a partici- pação de senhores de engenho, mineradores de me- tais preciosos e burocracia colonial. (E) de disputas por riquezas minerais entre os primeiros descobridores das jazidas, os recém-chegados, os faiscadores e o aparato estatal metropolitano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?