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1(UEA - 2023)Número Original: 35Código: 14096557

Vestibular 2023 Acesso 2024 - Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 4

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - UEA 2023
Questão de Vestibular - UEA 2023

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2(UEA - 2020)Número Original: 23Código: 12962893

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Leia os excertos abaixo. ExCERTO 1 Em sua configuração atual, tem uma extensão de 1056 km entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), sendo navegável durante todo o ano. É utilizada predominante- mente para o transporte de grãos (com destaque para a soja), cimento, combustíveis, automóveis e cargas gerais. EXCERTO 2 E uma via navegavel natural e internacional. Cons- titui o eixo fluvial longitudinal mais extenso da América do Sul, e é conhecida como a Hidrovia do Mercosul. Sua extensão é de 3442 km (1278 km em território brasileiro). Os principais produtos transportados são: soja, minério de ferro, combustíveis, fertilizantes e contêineres. (http://inttaa.org.br. Adaptado.) Os excertos 1 e 2 referem-se, respectivamente, às hidrovias (A) do Araguaia-Tocantins e do Prata. (B) do Madeira e do Paraguai-Paraná. (C) do Negro e do Paraíba do Sul. (D) do Tapajós-Teles Pires e do Uruguai. (E) do Amazonas-Solimões e do Tietê-Paraná.


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3(UEA - 2021)Número Original: 23Código: 12957152

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Analise a charge. » É uma orque | réplica da uma extensão malha ferroviária tão pequena? do Brasil... leal Ba, (www.abdib.org.br, 17.06.2020.) A charge e conhecimentos sobre a rede de transporte no Brasil permitem afirmar que as ferrovias são (A) de maior impacto ambiental, pois o alto consumo de combustível auxilia o país no cumprimento das metas do Acordo de Paris. (B) de extensões curtas, pois sua capacidade de transporte de carga é reduzida em comparação com a do sistema rodoviário. (C) gargalos logísticos, pois seu elevado custo de implanta- ção dificulta a integração nacional entre as zonas produ- toras do Sudeste e Norte do país. (D) pouco exploradas, mas sua expansão favoreceria a com- petividade dos produtores brasileiros no mercado inter- nacional com a redução do “Custo Brasil”. (E) concentradas, pois os investimentos no setor são depen- dentes do capital internacional que está alocado nas áreas metropolitanas.


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4(UEA - 2021)Número Original: 27Código: 12950909

SIS - Terceira Série - Triênio 2022 a 2024

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Matriz de transportes de carga no Brasil Como é hoje Como seria com uma matriz equilibrada (% do total de carga transportada por modal) | (% do total de carga transportada por modal) RODOVIÁRIO 58,3% FERROVIÁRIO RODOVIÁRIO (Gabrielle Julian. www.petcivil.blogspot.com, 09.08.2019. Adaptado.) Considerando os gráficos, entre as consequências de uma matriz de transporte equilibrada está A) a retração do comércio inter-regional. ) a redução dos custos de manutenção dos modais. ( (B (C) o aumento da produção do setor automobilístico. (D) a diminuição da dependência do modal aquaviário. (E ) a intensificação do trânsito com a sobrecarga do setor rodoviário.


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5(UEA - 2020)Número Original: 34Código: 11764372

Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 1

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Modais utilizados no transporte doméstico e internacional 1 E 91,6% 288 38% 329% 401,2% Transporte doméstico 6 HH 18,7% 7 E 23,2% 8 57,4% 9 00,6% (https://noticias.portaldaindustria.com.br, 10.12.2018. Adaptado.) Transporte internacional Considerando os dados apresentados e conhecimentos refe- rentes aos sistemas de transporte de mercadorias no país, os números do gráfico que correspondem aos modais rodoviá- rio, para o transporte doméstico, e marítimo, para o transpor- te internacional, no Brasil são, respectivamente, (A) 2e7. (B) 1e8. (C) 1e7. (D) 2e6. (E) 3e9.


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