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1(UEA - 2018)Número Original: 15Código: 7847167

SIS - Segunda Série - Triênio 2019 a 2021

Aspectos do sistema administrativo e judicial do Brasil no contexto do século XVI e XVII .f
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Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
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Em meados do século XVIII, a região que hoje compreende o estado do Amazonas era um dos principais alvos de inva- sores estrangeiros na colônia sul-americana portuguesa. Por isso, diante da necessidade de fortalecer a proteção daquele território e, ao mesmo tempo, estabelecer um aparelhamento estatal luso nesta parte erma da colônia, o rei D. José |, em Carta Régia de 3 de março de 1755, criou a Capitania de São José do Rio Negro [...]. (Durango Duarte. “Um breve histórico da formação do estado do Amazonas — |”. http://idd.org.br, 19.11.2016.) A criação da Capitania de São José do Rio Negro (A) assegurou a autonomia da região, que se libertou das ordens da Coroa portuguesa e passou a controlar direta- mente o extrativismo nesses territórios. (B) contribuiu para a expulsão dos invasores franceses e britânicos da região amazônica e estimulou o intercâm- bio comercial com as áreas vizinhas, de colonização espanhola. (C) manteve a região atrelada ao Grão-Pará e Maranhão, mas a dotou de administração própria, facilitando o con- trole português sobre esses territórios. (D) representou o início da reestruturação administrativa por- tuguesa, que promoveu, a partir de então, a divisão de suas colônias em oito capitanias autônomas. (E) permitiu maior integração da região amazônica com as áreas de colonização portuguesa e eliminou a influên- cia política hispânica sobre a Capitania do Grão-Pará e Maranhão.


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     B     
     C     
     D     
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2(UEA - 2018)Número Original: 14Código: 7847173

SIS - Segunda Série - Triênio 2019 a 2021

Aspectos e significados do trabalho e da formação social indígena no período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
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A lei de 1595 previa um único motivo para escravizar O índio: somente a prisão, feita durante alguma guerra, e efe- tuada por ordem direta da Coroa [...]. Os decretos de 1605, 1608 e 1609 suprimiram inteiramente a escravidão do índio, declarando por princípio a liberdade indígena e a igualdade dos seus direitos políticos aos dos brancos. Mas essas leis não puderam ser instauradas, devido à pressão dos colonos, os quais alegavam falta de mão de obra para continuar seus negócios. (James O. Souza. “Mão de obra indígena na Amazônia colonial”. In: Em tempo de histórias, nº 6, 2002.) O texto demonstra que a escravização dos indígenas, na Amazônia colonial, (A) contou com o apoio das autoridades políticas e religiosas que atuaram na região ao longo de todo o século XVII. (B) revelava a tensão e os descompassos entre as normas jurídicas e os interesses econômicos ligados à colonização. (C) enfrentava a resistência das companhias de navegação e dos responsáveis pelo tráfico de africanos escravizados. (D) foi justificada e legalizada pelas leis régias expedidas ao longo de todo o século XVII. (E) permitiu o avanço do extrativismo e o enriquecimento da região, que se tornou a área mais rica da colônia.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UEA - 2019)Número Original: 14Código: 7847636

SIS - Segunda Série - Triênio 2020 a 2022

Processos e fatos históricos sobre a criação do Estado do Maranhão e Grão-Pará no contexto político da União Ibérica .f
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Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
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No período da União das Coroas Ibéricas (1580-1640), foi estabelecida uma administração à parte do Norte do Brasil, criando-se o Estado do Maranhão e Grão-Pará. Levando-se em conta o contexto em que foi criada, essa ad- ministração tinha como objetivo (A) implementar uma nova política econômica, a fim de for- talecer as finanças reais e de incentivar o comércio por meio de algumas companhias privilegiadas. (B) incentivar a produção de manufaturas no Norte da colô- nia por meio de empréstimos e isenções fiscais concedi- dos aos fabricantes têxteis. (C) modernizar a economia do império luso-espanhol por meio da criação de escolas de comércio e de leis restriti- vas à escravidão. (D) fortalecer o controle governamental sobre o Norte da co- lônia, a fim de combater as investidas estrangeiras e os povos indígenas hostis à colonização. (E) expulsar os missionários jesuítas do Norte da colônia em razão da sua ativa participação no comércio das drogas do sertão.


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     A     
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4(UEA - 2023)Número Original: 19Código: 14091312

SIS - Primeira Série - Triênio 2024 a 2026

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UEA 2023
Questão de Vestibular - UEA 2023

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5(UEA - 2017)Número Original: 14Código: 7846507

SIS - Segunda Série - Triênio 2018 a 2020

Igreja Católica no Período Colonial.g
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Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
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A infiltração pelo vale acima do Rio Amazonas inicia-se francamente na segunda metade do século XVII. Sua van- guarda serão as ordens religiosas, em particular jesuítas e carmelitas. [...] Reunidas [as] missões [jesuíticas] de origem espanhola às portuguesas que subiram pelo Amazonas, o conjunto apresenta-se como um bloco imenso e coeso de territórios plantados em cheio na América. (Caio Prado Junior. História econômica do Brasil, 1969.) O quadro histórico da colonização da Amazônia apresen- tado pelo excerto foi radicalmente modificado em meados do século XVIII, coma (A) imposição do poder do Estado metropolitano sobre os aldeamentos religiosos. (B) permissão de escravização da mão de obra indígena pelos colonos portugueses. (C) extinção das fronteiras entre colônias na América do Sul durante a União Ibérica. (D) consolidação da influência jesuítica sobre os donatá- rios de capitanias hereditárias. (E) universalização da cristianização dos indígenas nas capitanias do norte do país.


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