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1(UEA - 2020)Número Original: 17Código: 11764366

Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 1

Brasil.b Estratégias de resistência dos escravizados no Brasil da segunda metade do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Leia o excerto do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, publicado originalmente em 1906. Há meio século, os escravos fugiam com frequência. [...]. Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contra- bando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raros, apenas ladinos, pediam aos senhores que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora, quitandando. (Melhores contos, 2010.) O excerto descreve a sociedade escravista do Segundo Reinado brasileiro, acentuando (A) a extinção gradual da escravidão, as alforrias individuais ea proibição de castigos corporais. (B) a solidariedade entre os escravos, a constituição de núcleos de resistência e a repressão dos proprietários. (C) a brandura dos senhores com os escravos, o cuidado das autoridades públicas e o clima de tranquilidade social. (D) a cristianização dos escravos, a oposição da Igreja à es- cravidão e a atuação de irmandades de trabalhadores. (E) a diversidade de atividades, as formas de comércio e as tentativas de resistência dos escravos.


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2(UEA - 2021)Número Original: 15Código: 12957033

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

Brasil.b Aspectos do processo de abolição da escravatura no Brasil do século XIX .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
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Ano Lei Objetivo nº 581 Proíbe o tráfico de africanos 1850 | «Eusébio de Queirós” para o Brasil nº 2.040 Considera livres os filhos de escravas nascidos a partir de então 1885 nº 3.270 Alforria os escravizados com “Sexagenários” mais de 60 anos de idade nº 3.353 Extingue a escravidão no 1888 « À * i Aurea Brasil 1871 “Ventre livre” Os dados da tabela demonstram que as medidas para a abo- lição da escravidão no Brasil (A) consolidaram-se junto à industrialização e após a instau- ração da República. (B) encontraram resistência entre os cativos e o exército. (C) foram conquistadas por revoluções de escravizados e imigrantes. (D) aconteceram apesar da recusa dos cafeicultores e dos ingleses. (E) ocorreram gradativamente e foram conduzidas pelo Im- pério.


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3(UEA - 2023)Número Original: 5Código: 14090839

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

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Questão de Vestibular - UEA 2023
Questão de Vestibular - UEA 2023

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4(UEA - 2022)Número Original: 18Código: 12944830

Vestibular 2022 Acesso 2023 - Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 4

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Questão de Vestibular - UEA 2022
Questão de Vestibular - UEA 2022
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A Lei Eusébio de Queirós de 1850 foi um acontecimento que cimentou o início do movimento abolicionista no Brasil. Esse movimento passou para a ordem do dia. Iniciou-se, assim, uma nova etapa na luta sustentada pelos abolicionis- tas de várias frentes, tendo de enfrentar, apesar disso, um período de árduas labutas. (Clóvis Moura. Dicionário da escravidão negra no Brasil, 2013. Adaptado.) O fato citado no excerto entusiasmou o movimento abolicio- nista, dentre outros motivos, porque (A) acatou as pressões externas pelo fim da escravidão, o que levou o parlamento brasileiro a estabelecer as etapas para a abolição da escravatura. (B) proibiu a aquisição de mão de obra escrava entre as províncias brasileiras, o que gerou uma grave crise econômica no país. (C) acabou com a principal fonte de reposição da população escrava no país, que era o comércio transatlântico de escravos. (D) fomentou imediatamente a lei do ventre livre, pela qual os filhos de escravizados eram libertos ao nascer. (E) levou várias províncias brasileiras a abolir a escravidão por temerem a expansão das manifestações populares.


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5(UEA - 2015)Número Original: 5Código: 7847737

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

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Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
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A participação de escravos na Guerra do Paraguai forneceu novos temas aos que lutavam pela sua emanci- pação. Em São Paulo, um famoso negro descendente de escravos, Luiz Gama, organizava uma campanha jurídica em favor da emancipação do escravo. Apoiando-se na lei de 1831, passou a exigir a libertação de escravos a quem defendeu nas cortes de Justiça, alegando que tinham entrado no país depois daquela data. (Emília Viotti da Costa. A abolição, 2008. Adaptado.) Analisando o excerto, é correto afirmar que, a partir de 1870, o movimento abolicionista brasileiro (A) diversificou-se, contando com a ação baseada no argumento da ilegalidade da escravidão. (B) militarizou-se, considerando o apoio conferido aos escravos pelos oficiais do exército. (C) afastou-se das atividades do Parlamento, rompendo a aliança com os grandes proprietários rurais. (D) concentrou-se nas manifestações populares urbanas, ganhando a simpatia dos industriais. (E) unificou-se, organizando um grande partido político democrático, republicano e antiescravista.


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