Busca de Exercícios - UEA - Objetivos políticos e econômicos das Reformas Pombalinas no Brasil do século XVIII .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Objetivos políticos e econômicos das Reformas Pombalinas no Brasil do século XVIII .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEA - 2020)Número Original: 16Código: 11764373

Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 1

Brasil.b Objetivos políticos e econômicos das Reformas Pombalinas no Brasil do século XVIII .f

Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
Exibir texto da questão

Algumas das reformas operadas na Metrópole foram estendidas à Colônia, como: transferência da sede do Governo Geral do Estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro (1763); a extinção do Estado do Grão-Pará e Maranhão e sua incorporação, como capitania-geral, ao do Brasil (1772); a aquisição, pela Coroa, das capitanias privadas, paralela à cria- ção de novas “capitanias reais”, como S. José do Rio Negro (1717), Piauí (1759) e Rio Grande de S. Pedro (1760). (Francisco C. Falcon. “Pombal e o Brasil”. In: José Tengarrinha (org.). História de Portugal, 2001. Adaptado.) As reformas visavam (A) aproximar o governo laico do poder religioso na con- quista de áreas florestais. (B) favorecer o enriquecimento da Casa Real por meio da extração de metais preciosos. (C) impedir a continuidade da exploração espanhola das drogas do sertão amazônico. (D) ampliar o controle político-burocrático sobre os territórios coloniais. (E) combater os focos de rebeliões populares de índios e escravos na colônia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEA - 2019)Número Original: 5Código: 7841594

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Objetivos políticos e econômicos das Reformas Pombalinas no Brasil do século XVIII .f

Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
Exibir texto da questão

Da ilha amazônica de Marajó ao interior do Piauí, os padres da Companhia possuíam extensas fazendas de gado e de cavalos. No Amazonas, as flotilhas de canoas dos jesuítas aportavam todos os anos em Belém com invejáveis quantidades de cacau, cravo-da-índia, canela e salsaparri- lha, cultivados às margens dos principais afluentes do grande rio. A Companhia possuía direitos e privilégios que incluíam a total isenção em Portugal e no Brasil de taxas alfandegárias para todos os seus produtos. (Daniel Alden. “O período final do Brasil colônia: 1750-1808”. In: Leslie Bethell (org.) História da América Latina: A América Latina Colonial, vol. Il, 1999. Adaptado.) O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José |, expulsou a Companhia de Jesus de Portugal e do Brasil em 1759. A sua decisão visou, entre outros objetivos, (A) favorecer a escravização dos indígenas das missões reli- giosas e combater o contrabando das drogas do sertão. (B) diversificar as atividades econômicas no Império e sus- pender o monopólio comercial da Metrópole sobre as especiarias exportadas. (C) consolidar as fronteiras com os territórios espanhóis nas regiões de floresta e isolar internamente os aliados dos reis católicos de Castela. (D) afastar uma instituição relativamente independente den- tro do Estado e incorporar as riquezas da Ordem em período de dificuldades financeiras. (E) aproximar-se das nações protestantes economicamente desenvolvidas e abolir a influência religiosa nos assuntos políticos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.