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1(UECE - 2021)Número Original: 4Código: 11453579

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Grécia.b Relações filosóficas históricas entre os conceitos de mythos e logos na Grécia antiga .f
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Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
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“Na origem, mythos não se opõe a logos. As duas palavras significam "palavra, ‘relato’, qual seja seu conteúdo. É somente no curso do século V que, entre certos autores, seus campos de aplicação vão se dissociar, mythos passando a designar [....] o que se opõe [...] aos domínios do demonstrado, do verificado, do verossímil, do conveniente”. Vernant, 1.-P. Fronteiras do mito. In: Vernant, 1. Funari, P. P.; Hingley, R. Repensando o mundo antigo. Trad. bras. Renata C. Beleboni e Renata S. Garraffoni. Campinas, SP: IFCH/Unicamp, 2005. Acerca das relações históricas, filológicas e filosóficas entre mythos e lógos, é correto afirmar, com base em Jean-Pierre Vernant, que A) mythos e lógos mantêm o mesmo significado, permanecendo para toda forma de discurso, apesar das tentativas de alguns autores de os diferenciar. B) mythos e lógos se diferenciam quando surgem a filosofia e a oposição entre verdade e falsidade, com toda a forma de mito recusada como falsa. C) lógos se diferencia do mythos no processo histórico de constituição da pólis grega, com o aumento de importância da argumentação e da demonstração. D) mythos antecede e prepara o lógos, de modo que o discurso argumentativo é apenas a forma política das antigas representações narradas de mundo.


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2(UECE - 2019)Número Original: 6Código: 7871591

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Relações filosóficas históricas entre os conceitos de mythos e logos na Grécia antiga .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“Como se sabe, a palavra mythos raramente foi empregada por Heródoto (apenas duas vezes). Caracterizar um /ogos (narrativa) como mythos era para ele um meio claro de rejeitá-lo como duvidoso e inconvincente. [...] Situado em algum lugar além do que é visível, um mythos não pode ser provado.” HARTOG, F. Os antigos, o passado e o presente. Brasília, Editora da UnB, 2003, p. 37. Sobre a diferença entre mythos e logos acima sugerida, é INCORRETO afirmar que A) o problema do mythos era limitar-se ao que é visível e, por isso, não podia ser pensado. B) filosofia e história nasceram, na Grécia clássica, com base numa mesma reivindicação do /ogos contra o mythos. C) omythos não poderia ser submetido à clarificação argumentativa e à prova — demonstração — discursiva. D) em contraposição ao mythos, o logos era um uso argumentativo da linguagem, capaz de criar as condições do convencimento.


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