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1(UECE - 2021)Número Original: 2Código: 11453576

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f

Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
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“Não existe, para Hegel, o momento em que a arte morre, ou deixa de ser arte. O que ele concebe é apenas o movimento da perda de uma espécie de “tarefa! originária da intuição estética enquanto lugar de plenitude ou de satisfação plena do espírito.” Gonçalves, Márcia C. F. A morte e a vida da arte. In: Kriterion, vol. 45, nº 109, Jan./Jun. 2004. Segundo a interpretação acima apresentada, o tema da “morte da arte”, em Hegel, pode ser corretamente entendido da seguinte forma: A) A arte permanece empiricamente, realmente, mas deixa de dar a conhecer a realidade do espírito. B) Somente algumas obras de arte, que imitam as originárias, ainda permitem conhecer o espírito. C) A arte permanece como representação sensível do espírito, mas há formas mais elevadas de conhecimento dele. D) Face à complexidade da presente vida social, espiritual, esta não pode mais ser representada artisticamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UECE - 2022)Número Original: 18Código: 11854538

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“A tarefa da bela aparência artística, segundo Hegel, é libertar-nos da aparência sensorial impura e grosseira. No quadro de um mestre holandês, não é a exata reprodução dos objetos que nos agrada: é que a 'magia da cor e da iluminação” transfigura as pobres coisas naturais que são representadas; é que as cenas prosaicas de quermesses e bebedeiras são metamorfoseadas num ‘domingo da vida’; é que a ‘bela aparéncia’ torna fascinante o que, na vida, nos deixava indiferentes. Assim, a representação artística é uma negação sorrateira do sensível: ante os nossos olhos, o sensível se torna o que ele não é. Mas, é claro, é sempre ante nossos olhos que se efetua essa transmutação; é sempre no sensível que a arte critica o sensível. E porque a obra de arte se apresenta necessariamente numa matéria sensível, ela não pode ser ‘o modo de expressão mais elevado da verdade”. O fato de a obra de arte se dirigir à aísthesis (sensibilidade) constitui, para Hegel, tanto a sua essência como a sua limitação.” LEBRUN, G. A mutação da obra de arte. In: A filosofia e sua história. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 332-333 - Adaptado. Conforme o texto acima, é correto afirmar que, para Hegel, a arte não pode ser o modo de expressão mais elevado da verdade, porque A) ultrapassa o sensível, tornando-se conceitual. B) não abrange toda a realidade por ser sensível. C) se limita à pura e grosseira realidade sensível. D) modifica o sensível, produzindo uma ilusão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
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3(UECE - 2022)Número Original: 10Código: 11855021

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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“Para Hegel, a arte apresenta a realidade e a liberdade do espírito na forma sensível. Ela apresenta imediatamente, na forma sensível, toda a gama de relações humanas, com seus sentimentos, ações, paixões, conflitos, estados etc. Diferentemente, a filosofia apreende toda essa mesma realidade e liberdade das relações humanas no pensamento, a partir do pensamento, no conceito.” SILVA FILHO, A. V. Poesia e prosa: Arte e filosofia na Estética de Hegel. Campinas, SP: Pontes, 2008. - Adaptado. Com base na citação acima, compreende-se a metáfora hegeliana da “morte da arte” no sentido de que A) aarte, por ser sensível, deve perecer como tudo o que é sensível perece. B) a apresentação sensível do real na arte é superada pela apresentação conceitual. C) aarte é falsa: por ser sensível, não consegue apresentar a verdade do real. D) o real apresentado sensivelmente pela arte é diferente do real conceitualizado.


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