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1(UECE - 2020)Número Original: 27Código: 7871953

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Aspectos do conceito de violência simbólica nas relações com as populações indígenas do Brasil .f Brasil.b

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para a seguinte citação a respeito do Indio: “O índio não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, algo de aparente e evidente nesse sentido estereotipificante, mas sim uma questão de 'estado de espírito”. Um modo de ser e não um modo de aparecer. Na verdade, algo mais (ou menos) que um modo de ser: a indianidade designava para nós um certo modo de devir, algo essencialmente invisível, mas nem por isso menos eficaz: um movimento infinitesimal incessante de diferenciação, não um estado massivo de ‘diferenca’ anteriorizada e estabilizada, isto é, uma identidade (um dia seria bom os antropólogos pararem de chamar identidade de diferença e vice-versa). A nossa luta, portanto, era conceitual: nosso problema era fazer com que o ‘ainda’ do juizo de senso comum ‘esse pessoal ainda é indio’ (ou ‘nao é mais’) nao significasse um estado transitorio ou uma etapa a ser vencida. A ideia é a de que os indios ‘ainda’ não tinham sido vencidos, nem jamais o seriam. Eles jamais acabar(i)am de ser índios, “ainda que”... Ou justamente porquê. Em suma, a ideia era que “índio” não podia ser visto como uma etapa na marcha ascensional até o invejável estado de “branco” ou 'civilizado””. CASTRO, Eduardo Viveiro de, “No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é”, entrevista concedida à equipe de edição do livro Povos Indígenas no Brasil, Instituto Socioambiental (ISA), 2006. Considerando o texto, acima apresentado, avalie as seguintes proposições: I. A integração dos povos indigenas à sociedade brasileira não significa a perda de suas culturas e de suas identidades socioculturais. II. Os povos indígenas não deixam de ser índios enquanto mantiverem o sentimento de pertencer às suas comunidades e de serem reconhecidos como indígenas, mesmo morando em cidades e participando da vida moderna da atual sociedade brasileira. Sobre essas afirmações, é correto dizer que A) Iéfalsae II é verdadeira. B) ambas são verdadeiras. C) ambas são falsas. D) 1 é verdadeira e II é falsa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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