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26(UECE - 2019)Número Original: 65Código: 7858863

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre o conhecimento no pensamento de Aristóteles .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Leia atentamente a seguinte passagem: “A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juizo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes” (Aristóteles, Metafísica, 981a5). Com base no texto acima, considere as seguintes afirmações: I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes. II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juizo geral. III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal. IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal. E correto somente o que se afirma em A) Telv. B) IlelII. C) Ielll. D) IlelIvV.


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27(UECE - 2019)Número Original: 19Código: 7871559

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos do conceito de dispositivo no pensamento filosófico de Michel Foucault .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“Generalizando posteriormente a já amplissima classe dos dispositivos foucaultianos, chamarei literalmente de dispositivo qualquer coisa que tenha de algum modo a capacidade de capturar, orientar, determinar, interceptar, modelar, controlar e assegurar os gestos, as condutas, as opiniões e os discursos dos seres viventes.” AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005. Considerando o excerto acima, analise as seguintes proposições: I. As prisões e os manicômios se enquadram nesse conceito na medida em que se voltam para a correção e normalização de condutas consideradas desviantes. II. As escolas, as igrejas e as fábricas podem ser pensadas como dispositivos na medida em que se voltam para os corpos e os comportamentos no sentido do disciplinamento. III. Os computadores, os telefones celulares, as câmeras de segurança se destacam como dispositivos, pois controlam tecnicamente os gestos e as condutas humanas. É correto o que se afirma em A) I, Ile II. B) IelIIapenas. C) Ile IIIapenas. D) IeTIII apenas.


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28(UECE - 2019)Número Original: 4Código: 7871595

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de identificações (Filosofia) Correntes da filosofia sobre o sentido da história na apreensão da realidade concreta .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“É o saber da história como possibilidade e nao como determinação. O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de que intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar.” FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Sao Paulo: Paz e Terra, p. 76-77. O trecho acima apresenta uma visao acerca da historia, que pode ser associada a concepcao A) hegeliana, que compreende a história no sentido teleológico, e cujo sujeito é o Espírito absoluto em busca de autoconhecimento — contemplação -— no tempo. B) materialista histórica, em que a ação humana se constitui como fundamento da história, capaz de transformá-la ao mesmo tempo em que a conhece. C) positivista, segundo a qual a história é um processo evolutivo que o homem deve conhecer e nela conduzir-se em um movimento racional de adaptação. D) conservadora, que se funda na existência de valores universais absolutos e em que a tradição é fundamental para a manutenção de tais valores.


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29(UECE - 2019)Número Original: 9Código: 7871597

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UECE 2019
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“É um dito corrente que todas as leis siienciam em tempos de guerra, e é verdade, não apenas se falarmos de leis civis, mas também naturais [...] E entendemos que tal guerra é de todos os homens contra todos os homens.” HOBBES, Thomas. Do Cidadão. Trad. Raul Fiker. Sao Paulo: Edipro, 2016, p. 83s. O Texto de Hobbes se refere a um estado de guerra de todos contra todos, que enseja, pelo medo da morte, um estado civil. O nome dado por Hobbes a esse estado anterior ao pacto social é A) Leviata. B) Sociedade Civil. C) Estado de Natureza. D) Lei Natural.


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30(UECE - 2020)Número Original: 63Código: 7859066

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Fundamentos teóricos do conceito de silogismo na construção da lógica aristotélica .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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“O silogismo é uma locução em que uma vez certas suposições sejam feitas, alguma coisa distinta delas se segue necessariamente devido à mera presença das suposições como tais. Por “devido a mera presença das suposições como tais” entendo que é por causa delas que resulta a conclusão, e por isso quero dizer que não há necessidade de qualquer termo adicional para tornar a conclusão necessária” ARISTÓTELES. Órganon: Categorias, Da interpretação, Analíticos anteriores, Analíticos posteriores, Tópicos, Refutações sofísticas. Bauru, SP: EDIPRO, 2010, p. 111. Considerando o enunciado acima, constante no livro 1 dos Analíticos anteriores, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) Trata-se da definição de silogismo, termo filosófico com o qual Aristóteles designou a conclusão deduzida de premissas, a argumentação lógica perfeita. ( ) Expõe as bases do argumento indutivo com trés proposições declarativas (duas premissas e uma conclusão) que se conectam de tal modo que, a partir de premissas, é possível induzir uma conclusao. ( ) Expressa a importancia dada por Aristóteles à correção lógica do raciocínio empregado na construção do conhecimento do Ser das coisas. ( ) O silogismo nao trata do conteudo do que se afirma, mas permite se chegar a conclusoes verdadeiras, desde que baseadas em principios gerais verdadeiros. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) FFEV,F. B) F,V, F, V. C) V,V,F, F. D) V,F,V,V.


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