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556(UECE - 2020)Número Original: 73Código: 11427752

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Marcos históricos que estão na base do desenvolvimento da Sociologia como área do conhecimento humano .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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A Sociologia foi criada na Europa do século XIX, conturbada por mudanças históricas, socioculturais, econômicas e políticas que já vinham ocorrendo paulatinamente poucos séculos antes. Como marcos exemplares dessas mudanças encontram-se o Protestantismo, o Iluminismo, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial. Esses marcos históricos tiveram influências diretas no surgimento desta ciência social. Todas as transformações ocorridas nesse contexto social é histórico serviram de base para os primeiros estudos da Sociologia. Considerando esses marcos históricos e a criação da Sociologia, assinale a afirmação verdadeira. A) O sistema de produção medieval e suas instituições tradicionais foram fortalecidos pelas análises dos primeiros estudiosos da Sociologia. B) A industrialização e a urbanização das cidades europeias foram fenômenos sociais da Europa do século XIX orientados pelos primeiros sociólogos. C) A Sociologia é herdeira intelectual do Iluminismo e surge, de início, interessada em explicar as consequências sociais da Revolução Industrial. D) A Revolução Francesa, com os ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, concedeu os métodos científicos estruturantes da Sociologia.


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557(UECE - 2020)Número Original: 17Código: 11427842

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos sobre a construção ética no pensamento de Jürgen Habermas .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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O trecho que se apresenta a seguir exemplifica a percepção de Júrgen Habermas a respeito do fundamento do comportamento ético. “Enquanto a filosofia moral se colocar a tarefa de contribuir para o aclaramento das intuições cotidianas adquiridas no curso da socialização, ela terá que partir, pelo menos virtualmente, da atitude dos participantes da prática comunicativa cotidiana”. Habermas, Jurgen. Consciéncia moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. P.67. Considerando a concepção de eticidade discursiva de Habermas, assinale a proposição verdadeira. A) Seguindo a tradição kantiana, trata-se de uma ética fundamentada, essencialmente, na razão prática que cada sujeito deverá impor aos outros indivíduos a partir de um pro comunicativo. B) Habermas propõe que sua ética discursiva deve romper com qualquer forma de racionalidade, ao defender que o princípio ético se fundamenta na ação desejante, nos sentimentos compartilhados. C) Contra a perspectiva kantiana, onde a razão encontra em si mesma a lei moral universal, defende que ela decorre de uma razão comunicativa, que surge da comunicação e dos diálogos intersubjetivos. D) Para o pensador alemão, somente uma razão pragmática tornará possível a instituição da moralidade a partir da adoção de um discurso convincente a ser comunicado a todos pelo legislador.


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558(UECE - 2021)Número Original: 1Código: 11453564

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Concepções políticas e teológicas de Espinosa sobre imanência .f
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Questão de Vestibular - UECE 2021
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Atente para o seguinte excerto do Tratado teológico-político de Baruch Espinosa: “Tudo o que até agora afirmei resulta da própria Escritura. E em parte alguma eu li que Deus apareceu a Cristo, ou que lhe falou, mas sim que ele foi revelado por Cristo aos apóstolos, que Cristo é o caminho da salvação e, finalmente, que a lei antiga foi anunciada por um anjo e não diretamente por Deus etc. Por conseguinte, enquanto Moisés falava com Deus face a face, tal como um homem fala habitualmente com um seu companheiro (isto é, mediante os seus corpos), Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”. Espinosa, B. Tratado teológico-político, capítulo I: Da profecia. Trad. bras. Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Considerando os trechos “Moisés falava com Deus face a face” e “Cristo comunicou-se com Deus de mente para mente”, é correto concluir que A) Moisés teve um conhecimento imaginativo de Deus e Cristo, intuitivo. B) Moisés teve um conhecimento racional de Deus e Cristo, intuitivo. C) Moisés teve um conhecimento racional de Deus e Cristo, imaginativo. D) Moisés teve um conhecimento imaginativo de Deus € Cristo, racional.


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559(UECE - 2021)Número Original: 2Código: 11453576

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a arte no pensamento idealista de Hegel .f
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Questão de Vestibular - UECE 2021
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“Não existe, para Hegel, o momento em que a arte morre, ou deixa de ser arte. O que ele concebe é apenas o movimento da perda de uma espécie de “tarefa! originária da intuição estética enquanto lugar de plenitude ou de satisfação plena do espírito.” Gonçalves, Márcia C. F. A morte e a vida da arte. In: Kriterion, vol. 45, nº 109, Jan./Jun. 2004. Segundo a interpretação acima apresentada, o tema da “morte da arte”, em Hegel, pode ser corretamente entendido da seguinte forma: A) A arte permanece empiricamente, realmente, mas deixa de dar a conhecer a realidade do espírito. B) Somente algumas obras de arte, que imitam as originárias, ainda permitem conhecer o espírito. C) A arte permanece como representação sensível do espírito, mas há formas mais elevadas de conhecimento dele. D) Face à complexidade da presente vida social, espiritual, esta não pode mais ser representada artisticamente.


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560(UECE - 2022)Número Original: 68Código: 11413688

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Perspectivas sobre o surgimento e desenvolvimento da filosofia grega no pensamento de Carl Sagan .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
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“Os grandes cientistas de Tales a Demócrito e Anaxágoras costumam ser descritos nos livros de história ou de filosofia como ‘pré-socraticos’, como se sua principal função fosse sustentar a fortaleza filosófica até o advento de Sócrates, Platão e Aristóteles, e talvez influenciá-los um pouco. Na verdade, os antigos jônios representam uma tradição diferente e bastante questionadora, muito mais compatível com a ciência moderna.” SAGAN, Carl. A espinha dorsal da noite. In: Cosmos. Trad. bras. Paulo Seiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. É implícita a essa passagem de Carl Sagan (1934- 1996) acerca do surgimento e da história da filosofia grega a visão de que A) depois de Sócrates os filósofos não estudaram a natureza. B) Sócrates rompeu com os métodos dos filósofos jônicos. C) os pensadores anteriores a Sócrates não eram filósofos. D) Platão e Aristóteles não conheceram teses pré- socráticas.


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