Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UECE - Concentração de terras Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Concentração de terras
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2023)Número Original: 19Código: 12798053

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Concentração de terras
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Com relação a área de expansão da fronteira agropecuária denominada “MATOPIBA”, cujo acrônimo designa os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, assinale a alternativa atinente à transformação dessa área em uma grande região produtiva do agronegócio. A) B) C) D) Os solos predominantes na região do MATOPIBA são os latossolos amarelos, passíveis de correção e com elevada fertilidade, além de serem terras de preços baixos e com ausência de resistência à expansão do agronegócio globalizado, o que determinou o sucesso dos altos índices de produtividade na região. Nas últimas décadas do século XX e na primeira do século XXI, diversas transformações socioeconômicas ocorreram nessa área, como a infraestrutura viária, logística e energética, tendo, entre outras consequências, o surgimento de regiões produtivas agrícolas e a expansão da fronteira econômica baseados na adoção de tecnologias agropecuárias de alta produtividade. Como apontou o último Censo, o de 2010, a população total do MATOPIBA era de mais de cinco milhões de habitantes, dos quais 65,31% viviam em áreas urbanas e 34,69% em áreas rurais, o que demonstra que as metrópoles são as responsáveis pelas transformações atuais nos espaços rurais e urbanos, pois as intensas mudanças das formas de produção contribuíram para a modernização dos grandes empreendimentos agropecuários e para a homogeneização das regiões produtivas do agronegócio no país. A exaustão dos solos nas regiões litorâneas nordestina e na Zona da Mata, onde o cultivo da cana-de-açúcar degradou solos e paisagens naturais ao longo de séculos, culminaram no avanço da fronteira agrícola para a região do MATOPIBA, levando nesse processo, principalmente, retirantes oriundos da região Sudeste do país interessados no agronegócio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2021)Número Original: 38Código: 11413828

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Concentração de terras
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
Exibir texto da questão

A respeito do cenário geopolítico global, considerando a nova geopolítica das nações e os. conflitos contemporâneos, assinale a opção que descreve corretamente a conjuntura atual. A) Passados 28 anos, a Teoria do Choque de Civilizações, proposta pelo cientista político Samuel Huntington, em 1993, ainda se revela extremamente atual, na medida em que os conflitos contemporâneos são choques predominantemente intercivilizacionais, perdendo em significado político-ideológico, econômico e geoestratégico. B) Logo após o término da Guerra Fria, os conflitos regionais e as guerras aumentaram em frequência, porém declinaram lenta e gradualmente, se comparados àquele período. No entanto, permanece como questão entreaberta se certa proporção de conflitos existentes atualmente pode ser atribuída aos choques culturais entre civilizações. C) Religião, princípios e valores morais-ideológicos e diferenças culturais estão na raiz explicativa da maior parte dos conflitos regionais e globais, relegando ao segundo plano interesses geoeconômicos e geoestratégicos. D) As diferenças culturais e religiosas têm imprimido cada vez mais um teor civilizacional aos conflitos contemporâneos e, em futuro muito próximo, seguramente extrapolarão em um conflito global entre dois grandes blocos civilizacionais: o Ocidente e o Oriente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2021)Número Original: 32Código: 11413821

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Concentração de terras
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2021
Questão de Vestibular - UECE 2021
Exibir texto da questão

Geralmente os eventos associados ao fogo na Amazônia estão relacionados à queima indiscriminada da floresta, às queimadas em áreas já desmatadas e queimadas acidentais, impactando severamente o ecossistema florestal. Dentre algumas consequências dessas queimadas, estão a mudança do regime hidrológico e a redução da biodiversidade. Considerando essa questão, é correto apontar como ação ou estratégia para desacelerar o desmatamento nã Amazônia A) a reforma na política de assentamentos, incluindo a concessão do título de posse da terra. B) o aumento das áreas de pastagem para o gado. C) o incentivo à mineração industrial. D) a fiscalização, de forma seletiva, com foco nos minifúndios.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2020)Número Original: 12Código: 7871907

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Região Norte.b _ Causas do Processo de Avanço na Ocupação de Áreas Florestais _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

Leia atentamente o seguinte texto: “As marcas de pneus na terra cor de sangue são profundas e recentes. Tainaky Tenetehar desce da moto para conferir. “De hoje de manha”, diz ele com a segurança de rastreador veterano sintonizado com quaisquer sinais de movimento humano nessas fronteiras sem lei. Pelo binóculo, ele sonda a savana queimada na morraria bruxuleante que segue até uma crista coroada de árvores ao longe. Nessa que é uma das fronteiras mais disputadas do Brasil - em que o solo desmatado empurra a floresta de crescimento antigo e terrenos privados adentram as fronteiras de terras indígenas —, as marcas de pneus só podem ter um significado”. Fonte: National Geographic Brasil, 19 de set. de 2018. Disponivel em httpshttps://www.nationalqeographicbrasil.com/cultura Considerando o excerto acima, é correto dizer que A) garimpeiros, fazendeiros e madeireiros avançam floresta amazônica adentro, em ritmo sustentável, junto aos povos indigenas urbanizados. B) na fronteira mais disputada do Brasil, o avanço do garimpo, da exploração ilegal da madeira, da grilagem de terras e das queimadas ameaça a existência de povos indígenas isolados. C) o projeto de desenvolvimento econômico atual da região em questão visa impedir o estabelecimento de novas áreas de garimpo e de exploração da madeira. D) as marcas dos pneus significam o avanço do extrativismo e da exploração mineral sustentáveis, em comunhão e harmonia com os povos da floresta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2018)Número Original: 9Código: 7871475

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos gerais em relação a geografia humana da região amazônica.m Região Norte.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

No que concerne à geografia humana da Amazônia, assinale a afirmação verdadeira. A) B) C) D) Ate o fim do século XX, a Amazonia concentrava uma população que tinha relações econômicas e culturais muito ligadas aos rios, mas, com o aumento da concentração de pessoas em cidades construídas ao longo de rodovias, esta territorialidade se transformou. Uma das práticas de ação sobre a Amazônia é aquela conduzida por empresas ligadas à extração de riquezas oriundas da biodiversidade, que, ao contrário das estratégias convencionais de mercado, não prejudicam a cultura e o conhecimento das populações tradicionais. Na Amazônia, as relações territoriais comandadas pelo avanço nos meios de comunicação e transporte já não mais submetem a circulação, o comércio e os fluxos de pessoas aos ritmos impostos pelas enchentes e vazantes dos grandes rios. A Amazônia sente fortes impactos com o avanço do agronegócio e da exploração mineral, que substitui a floresta por pasto ou por sítios de exploração de commodities, especialmente na borda meridional da regiao, estendendo-se da parte oriental do Pará até a ocidental, em Rondônia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?