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86(UECE - 2020)Número Original: 39Código: 11427940

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Classificações e fatos históricos em torno das maiores pandemias da história da humanidade .f Questões com enumerações (História).g Mundo.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Relacione, corretamente, as grandes pandemias ocorridas ao longo da história com suas definições ou características, abaixo apresentadas, numerando os parênteses com a seguinte indicação: 1. Varíola 2. Gripe asiática 3. HIV/Aids 4. Praga de Justiniano () As consequências econômicas foram catastróficas: quatro milhões de pessoas morreram em decorrência da peste bubônica. () Ataca o sistema de imunidade, deixando o organismo indefeso contra doenças. Estima- se que causou cerca de vinte cinco milhões de mortes em todo o mundo. (/) Doença extremamente contagiosa, foi levada da Europa para América e contaminou massivamente uma população com baixa imunidade a novas doenças. (1) O virus, de origem aviária, apareceu no ano de 1957 e, em menos de um ano, espalhou- se por todo o mundo. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 4312 B) 234,1. Cc) 123,4. D) 412,3.


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87(UECE - 2020)Número Original: 37Código: 11427946

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Importância do papiro para o desenvolvimento das civilizações no período da antiguidade .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Mundo.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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O papiro, que é considerado uma invenção do Egito, foi extremamente importante no decorrer de toda a antiguidade, tanto que o naturalista romano Plínio, em sua obra História Natural, enalteceu as qualidades dessa planta que deu origem ao material semelhante ao papel. Segundo Plínio, a utilização do papiro estrutura boa parte da civilização humana e, possivelmente, até mesmo a sua existência, porque dele depende a memória da humanidade. Essa memória é preservada pelo fato de o papiro A) dar origem à invenção de diversos instrumentos de navegação para embarcações. B) possuir propriedades medicinais e ser o principal elemento utilizado na produção da fórmula para o embalsamento de corpos. C) ter possibilitado uma revolução no campo da escrita. D) representar o faraó, a vida eterna e todo o Egito como divindade solar e centro do mundo.


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88(UECE - 2020)Número Original: 29Código: 11427947

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Processos e fatos econômicos históricos no Brasil da ditadura civil-militar de 1964 .f Brasil.b Questões com dados e estatísticas (História).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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Apesar do propalado “Milagre Econômico”, ocorrido durante os governos militares estabelecidos após o golpe de 1964, constata-se que, nesse período, a dívida externa do Brasil passou de 3,1 bilhões de dólares, em 1964, para 95,8 bilhões em 1985; a inflação anual, entre idas e vindas, passou de 35% ao ano, em 1965, para uma inflação anual de 224% em 1984; em 1963, os trabalhadores que recebiam salário mínimo gastavam 40,97% de seu salário na compra da ração essencial mínima: após dez anos, esse gasto já passava de 60% do salário e, ao final do ciclo de governos militares, o gasto do trabalhador com alimentação atingia 74,38% do salário mínimo. CAMPOS, Flávio de; DOLHNIKOFF, Miriam. Atlas História do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. COSTA, Edmilson Silva. A Política salarial no Brasil 1964-1985: 21 anos de arrocho salarial e acumulação predatória. Campinas-SP: [5.n.], 1996. Considerando os dados econômicos referentes ao período dos governos militares no Brasil pós-1964, é correto afirmar que A) eles provam o fato de que os governos militares promoveram o fortalecimento econômico com distribuição de riqueza aos mais pobres. B) no período dos governos militares, apesar dos avanços estruturais, houve empobrecimento dos trabalhadores e aperto salarial. C) os ótimos resultados econômicos foram o motivo de os governos militares terem permanecido até a eleição de Fernando Collor de Mello em 1989. D) o Milagre Econômico baseou-se no aumento da produção de riqueza no pais, aliado a uma forte política de distribuição igualitária de renda.


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89(UECE - 2020)Número Original: 21Código: 11427949

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Brasil.b Processos e fatos históricos relacionados com o período de domínio de Portugal sobre o território brasileiro .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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Entre 1500 € 1822, o Brasil esteve sob o domínio e a administração portuguesa. Atente para o que se diz a seguir sobre esse período: I. O Governo-Geral do Brasil foi estabelecido em 1621 como forma de reunir o Estado do Brasil e o Estado do Maranhão em um só governo sediado em Salvador. IL. A transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro ocorreu em 1763, mesmo ano em que a colônia foi elevada a Vice-Reino. HI. Em 1815 ocorreu a elevação do Brasil a Reino Unido com Portugal e Algarves, entretanto, a cidade do Rio de Janeiro já era sede do império colonial português desde 1808. Está correto o que se afirma em A) LWel. B) Ie Ill apenas. C) Te ll apenas. D) Te Il apenas.


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90(UECE - 2020)Número Original: 30Código: 11427950

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos culturais da sociedade brasileira no contexto político, econômico e social da década de 1990 .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
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A última década do século XX marcou, para o Brasil, uma nova etapa de sua história recente: foi um período que se estendeu desde a posse do primeiro presidente eleito por voto direto em 15 de março de 1990 — após o período da ditadura militar — até a criação do Plano Real que, enfim, superaria a hiperinflação herdada dos governos militares. Nessa fase, iniciou-se a consolidação da jovem democracia brasileira que, em seu aspecto cultural, foi consubstanciada A) B) o D) pelo surgimento de um conjunto de redes de TV abertas caracterizadas por programas culturais e educativos em detrimento de programas de entretenimento popular. pelo fortalecimento de uma cultura de massas amparada em um sistema de TV aberta fortemente voltado ao entretenimento popular. pela desvalorização da música nacional, que praticamente desapareceu graças ao insucesso de gêneros musicais como o Pagode, o Axé music e o Sertanejo. pelo movimento de valorização da cultura nacional a partir de um massivo investimento de recursos na educação pública de qualidade.


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