Para o marxismo, o ser humano constitui-se como tal e como ser social mediante a produção e reprodução das
condições materiais de sua existência através do trabalho. Daí a crítica de Marx ao idealismo burguês ao afirmar
que não são as ideias, a consciência que determinam a realidade social. Ao contrário, são as ideias e os valores
que são determinados pela realidade social. Nessa perspectiva, as relações do homem com o trabalho e com a
própria sociedade sofreram transformações decisivas, dentre as quais destaca-se a seguinte:
a) a educação torna-se o único elemento da superestrutura independente das forças econômicas, sendo,
pois, um fator decisivo para a transformação das relações de produção.
b) são as ideias, os valores, a educação que condicionam as condições materiais de produção, o que torna
o homem um ser manipulado por seus próprios preconceitos.
c) é através do trabalho que o homem se humaniza e se torna um ser social, entretanto ao tornar-se
trabalho alienado se transforma em fator de desumanização.
d) a subjetividade não pode mais ser afetada pelas forças sociais de produção que tentam agir sobre o
indivíduo, já que são as ideias que determinam o social.
e) a escola assume novo papel numa sociedade dividida em classes, valorizando a meritocracia, o que
permitiria aos menos favorecidos uma ascensão social.