Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEL - Pronomes - Textos Científicos (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Pronomes
  • Textos Científicos (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEL - 2015)Número Original: 15Código: 9376495

Segunda Fase - Línguas e Redação

Pronomes Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2015
Exibir texto da questão

Sobre os conectivos empregados no quarto parágrafo, assinale a alternativa correta. a) O termo “como” (linha 14) é usado para introduzir exemplificação de denominações. b Cc d e O termo “mas” (linha 16) tem valor aditivo, associando caráter inofensivo e propagação insidiosa. O termo “assim” (linha 18) tem valor temporal, remetendo ao imediatismo na sequência das ações. O termo “embora” (linha 18) serve para contrapor “necessidade de afetividade” e “entidade familiar”. O OO / O termo “para que” (linha 18) é utilizado para introduzir a finalidade do surgimento de situações de violência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2020)Número Original: 12Código: 9488989

Segunda Fase - Línguas e Redação

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

Acerca dos recursos linguistico-semanticos utilizados nos dois primeiros parágrafos da crônica, assinale a alternativa correta. a) No fragmento “Tão secreto que nem ele sabe”, o pronome “ele”, presente na oração com sentido de consequência, refere-se ao termo “notório”, citado anteriormente. b) No trecho “porque só ele acha que se sentir inferior é doença”, a ideia conclusiva é reforçada pela presença da palavra denotativa “só”, que indica inclusão. c) Em relação ao termo “para”, em destaque no segundo parágrafo, o papel desempenhado e o efeito de sentido é o mesmo nas duas ocorrências. d) A expressão “carro alegórico” é utilizada no texto como um exemplo de figura de linguagem denominada hipérbole. e) No fragmento “assim ninguém descobre sua timidez”, o termo “assim” indica noção temporal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEL - 2019)Número Original: 4Código: 9457677

Segunda Fase - Línguas e Redação

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Acerca dos recursos linguísticos sublinhados no texto, assinale a alternativa correta. a) Ambos os termos “que” e “sua” fazem referência à personagem Cassi Jones. b) O primeiro termo “ele” refere-se ao subúrbio; o segundo “ele” refere-se a Cassi Jones. c) A palavra “seu” em destaque refere-se ao termo subsequente “valimento”. d) O pronome “o” faz referência ao local Campo de Sant'Ana. e) O termo “lhe” faz referência a “aquelas senhoras e moças”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEL - 2019)Número Original: 11Código: 9457665

Segunda Fase - Línguas e Redação

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Das expressões retiradas do texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a locução que exemplifica uso de registro formal e variante padrão da língua. a) “mundo sem porteira” ) “saí a esmo” ) “dar o fora dali” d) “pisando duro” ) “raio de combinação”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEL - 2018)Número Original: 16Código: 9451178

Segunda Fase - Línguas e Redação

Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2018
Exibir texto da questão

Em relação aos recursos linguísticos e morfossintáticos do texto, considere o trecho a seguir. De acordo com reportagem do jornal O Globo, o alvo do estudo foram os astrócitos, tipo de célula cere- bral considerada secundária até há alguns anos. Sem eles, as mensagens químicas que fazem o cérebro comandar o organismo não são enviadas. Assinale a alternativa correta. a) O sujeito do verbo “foram” está implícito, já que é impossível identificá-lo na oração. b) A expressão “tipo de célula cerebral considerada secundária” é um aposto do termo anterior. d e) O termo “que” pode ser substituído por “o qual”, pois retoma “o cérebro”. ) ) c) O uso do termo “até” junto à palavra “há” é inadequado, segundo a norma padrão da língua. ) O pronome “eles” faz referência aos “pesquisadores”, citados anteriormente no texto. )


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?