Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEL - Império Romano.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Império Romano.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEL - 2018)Número Original: 34Código: 9450264

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2018
Questão de Vestibular - UEL 2018
Exibir texto da questão

Durante o século Il, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade co- meçaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos sécu- los IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos ger- mânicos. Quanto a desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta. a) O êxodo rural causado pelos ataques dos povos ger- mânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último im- perador romano. b) O paganismo introduzido no Império Romano pelas tri- bos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encer- rando o apoio da Igreja ao imperador e consequente- mente fazendo ruir o império. c) A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem as línguas germânicas, dificultando a adminis- tração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. d) A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “po- vos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. e) Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que acelera- ram a fragmentação e queda de Roma.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2018)Número Original: 1Código: 9457536

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2018
Exibir texto da questão

Os hunos excedem em ferocidade e barbárie tudo quanto é possível imaginar de bárbaro e feroz. Sob uma forma humana, vivem em estado de animais. Alimentam-se de raízes de plantas silvestres e de carne meio crua, macerada entre suas coxas e o lombo de suas cavalgaduras. Suas vestimentas consistem em uma túnica de linho e jaqueta de peles de ratazana selvagem. A túnica é de cor escura e apodrece no corpo. Cobrem-se com um gorro e envolvem as pernas com pele de bode. Quando cavalgam, acredita-se estarem pregados em suas montarias, pequenas e feias, mas infatigáveis e rápidas como relâmpagos. Passam sua vida a cavalo; a cavalo se reúnem em assembleias, compram, vendem, bebem, comem e até dormem as vezes. Nada se iguala à destreza com que lançam, a distância prodigiosa, suas flechas armadas de ossos afiados, tão duros e mortíferos como o ferro. (Res gestae, XXXI, 2). (Ammiano Marcelino. Res Gestae XXXI, 2, 1-11. Apud GUERRAS, M. S. Os povos bárbaros. São Paulo, Ática, 1991. p. 41-42.) A presença de populações germânicas do norte da Europa, consideradas bárbaras, era percebida pelos roma- nos desde muito cedo. No entanto, é apenas no século V d.C. que ocorre uma entrada maciça de tais povos em terras romanas, como os hunos, descritos no texto. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, relacione a invasão dos bárbaros com o processo de desagregação do Império Romano, apontando seus aspectos políticos, econômicos e sociais.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UEL - 2017)Número Original: 58Código: 9440297

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a formação e expansão do Império Romano .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2017
Exibir texto da questão

Otávio tornou-se o primeiro imperador no período do alto império romano e a Pax romana impôs militarmente seu domínio hegemônico no cotidiano de diferentes povos da região norte da Africa e de grande parte da Europa. Com base nos conhecimentos sobre o Império Romano sob o governo de Otávio, considere as afirmativas a seguir. Il. Quando Otávio se tornou o primeiro romano a congregar o título de Augusto, implantou-se o culto ao gover- nante, diferentemente dos dirigentes anteriores. Il. Otávio buscou interferir no cotidiano dos romanos ao incentivar a constituição de famílias numerosas e impor punição às mulheres adúlteras. Il. Sob seu governo, estabeleceu-se uma diferença dos governos anteriores pelo sistema de coleta de impostos, pois o Estado assumiu o papel que era dos publicanos. IV. A organização social dos romanos distribuídos em ordens sociais foi revisada e implantou-se a hereditarie- dade como critério privilegiado da diferenciação. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas Il e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEL - 2016)Número Original: 49Código: 9436277

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Império Romano.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2016
Questão de Vestibular - UEL 2016
Exibir texto da questão

A torre de Babel, segundo o Antigo Testamento (Gé- nesis 11, 1-9), foi construída na Babilônia, por uma civilização monolíngue, para simbolizar suas rea- lizações. Tal soberba teria provocado a ira de Deus, que castigou esta civilização espalhando-a por toda a Terra e confundindo as línguas. No século XVI, Peter Bruegel, o Velho, mais de uma vez tomou essa pas- sagem bíblica como ponto de partida para suas pin- turas. Na contemporaneidade, Cildo Meireles conce- beu Babel (2001-2006), uma instalação constituída de aparelhos de rádio empilhados em círculo; os apare- lhos, simultaneamente, emitem diferentes sons: muú- sicas, notícias, entrevistas em várias línguas, um ver- dadeiro caos sonoro. Com base nessas informações, nas imagens e nos conhecimentos sobre arte contemporânea e gêneros da pintura, considere as afirmativas a seguir. Il. “Pequena” Torre de Babel é uma imagem cons- tituída a partir de um gênero pictórico, a paisa- gem, que se afirmou na História da Arte a partir do século XVI e que teve Bruegel como um dos seus expoentes. ll. Ao reunir aparelhos de radio de diferentes for- mas e épocas, Babel, de Cildo Meireles, evoca o problema da disputa de espaço, em uma dimen- são política e territorial, e as tensões sociais de- correntes dela. Il. Segundo a hierarquização proposta pelas teo- rias da arte contemporânea, a instalação, em de- trimento da pintura, é mais adequada à experiên- cia do público no mundo atual; nesse sentido, Babel de Cildo Meireles é superior a “Pequena” Torre de Babel de Bruegel. IV. Embora sejam constituídas de materialidades di- versas, diante da pintura de Bruegel e da insta- lação de Cildo, o público está submetido a um mesmo tipo de experiência. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas le Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas. d) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. e) Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEL - 2016)Número Original: 13Código: 9429284

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Império Romano.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2016
Questão de Vestibular - UEL 2016
Exibir texto da questão

7 A intensidade de risco é certamente o ele- mento básico e ameaçador das circunstân- cias em que vivemos hoje. A possibilidade de guerra nuclear, calamidade ecológica, pro- blemas ambientais, explosão populacional in- controlável, crises financeiras mundiais, guer- ras preventivas, terrorismo e outras catástrofes globais potenciais fornecem um horizonte in- quietante de perigos para todos. Como Ulrich Beck comentou, riscos globalizados deste tipo não respeitam divisões entre ricos e pobres. O fato de que “Chernobyl está em toda parte” ex- plica claramente o fim das fronteiras entre os que são privilegiados e os que não são. A in- tensidade de certos tipos de risco transcende todos os diferenciais sociais e econômicos. (Adaptado de: GIDDENS, A. As Consequências da Mo- dernidade. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 1991. p.127-128.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a so- ciedade de risco na atual modernidade, considere as afirmativas a seguir. Nas sociedades e nações guiadas por uma eco- nomia de desenvolvimento cientifico-tecnologi- co, o debate sobre as lutas de classes é subs- tituído pela preocupação do gerenciamento dos riscos ambientais globais, que ultrapassam as fronteiras dos estados nacionais. - Nas sociedades atuais, com o aprofundamento da modernidade, desencaixam-se as institui- ções e os sistemas sociais que garantiam a se- gurança e a ordem, fragilizam-se os pilares do Estado de bem-estar social e criam-se ambien- tes de risco global. Os riscos globais, originados pelas crises am- bientais, reduzem a reflexividade e as oportuni- dades de criação de organizações coletivas que demonstram a falibilidade da ciência, a exem- plo dos movimentos que politizam a questão do meio ambiente e da ecologia. - Às sociedades em desenvolvimento protegem- -se das ameaças e dos perigos provocados pela alta intensidade de riscos globais, devido à dis- tância dos conflitos entre as nações centrais mais desenvolvidas. Assinale a alternativa correta. a b d e ) Somente as afirmativas le Il são corretas. ) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas. ) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. ) Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?