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1(UEL - 2019)Número Original: 3Código: 9457771

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características do movimento de refugiados pelo mundo contemporâneo no século XXI .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Eventos históricos relacionados com o surgimento e desenvolvimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos no contexto de criação da ONU .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Texto 1 Quando foi estabelecida pela ONU, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos conside- rava em seu preâmbulo que “|...] o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum [...]”. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (Ill) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. unesdoc.unesco.org Texto 2 Segundo matéria publicada este ano pelo jornal El País, “O panorama político internacional em matéria de direitos humanos não parece muito encorajador, nem mesmo nos países que, desde o final da Segunda Guerra Mundial, se transformaram em garantidores de sua aplicação, dentro e fora de suas fronteiras. Temos um presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fala de imigrantes que “infectam” as ruas e um ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que quer estabelecer um censo de ciganos. Tirar os direitos humanos da equação das relações internacionais se transformou no empenho cada vez mais nítido das grandes potências, que tentam transformar em inócuos os avanços legislativos feitos nessa questão desde 1945. Muitas reações devido à crise dos refugiados é a prova mais evidente desse movimento.” ALTARES, G. As grandes potências diante dos refugiados: menos direitos, menos humanos. El País, Madri, 22 jun. 2018. brasil.elpais.com Com base nos textos e nos conhecimentos sobre História e Direitos Humanos, responda aos itens a seguir. a) Identifique e explique quais acontecimentos e “atos bárbaros” motivaram a discussão e o estabelecimento dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas no final dos anos 1940. b) O deslocamento de refugiados, sobretudo rumo à Europa, tem gerado uma profunda crise humanitária nos últimos anos. Explique as principais razões e impactos desse alto fluxo migratório.


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2(UEL - 2020)Número Original: 2Código: 9473239

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do projeto nazifascista e a função da propaganda para a concretização dos seus objetivos políticos e econômicos Questões com imagens (Hist.) Aspectos da propaganda e dos movimentos de extrema direita no mundo do século XXI .f Alemanha.b
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Deul[ehes Wochen É tiie asst Dre 425. | HERAUSGEBER: JULIUS STREICHER } ncnbe, im omoves 136 | } ncnbe, im omoves 136 | Oktober 1936 Das Cio nm Andes Ginter oem eee des Miosfauer Prozejjes rage a Soke wists Se ees Pagina do jornal nazista Der Sturmer, que circulou na Ale- manha entre 1923 e 1945. Nesta imagem, vemos uma edi- ção de 1936. Abaixo da caricatura, ao final da página, apa- rece o slogan “Os judeus são nossa desgraça!”. «einer um Share BARBOSA, Caroline de Alencar. A função da propaganda Aulte Getiar Sin Beit au Enechten litgt dem Auden fern . ' zo ~ au . . pu ao on am Ge bat be ganje Welt um Freflen geen antissemita no periódico alemão Der Stúrmer. Boletim His- Die Juden sind unser Ungliiciks! oriar,n. 18, jan./mar. 2017, p. 89-97. —__—_—_—_—_=—_—_ees ss meme eu no Yus dem Snbalt Die Sand Judas liegt jchwer av! Aiondern Jaime Devifenidmeber in Malien Com base na imagem e na legenda, responda aos itens a seguir. a) Indique que tipo de imagem o jornal intencionava passar em relação ao povo judeu. Justifique sua resposta com base em, ao menos, três elementos presentes na caricatura e no slogan. b) A partir do exemplo da caricatura, discorra sobre o papel da imprensa nazista na difusão de uma visão dos judeus como “inimigos internos” da nação. Em seguida, estabeleça um paralelo com os dias de hoje, dando um exemplo de uma forma atual de divulgação de certas imagens em relação aos que não compartilham de um mesmo ideário político de grupos ou indivíduos.


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3(UEL - 2020)Número Original: 1Código: 9473250

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Construção do imaginário imperial na figura de D.Pedro II após o Golpe da Maioridade.g Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Patrimônios históricos do acervo do Museu Nacional destruídos no incêndio de 2018 .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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O fato é que a imagem pública de D. Pedro viajava por meio de seus objetos e de suas coleções. E desse conjunto de coleções talvez a mais emblemática seja aquela que constou no seu “mu- seu” e que acabou ganhando vida, em separado. [...] Não por coincidência, nesse mesmo momento o monarca fa- zia todo um projeto em que elevava sua imagem, como grande representante desta nação. E era por meio das artes, da ciên- cia, da educação, da história ou da geografia que o monarca fazia jus à ideia de que centralizava a nação. [...] Tendo em mente essa representação de Pedro Il, cunhada pessoal e pu- blicamente, pretendeu-se, pois, refletir sobre as coleções parti- culares do monarca — entre objetos de mineralogia, múmias ou fotografias — mas que eram também públicas, mostrando como, na verdade, essa divisão, no caso da realeza, pouco se verifica. SCHWARCZ, Lilia Moritz; DANTAS, Regina. O Museu do Imperador: quando colecionar é representar a nação. Revista do IEB, São Paulo, n. 46, fev. 2008, p. 154. Museu Nacional em 2 de setembro de 2018, onde estava depositada grande parte das coleções de D. Pedro ll. Folha de Londrina. Com base no texto e na imagem, responda aos itens a seguir. a) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o Brasil no século XIX, que imagem de si, como chefe da nação, D. Pedro Il buscou projetar por meio de suas coleções? Cite, ao menos, dois elementos que justifiquem sua resposta. b) A partir das informações presentes no texto e com base na imagem, quais patrimônios históricos foram atingidos pelo incêndio que assolou o Museu Nacional em 20189? Cite, ao menos, dois exemplos.


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4(UEL - 2019)Número Original: 2Código: 9457772

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Leia a charge e o texto da revista “O Malho”, a seguir, quanto às polêmicas que antecedem o sufrágio feminino no Brasil. O VOTO A'S MULHERES. QUADROS DE FUTURO [Zé Povo] — Aqui tem, seu Maurício, um quadro do futuro que nos espera, se passar o seu projeto, dando o direito de voto às mulheres... em pouco tempo elas que são mais sabidas que nós, aproveitarão a moleza dos homens e dominarão tudo! E teremos então esta beleza: o avô fazendo crochê, a avó fumando cachimbo, o marido amamentando o filho, enquanto a mãe vai para a Câmara dos deputados deitar o verbo pela salvação da pátria! Tudo transtornado! Tudo invertido! [Maurício de Lacerda] — Mas que tem isso? A Constituição é clara: as mulheres podem ser eleitoras! [Zé] — Pois, então viva a Constituição e o voto feminino! Talvez, com as mulheres em cena, nós sejamos mais homens... aceitando o pedido do Ministério da Agricultura e indo plantar batatas! Adaptado de “O Malho”, RJ, 23 de junho de 1917. Acervo Biblioteca digital. al.sp.gov.br. A partir da charge e do texto sobre as polêmicas que antecederam o voto feminino no Brasil, responda aos itens a seguir. a) Situe e caracterize o momento histórico em que se efetivou o direito ao voto feminino no Brasil. b) Em relação as lutas feministas compare a época em que a charge e o texto foram produzidos com a atuali- dade. Em seguida, discorra sobre as ideias que até o momento permanecem as mesmas e as que mudaram.


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5(UEL - 2019)Número Original: 1Código: 9457773

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Leia os textos e a imagem, a seguir, que correspondem a três momentos históricos distintos. Texto 1 Segundo o jornalista Valdeci Verdelho, falando da década de 70 do século passado: “Depois do golpe militar de 64, o movimento grevista operário foi contido por meio da força. Através do Ato Institucional nº 5 e da Lei da Segurança Nacional, as lideranças grevistas podiam pegar de 10 a 20 anos de cadeia. Resultado”? Em 1970, ocorrem apenas 12 greves em todo o país. Em 1971, nenhuma! Ativistas operários, como Manoel Fiel Filho, são assassinados pela repressão”. Adaptado de VERDELHO, V. Sinal dos Tempos: O Renascer do Movimento Sindical. In: Retrato do Brasil! Rio de Janeiro: Ed. Política, 1984, p. 205-209 Texto 2 Lei promulgada pelo Presidente Sarney: “O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Pará- grafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a im- possibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho”. LEI N° 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. planalto.gov.br. ._— Es = o E Em Ti a > a À = no _ if “hy ae oe = " o E a eso. rn ic a E NU Manifestação de caminhoneiros em 24 de maio de 2018 no Brasil. google.com.br Com base nos textos, na imagem e nos conhecimentos sobre o Brasil Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) Situe o momento histórico correspondente a cada texto e a imagem. b) Relacione os dois textos e a imagem considerando o momento histórico em que foram criados, aponte se há contradições ou não e justifique sua reposta.


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