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1(UEMA - 2022)Número Original: 44Código: 11657726

PAES - Prova Objetiva

Fórmula da intensidade do campo magnético induzido por uma corrente elétrica constante (Campo circular a uma distância r do fio) (Aplicação imediata) .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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A ficção inspira uma questão de Física. Leia a situação que o protagonista vivencia em Canaã. "[...] Milkau, alemão, recém-chegado, a uma colônia de imigrantes europeus, no Espírito Santo, aluga um cavalo para ir do Queimado à cidade de Porto do Cachoeiro. Milkau deseja arrematar um lote de terra. Schultz apresenta-lhe o agrimensor, Sr. Felicíssimo, que está para ir ao Rio Doce fazer medições de terra. Milkau, desejando aí se estabelecer, decide se juntar ao agrimensor e convida Lentz para acompanhá-lo[...]" ARANHA, Graça (1868-1931). Canaã. 3 ed. São Paulo: Martins Claret, 2013. Agora, analise a situação sob a ótica da Física. Imagine que, após algumas horas de viagem, o agrimensor percebe estar perdido e tenta usar uma bússola magnética a 6 m abaixo de uma linha de transmissão, que conduz uma corrente constante de 180 A. Os imigrantes, entretanto, chamam a atenção para a influência que a linha de transmissão terá sobre a leitura da bússola. Considere a permeabilidade magnética do meio 47.107 T.m/A e as informações do texto para responder à questão. O campo magnético produzido pela linha de transmissão na posição da bússola é de a) 67 UT b) 12 pT c) 127 pT d) 6 uT e) 1,2 pT


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2(UEMA - 2023)Número Original: 35Código: 12911715

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (filosofia).g Debates filosóficos sobre a manifestação do ateísmo nas sociedades autuais .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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O ateísmo tem sido uma marca da modernidade com o processo de secularização do homem que abandona a dimensão da fé em um Deus para se devotar à existência do mundo. No entanto, a charge reflete o ateísmo religioso, como um fenômeno religioso contemporâneo. SER ATEU É NÃO ACREDITAR MAS DE TODOS OS (WO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS. DEUSES QUE EXISTEM ESCAPOU POR E EXISTIRAM NO UM, HEIM? MUNDO, VOCÊ NÃO ACREDITAR who, ATEU jÉ QUEM não ACREDITA EM WEMHUM DEUS! https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2016/11/13/intolerancia-contra-os-nao-religiosos-ateistas-ou-agnosticos/ Esse ateísmo pode ser definido como ato de a) negar qualquer argumento científico da existência de Deus, assim como exclui a possibilidade do conhecimento epistemológico de um ser divino, restando, apenas, a esfera da moral. b) rejeitar as comprovações da existência divina, garantindo a crença de que o mundo tem algo numinoso, expressão da beleza, e a defesa da liberdade religiosa universal. c) recusar a possibilidade absoluta de Deus existir, resguardando, apenas, a defesa de um ateísmo que é o agnosticismo radical, em que só o homem pode criar um ser divino. d) rechaçar a compreensão de um pensamento de uma religião forte, em que se rejeita o conhecimento do deus institucional da religião, para fortalecer a ruptura com as filosofias totalitárias. e) denegar a religião para desenvolver uma natureza das crenças libertas das igrejas institucionais, de modo que se desenvolva uma espiritualidade sem religião e sem Deus.


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3(UEMA - 2023)Número Original: 36Código: 12911717

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Considerações sociológicas sobre os tipos de poder na estrutura social segundo Pierre Bourdieu .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Para responder à questão, leia o texto e relacione o conceito de Bourdieu ao diagrama ao lado. Pierre Bourdieu foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. [...] Para Bourdieu, a estrutura social é um sistema hierárquico em que os diversos arranjos interdependentes de poder material e simbólico determinam a posição social ocupada por cada grupo. O poder tem múltiplas fontes, por isso, a influência que um determinado grupo exerce sobre os demais é fruto da articulação entre elas: poder financeiro, poder cultural, poder social e poder simbólico. A cada um desses tipos de poder, Bourdieu chama de capital, pois representa a capitalização de um ativo importante para se ter uma posição de destaque em determinada sociedade e contexto histórico. A distribuição desigual desses poderes consolida e reproduz a hierarquia social ao longo do tempo. Bourdieu divide os poderes em quatro tipos de capital: capital econômico, capital cultural, capital social e capital simbólico. A soma ou a ausência desses recursos de poder, herdados ou adquiridos, determinará o lugar ocupado por grupos e indivíduos na hierárquica estrutura das sociedades e condicionará seu estilo de vida e suas oportunidades de ascensão. REZENDE, Milka de Oliveira. "Pierre Bourdieu"; Brasil Escola. (adaptado). Networking (rede de contatos) https://previews.123rf.com/images/denispc/denispc Analise as assertivas a seguir, considerando a imagem feminina no centro do círculo laranja. A personagem demonstra possuir mais capital social do que as demais personagens, pois sua rede de relações sociais é mais I) densa, já que as linhas a ligam direta ou indiretamente ao conjunto das personagens, configurando-se como um ativo que lhe pode propiciar algum tipo de ganho. II) equânime, já que há equilíbrio entre personagens masculinos e femininos, proporcionando-lhe mais estabilidade social. HI) fluida, haja vista que, na sua composição, há indivíduos hierarquicamente distribuídos na estrutura social, o que pode facilitar sua ascensão na sociedade. IV) diversificada, tendo em vista que seus contatos se dão em várias direções, o que possibilita a sua movimentação em qualquer sentido da estrutura social. Em relação à maior posse de capital social da personagem, estão corretas, apenas, as seguintes assertivas: a)lelI. b)le IV. c) Ie III. d) Ile Iv. e) Ile IV.


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4(UEMA - 2023)Número Original: 33Código: 12911719

PAES - Prova Objetiva

Considerações filosóficas sobre o tema da liberdade no mundo contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Em sua obra "O Ser e o Nada", o filósofo francês Jean Paul Sartre (1905 -1980) trata da condição humana, mais precisamente, da liberdade. Para o referido filósofo, o homem, pela sua condição de ser homem, é ser livre e, portanto, ele, o homem, é fruto de sua liberdade porque, no seu dia a dia, escolhe as ações que fará. Dessa forma, a liberdade não é uma conquista humana, mas é uma condição da própria existência dele, do homem. Explica o filósofo que “Com efeito, sou um existente que aprende sua liberdade através de seus atos; mas sou também um existente cuja existência individual e única temporaliza-se como liberdade [...] Assim, minha liberdade está perpetuamente em questão em meu ser; não se trata de uma qualidade sobreposta ou uma propriedade de minha natureza; é bem precisamente a textura de meu ser” Jean-Paul Sartre. Ser e o Nada. (Adaptado) De acordo com o referido filósofo, se somos livres, temos sempre de escolher. Ao analisar essa premissa, como condição em uma sociedade capitalista, afirma-se que “Se você fracassa, as escolhas foram suas.” Essa afirmação mais popular decorrente da premissa de Sartre está centrada no entendimento de que a) o Estado é que proporciona a capacitação para as escolhas. b) o capitalismo é que pode oferecer o trabalho remunerado. c) a formação familiar é limitante para a educação do filho bem-sucedido. d) a formação escolar é determinante para as escolhas de um sujeito. e) o próprio indivíduo é que escolhe seu percurso de projeto de vida.


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5(UEMA - 2023)Número Original: 34Código: 12911720

PAES - Prova Objetiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a filosofia e a tecnologia ontem e hoje .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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A relação filosofia e tecnologia, ainda que seja um tema de reflexão que já ocorre há muito tempo, tem tomado espaço cada vez maior no mundo todo, devido ao gigantesco avanço da tecnologia, principalmente, pela maior dependência da humanidade em relação às ferramentas tecnológicas. CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia. Um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. A relação filosofia e tecnologia exige que aquela assuma para si como desafio a (0) a) elaboração de uma reflexão, buscando espelhar o real sentido para a construção da humanidade, de modo que a filosofia ilumine a tecnologia e essa enriqueça a filosofia. b) retenção do avanço descabido das ferramentas tecnológicas que surgem como uma forte ameaça ao produzirem mudanças aos valores morais da sociedade contemporânea. c) obediência à tecnologia, para que essa efetive uma contribuição à objetivação política de uma sociedade mais justa, sanando as deficiências meritocráticas nas comunidades. d) aporte para que as tecnologias avancem, formatando as tradições de cada sociedade, de modo que as tecnologias transformem, radicalmente, as esferas sociais por uma arquitetura puramente tecnocrata. e) cooperação com a tecnologia na eficiência da meritocracia, na aplicação dos reconhecimentos sociais, objetivando uma sociedade mercadológica mais eficiente.


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