Busca de Exercícios - UEMA - Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEMA - 2018)Número Original: 32Código: 7892338

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões de identificações (Filosofia)

Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
Exibir texto da questão

Normalmente numa discussão em grupo, de amigos ou mesmo enire pessoas de classe e de cultura diferentes, ao tratar de um assunto polêmico, é fácil e também legítimo observar que cada pessoa manifesta opinião própria em razão de sua formação, classe social, educação e cultura. Tal como na situação a seguir: No leito de morte, Ribeiro, um ateu convicto, recebe o amigo Leonardo, um cristão autêntico para uma última conversa. Leonardo: — você não será recebido por Deus Pai, mas Mãe! Ribeiro: — Será uma deusa! Leonardo: — Sim, e, por sua demora, terá muitos afagos e muita festa! Ribeiro: — Muita farra pelo visto... ah, como eu gostaria que fosse verdade!... invejo você por ter fé... eu não tenho. Leonardo: — não importa a fé, mas o amor. E toda sua vida é um ato de amor; aos famintos, às crianças abandonadas, aos índios marginalizados, aos negros, às mulheres oprimidas... Ribeiro: — Continuo nao acreditando, mas gosto de farra. Em situações como a descrita acima, parece que a discussão não chega a um acordo, o da aceitação de uma vida pós-morie com os divinos conforme as tradições religiosas nos expõem. Porém, nem sempre esse acordo é possível, sobretudo quando temos posições diferentes e as radicalizamos. Questão 32 A impossibilidade de acordo, do ponto de vista filosófico, ocorre, sobretudo, quando se está diante de um a) indutivismo, visto que o somatório de todas as opiniões se equivalem. b) criticismo, em razão das pessoas serem críticas sobre as opiniões alheias. c) criacionismo, porque Deus existe e é a causa criadora de todas as coisas. d) relativismo, devido às pessoas se alojarem em posições particulares. e) sofisma, pois as pessoas nunca falam realmente o que pensam.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929572

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f

Questão de Vestibular - UEMA 2018
Exibir texto da questão

A linguagem é um dos elementos fundamentais para o processo de conhecimento. Somos dotados dessa capacidade e a desenvolvemos ao longo da vida a fim de expressar nossos sentimentos, pensamentos e impressões, bem como nos comunicar com outras pessoas por meio de diferentes signos (imagem, fala, som, gestos, escritas, etc.). Quando nos referimos à linguagem, a primeira da qual nos lembramos é a linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita. Por meio dela, nomeamos objetos, formamos conceitos e articulamos nosso pensamento sobre o mundo, quer sobre o mundo subjetivo de sentimentos e desejos, quer sobre o mundo objetivo exterior a nós. Portanto, a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca. ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2018. No texto, afirma-se que a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento. Qual a relação entre a linguagem e a filosofia? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UEMA - 2019)Número Original: 5Código: 7893282

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)

Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

Leia o texto para, em seguida, pensar sobre o problema nele contido. [...] As ideias vêm da sociedade para dentro das cabeças, através das palavras, dos exemplos, da imitação, das crenças religiosas, de uma infinidade de grandes e pequeninos canais. “Você está preto de sujeiras!” Quem ouve isto desde os primeiros meses de vida, dificilmente, mais tarde, fará uma ideia positiva dos negros. Nossa parábola pressupõe, também, que o sentimento de propriedade nasça com as pessoas, o que, provavelmente, não é certo. A ideia de que as minhas coisas devam ser protegidas dos outros é relativamente nova na história da humanidade. Fonte: ISANTOS, Joel Rufino dos. O que é racismo. 7º ed. São Paulo: brasiliense, 1980. @ O texto apresenta uma questão a ser pensada: a origem das ideias como produção social. Se é a ideia uma construção social que internalizamos, então, como explicar o racismo em um determinado grupo social?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.