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1(UEMA - 2016)Número Original: 12Código: 7891668

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Modernismo Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal

Questão de Vestibular - UEMA 2016
Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Mgu pgus! va | nfo nho, poco MEU pEUZT NÃo VA MUDAR A POLITICA |Z" SUE NAO! Muga A POLITICA | VERISSIMO, L. F. As cobras: antologia definitiva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010. Os ditados populares permanecem no tempo e significam, na maioria das vezes, exemplos morais, filosoficos, sem deixar de carregarem consigo certa carga de humor e de ironia, sendo, por isso, comumente utilizados na linguagem cotidiana. O ditado popular que sintetiza o que é exposto na tirinha é a) “Promessas não pagam dividas”. b) “Após a tempestade vem a bonança”. c) “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. d ( ) “Quem nunca comeu mel quando come se lambuza”. e) “Não há mal que perdure, nao ha dor que não se cure”.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 9Código: 7892722

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O Último Poema encerra o livro Libertinagem, de Manuel Bandeira. O Último Poema Assim eu quereria o meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação. BANDEIRA, M. Libertinagem. 2 ed. São Paulo: Global, 2013. O poema estabelece pelo título e pela posição que ocupa um valor metapoético, uma vez que o eu lírico a) transporta para a poesia a beleza da simplicidade. b) explicita seu dilema existencial. c) revela dramaticamente seus medos mais íntimos e secretos. d) incorpora na poesia o academicismo parnasiano. e) expressa em versos seu desejo poético.


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3(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7892716

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Do conjunto de propostas defendidas pelo grupo modernista de 22, o poema Lenda brasileira ilustra o recurso do/a a) fragmentação poética, assinalada pela presença do elemento religioso. b) nacionalismo crítico, marcado pela incorporação da oralidade. c) revisionismo do passado histórico, tematizando a cultura popular. d) poema-piada, com versos irônicos, livres e satíricos. e) poema em prosa, com recuperação de elementos do folclore brasileiro.


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4(UEMA - 2018)Número Original: 14Código: 7892374

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Conjunções Crônicas (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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No penúltimo parágrafo do texto, a pesquisadora do MIT, em sua fala, demonstra a) ceticismo perante o avanço das pesquisas. b) prudência com as inovações tecnológicas. c) criticidade ante às limitações humanas. d) entusiasmo diante da relação homem/máquina. e) dúvida quanto à substituição dos homens pelos robôs.


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5(UEMA - 2016)Número Original: 11Código: 7891665

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Funções da Linguagem Artigo de opinião


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Questão de Vestibular - UEMA 2016
Questão de Vestibular - UEMA 2016
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A Rosa do Povo, de Drummond, foi publicada em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, e traz alguns poemas que enfocam anseios e questionamentos advindos desse momento histórico. Levando em conta o verso “Trouxeste a chave?”, pode-se inferir uma voz a) orgulhosa, que indicia um falante seguro no processo de seleção vocabular poética. b) crítica, que se refere a escassez vocabular dos dicionários quanto as palavras que atendem a linguagem poética. c) introspectiva, que sinaliza para o leitor a tensão do enigma, resistência x disponibilidade, da palavra ao discurso poético. d) convincente, que exige a necessidade de inventar palavras novas para atualizar a linguagem poética. e) doutrinária, que ensina o leitor a aprisionar as palavras para a criação de uma linguagem poética.


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