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1(UEMA - 2023)Número Original: 31Código: 12911797

PAES - Prova Objetiva

Literatura
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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O texto trata da relação do homem com o poder e suas consequências. Quando o poder dirige o homem à arrogância, a poesia lembra-o das suas limitações. Quando o poder limita a área das preocupações do homem, a poesia lembra-o da riqueza e da diversidade da existência. Quando o poder corrompe, a poesia limpa. (Discurso de John Fitzgerald Kennedy, 1963) Entre os tipos de poderes, existe o poder político que, nas democracias, é essencialmente a vontade da maioria por meio do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é, apenas, uma das condições e não a causa essencial. Portanto, num governo totalitário, o ato de coação é aplicado sem visar ao bem público. Com relação ao governo totalitário e ao uso do poder, esse tipo de governo tem com a população o objetivo de a) regularizar os bens de consumo e os culturais. b) prescrever a soberania do cidadão no Estado. c) regulamentar o acesso à educação. d) normatizar a vida de forma controlada. e) padronizar a legislação de benefícios.


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2(UEMA - 2023)Número Original: 29Código: 12911736

PAES - Prova Objetiva

Literatura
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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“Cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes, hábitos e fatores históricos materiais e imateriais que permeiam, de forma dinâmica, a vida social. Ou seja, a cultura é construída ao longo de processos históricos e materiais de um povo, através de suas inter-relações e modos de vida."(LARAIA, 1997). O Estado do Maranhão é rico em manifestações culturais. Entre elas estão o tambor de crioula, os blocos tradicionais, a festa do divino e o bumba meu boi. Em 2019, a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao bumba-meu- boi maranhense, cuja celebração congrega fé, religião, música, dança, artesanato, entre outros aspectos. Os grupos são divididos em sotaques, que se distinguem por características como personagens, instrumentos e coreografia. Cada gravura, identificada pelos numerais 1, 2, 3 e 4, corresponde a uma manifestação cultural do Estado do Maranhão. LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. A sequência das figuras representa, respectivamente, as seguintes manifestações culturais maranhenses: a) Bumba meu boi de zabumba, tambor de mina, tribo de índio, bloco tradicional. b) Bumba meu boi de matraca, tambor de crioula, bloco tradicional, tribo de índio. c) Bumba meu boi de costa de mão, tambor de crioula, tribo de índio, bloco tradicional. d) Bumba meu boi de orquestra, tambor de crioula, tribo de índio, bloco tradicional. e) Bumba meu boi sotaque da Baixada, tambor de mina, bloco tradicional, bumba meu boi de matraca.


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3(UEMA - 2022)Número Original: 8Código: 11657692

PAES - Prova Objetiva

Literatura
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O pré-modernismo não é considerado um estilo de época, pois apresenta uma multiplicidade de temáticas. É entendido como um período literário brasileiro que faz a transição entre o simbolismo e o modernismo. Por isso, é possível encontrar, nas obras dessa época, características de estilos passados, como parnasianismo, realismo, naturalismo e simbolismo. O fragmento de Canaã em que há predomínio de traços característicos do movimento simbolista é a) “Pelas frestas das árvores, pela transparência das folhas, desce uma claridade discreta, e nessa suave iluminação se desenrola dentro do mato o cenário pomposo das cores. Elas são em si vivas e quentes, mas a pradação da sombra, que ora avança, ora se afasta, comunica-lhes da negrura do verde ao desmaio do branco a matização completa e triunfal.” b) “Era um grande ajuntamento de colonos da região. Alguns estavam ali havia trinta anos, e a sua pele era amarela, encolhida como pergaminho; outros ainda eram louros e jovens. Trajavam as suas melhores roupas, o que fazia também uma mistura de modas de muitas épocas, conservada religiosamente em trajes que se não acabavam mais.” c) “— Era preciso formar-se do conflito de nossas espécies humanas um tipo de mestiço, que se conformando melhor com a natureza, com o ambiente físico, e sendo a expressão das qualidades médias de todos, fosse o vencedor e eliminasse os extremos geradores. Perfeito ..." d) “Os dois brasileiros interessavam-se ardentemente por esses contos vindos de um mundo desconhecido e que lhes sugeriam a reminiscência de tantas outras histórias europeias a eles transmitidas e adulteradas pelos povos brancos, primeiros geradores da sua raça mestiça”, e) “Enquanto a conversação se ia desenrolando mansamente, viram passar pelo caminho, à beira do rio, um velho muito alto e magro, armado de espingarda e carregando um animal morto a gotejar sangue pelas feridas, que Joca declarou ser uma paca."[...]


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4(UEMA - 2022)Número Original: 7Código: 11657691

PAES - Prova Objetiva

Literatura
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O contexto sociohistórico da época do Romance Canaã, ainda que seu valor como obra literária seja posto em dúvida, retrata algumas teses de realidades vitais. Pode-se afirmar que o enredo do romance a) projeta-se em discussões do naturalismo brasileiro, descrevendo situações predominantes na imigração germânica. b) constitul-se de esboço memorialista, configurando um discurso degradante do pensamento e das ações dos atinos c) apresenta-se nas dúvidas, nas restrições, nas ambiguidades do romance romântico, demonstrando a sensibilidade universal do ser humano. d) antecipa-se em muito à tomada de consciência dos modernistas, discutindo questões ideológicas brasileiras. e) dispersa-se no exame das grandes angústias do realismo brasileiro, considerando as fragilidades do ser humano campesino em oposição à urbanidade.


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5(UEMA - 2022)Número Original: 6Código: 11657689

PAES - Prova Objetiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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A relação discurso/personagem está representada, corretamente, na seguinte associação: a) a intenção de Lentz em garantir aos habitantes daquele lugar uma boa convivência com os habitantes daquele aprazível lugar. b) a visão latente dos dois estrangeiros em resgatar memórias e saberes a fim de atender às necessidades sociais dos ainda cativos da hipocrisia dos proprietários das fazendas. c) a mentalidade de Milkau marcada por uma sutil ambição e um pacto com Lentz, compondo assim uma liderança política naquela região. d) a perseverança de Lentz em se manter, como Milkau, ativo e animado para conhecer a tradição significativa dos ancestrais daquela gente. e) o ufanismo entusiasta e previsível do estrangeiro Milkau sobre essa terra do seu imaginário, em que pretendera uma vida útil e agradável vida social.


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