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36(UEMA - 2020)Número Original: 33Código: 7892751

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Perspectivas atuais sobre discursos ideológicos proferidos ao longo da história humana .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O texto a seguir é parte de um dos sermões do Padre Antônio Vieira pregado na Irmandade dos Pretos de um engenho da Bahia, em 1633. Esse discurso traça uma semelhança entre o Cristo crucificado e a condição de trabalho daqueles que lá se encontravam. Escreve o Padre Antônio Vieira: Em um engenho, sois imitadores de Cristo crucificado (...) porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz, e em toda sua Paixão. A sua cruz foi composta de dois madeireiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o escárnio e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite, parte de dia, sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio (...) Em todas invenções e instrumentos de trabalho parece que não achou o Senhor outro mais que parecido fosse com o seu, que o vosso. À propriedade e energia desta comparação é porque no instrumento da Cruz e na oficina de toda a Paixão, assim, como nas outras em que se espreme o sumo dos frutos, assim foi espremido todo o sangue da humanidade sagrada. CIDADE, Hermani (org.), Padre Vieira. Lisboa: Sá da Costa, 1940. Além dos aspectos religiosos, o sermão de Padre Antônio Vieira evoca outro aspecto ideológico referente à ocultação de um discurso. Numa leitura na perspectiva da atualidade, o leitor é levado a inferir que esse discurso seja o da a) discussão sobre valores éticos. b) busca do bem comum. c) aceitação da escravidão. d) integração de caráter social. e) enaltecimento de virtudes humanas.


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37(UEMA - 2022)Número Original: 34Código: 11657708

PAES - Prova Objetiva

Considerações sobre o pensamento feminista na filosofia contemporânea de Angela Davis .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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A filósofa americana Angela Davis, discípula de Theodor Adorno e de Herbert Marcuse, desenvolveu uma filosofia prática para a transformação da realidade pela militância no combate às injustiças, principalmente, ao racismo aplicado às mulheres negras, constituído pelo capitalismo que produz um sistema discriminatório negativo a esse grupo. O pensamento feminista de Angela Davis está contemplado na seguinte assertiva: a) Para Angela Davis, a economia capitalista contemporânea do século XXI demonstra uma disposição de reconhecimento dos gêneros sexuais na possibilidade de eleição de mulheres à presidência dos EUA. b) Sobre o movimento americano, “Vidas Negras Importam”, Angela Davis, advertiu sobre a luta ideológica dos negros americanos contra um sistema democrático, pois o Estado já combate o racismo nos EUA. c) Davis destroça o feminismo burguês, figurado por Hillary Clinton, ex-candidata à presidência dos EUA, pela falta de uma política de combate ao sistema discriminatório das mulheres negras no mercado dos EUA. d) Angela Davis, sobre a discriminação sexista, misógina e homofóbica, na economia neoliberal, defende a abertura do mercado para as mulheres negras, ainda que a remuneração seja díspare. e) A filósofa Angela Davis valoriza as correntes democráticas que lutam pelo reconhecimento trabalhista das mulheres, por isso ela criticou o lugar de vice-presidente (2020), Kamala Harris, à eleição nos EUA.


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38(UEMA - 2022)Número Original: 32Código: 11657729

PAES - Prova Objetiva

Considerações sobre o racismo inserido no neoliberalismo no pensamento do filósofo Achille Mbembe .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O filósofo camaronês, Achille Mbembe, descreve que o avanço do neoliberalismo produz o fim do trabalho, criando o sujeito sem trabalho (“Já não há trabalhadores propriamente dito”) que gera uma “humanidade supérflua”, um ser totalmente abandonado, inútil para o sistema capitalista. De modo que os indivíduos se veem diante de uma “vida psíquica”, prisioneira de uma patologia de sintomas como memória artificial e modelados pela neurociência e neuroeconomia, originando um novo sujeito humano que só tem uma possibilidade, o sujeito “empreendedor de si mesmo”. A pessoa neoliberal se caracteriza por ser um “sujeito do mercado e da dívida”, ou seja, uma “forma abstrata já pronta”. Ele fica puramente dependente de elaborar uma reconstrução de sua “vida íntima” para se ofertar ao mercado como uma mercadoria. Por isso, o homem novo é composto de capitalismo e animalismo, conceitos cindidos em outros tempos, agora motivados a se conectarem. MEMBE, A.. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018. Adaptado. Segundo Achille Mbembe, o racismo, no neoliberalismo, a) determina-se pelo pensamento decolonial, que produz uma ruptura com a colonização e questiona o sistema econômico neoliberal do ocidente como único caminho a todos os povos, sugerindo o racismo reverso. b) propõe a biopolítica que pretende gerar igualdade, rompendo com o sistema de desigualdade de raças pelo colonialismo e aniquilando as formas de gestão da vida dos indivíduos. c) define-se pela discriminação positiva, aplicação de cotas e programas de acesso às instituições sociais das minorias, de mulheres e de homens negros e afrodescendentes, enquanto enrobustecimento da discriminação racial. d) suplanta o colonialismo e o imperialismo, pela regimentação do totalitarismo no avanço da economia capitalista, que explora os indivíduos sem discriminação, exceção das religiões ao criticar o sistema neoliberal. e) tem como a sua principal finalidade a gestão da morte dos indivíduos, pelo qual o racismo é a necropolítica, que atualiza a antiga opressão do negro como modelo universal do assujeitamento de todos pelo racismo capitalista.


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39(UEMA - 2018)Número Original: 34Código: 7892288

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Considerações filosóficas sobre o sentido do trabalho na condição humana da realidade concreta .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Leia os seguintes pensamentos sobre o trabalho. “O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” Voltaire, filósofo francês (1694 — 1778) “Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto.” Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861 — 1941) “O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas torna-se humano.” (Maria Lúcia de A. Aranha et all. Filosofando) Os pensamentos reproduzidos carregam em si uma ideologia comum sobre o trabalho e escondem, muitas das vezes, suas condições de execução. Questão 34 A ideia subjacente nas três sentenças é que o trabalho a) é um castigo de Deus. b) dignifica o homem. Cc) é um processo escravo. d) conduz o homem ao tédio. ) e) é uma produção inventiva.


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40(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929572

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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A linguagem é um dos elementos fundamentais para o processo de conhecimento. Somos dotados dessa capacidade e a desenvolvemos ao longo da vida a fim de expressar nossos sentimentos, pensamentos e impressões, bem como nos comunicar com outras pessoas por meio de diferentes signos (imagem, fala, som, gestos, escritas, etc.). Quando nos referimos à linguagem, a primeira da qual nos lembramos é a linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita. Por meio dela, nomeamos objetos, formamos conceitos e articulamos nosso pensamento sobre o mundo, quer sobre o mundo subjetivo de sentimentos e desejos, quer sobre o mundo objetivo exterior a nós. Portanto, a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca. ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2018. No texto, afirma-se que a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento. Qual a relação entre a linguagem e a filosofia? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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