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1(UEMA - 2020)Número Original: 9Código: 7892722

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O Último Poema encerra o livro Libertinagem, de Manuel Bandeira. O Último Poema Assim eu quereria o meu último poema Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos A paixão dos suicidas que se matam sem explicação. BANDEIRA, M. Libertinagem. 2 ed. São Paulo: Global, 2013. O poema estabelece pelo título e pela posição que ocupa um valor metapoético, uma vez que o eu lírico a) transporta para a poesia a beleza da simplicidade. b) explicita seu dilema existencial. c) revela dramaticamente seus medos mais íntimos e secretos. d) incorpora na poesia o academicismo parnasiano. e) expressa em versos seu desejo poético.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 6Código: 7892716

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Do conjunto de propostas defendidas pelo grupo modernista de 22, o poema Lenda brasileira ilustra o recurso do/a a) fragmentação poética, assinalada pela presença do elemento religioso. b) nacionalismo crítico, marcado pela incorporação da oralidade. c) revisionismo do passado histórico, tematizando a cultura popular. d) poema-piada, com versos irônicos, livres e satíricos. e) poema em prosa, com recuperação de elementos do folclore brasileiro.


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3(UEMA - 2020)Número Original: 7Código: 7892713

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Em “A moita buliu”, considerando o contexto do poema, o verbo destacado tem sentido semelhante na seguinte frase: a) A informação do acidente buliu comigo. b) Você buliu com ele, agora aguente as consequências. c) Buliu com a avó o dia inteiro, agora está de castigo. d) Sempre que se buliu nesse assunto, foi confusão certa. e) Assim que o rapaz buliu no cabelo, ela pode notá-lo.


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4(UEMA - 2020)Número Original: 12Código: 7892675

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Verão no Aquário, publicado em 1963, é o segundo romance da escritora paulistana Lygia Fagundes Telles. O romance passa-se na década de 1960 e evidencia dilemas relacionados ao universo feminino, instaurados, principalmente, na relação conflituosa entre mae e filha. Leia a passagem a seguir para responder à questão. Revolvi papéis e livros da minha mesa. Abri gavetas. Por onde andariam meus retratos? [...] Vi um retrato assim do meu pai: um menino débil e louro na sua roupa de marinheiro, a mão direita pousada na mesinha com uma toalha de franja e um vaso de flores em cima, a mão esquerda na cintura, os dedos graciosamente imobilizados pelo fotógrafo, “Vamos, olhe nessa direção!..”. O olhar ainda limpo do rancor pela bem-amada que havia de traí-lo um dia, pela mãe falhando no momento em que não podia falhar, pelo amigo que não era amigo, por Deus que não apareceria para salvá-lo quando ele próprio se erguesse para ferir o próximo assim como foi ferido também. Os ídolos ainda estão inteiros. O menino então sorri e nem o inimigo mais feroz resistirá a esse sorriso de quem se oferece tão sem defesa. TELES, L. G. Verão no Aquário. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. No trecho, a narradora, ao encontrar o retrato de seu pai quando criança, e associando aquela imagem ao homem que se tornou, percebe-o como um sujeito a) medroso. b) desamparado. c) traiçoeiro. d) religioso. e) incrédulo.


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5(UEMA - 2020)Número Original: 11Código: 7892673

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Este é um outro trecho do poema Evocação do Recife. “[...] A gente brincava no meio da rua Os meninos gritavam: Coelho sai! Não sai! À distância as vozes macias das meninas politonavam: Roseira dá-me uma rosa Craveiro dá-me um botão (Dessas rosas muita rosa Terá morrido em botão...) [...]” BANDEIRA, M. Libertinagem. 2 ed. Sao Paulo: Global, 2013. Sinestesia é a figura de linguagem que associa sensações percebidas por diferentes sentidos. Essa figura está presente no seguinte verso: a) “A gente brincava no meio da rua” b) “Os meninos gritavam:” c) “(Dessas rosas muita rosa...” d) “A distância as vozes macias das meninas politonavam” e) “Craveiro dá-me um botão”


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