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1(UEMA - 2016)Número Original: 2Código: 7893084

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

São Paulo.b Cite um problema socioeconômico relacionado a qualidade de vida comum as metrópoles brasileiras.m Ceará.b Interpretação no mapa (Geografia).m Aponte a classificação das cidades de São Paulo e Fortaleza na atual hierarquia urbana brasileira.m
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Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Assalariados externos são o conjunto de trabalhadores lotados fora dos limites municipais em que estão situadas as empresas-sede que os gerenciam. O mapa ao lado apresenta o numero desses trabalhadores para cada capital brasileira. Analise-o. As metropoles brasileiras se constituem nos espacos a partir dos quais as grandes empresas transnacionais e nacionais comandam suas atividades econômicas no Brasil. Com base nessa afirmação e na análise do mapa, Nº de no Externos e de 28.853 a 211.529 dee O de 211.530 a sao. 010% NS @ de 580.020 1.442.425 | http://geoconceicao. blogspot.com. br/2014/12/unesp-2015-geografia.html a) explicite em tipo(s) de metrópole(s), na hierarquização das cidades brasileiras, são classificadas Fortaleza e São Paulo. b) cite um problema socioambiental comum a essas metrópoles, relacionando-o à qualidade de vida nesses espaços.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 39Código: 7892756

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Sociologia) Brasil.b Estatísticas e dados sociais, políticos e econômicos sobre as classes e as desigualdades sociais no Brasil e seus efeitos .f Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O gráfico a seguir mostra a variação acumulada real da renda média nos contextos pré-crise e pós-crise econômica no Brasil, conforme dois grupos sociais distintos: os 10% mais ricos e os 40% mais pobres. Variação Acumulada Real da Renda Média 15% 10% 5% 0% -5% -10% -15% -20% -25% ™10% + ricos PRE-CRISE = 40% + pobres Desigualdade de renda no Brasil bate recorde, aponta levantamento do FGV IBRE (2019). Disponível em: https://portal.fgv.br/noticias/desigualdade-renda- brasil-bate-recorde-aponta-levantamento-fgv-ibre. (Adaptado). Os dados apresentados na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), em 2019, revelam que a) os dois grupos empobreceram significativamente no periodo pós-crise. b) a rentabilidade dos mais pobres no período pré-crise acentuou a injustiça social. c) a desigualdade socioeconômica entre os dois grupos aumentou no período pós-crise. d) a equidade entre ricos e pobres se efetivou no período pré-crise. e) a lucratividade dos mais ricos no período pós-crise equilibrou a estratificação social.


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3(UEMA - 2022)Número Original: 39Código: 11657710

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Questões com causas ou consequências (sociologia) Maranhão.b Aspectos do Tambor de Crioula como manifestação cultural maranhense reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações. [...] Reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). [...] Trazida para o estado por escravizados de diversas regiões africanas nos séculos XVIII e XIX, como divertimento ou uma forma de louvor e de pagar promessa a São Benedito. Ao ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Iphan, o Tambor de Crioula conquistou um lugar de destaque, dentre as expressões culturais brasileiras. https://portalcapoeira.com/geral/cultura-e-cidadania/tambor-de-crioula-do-maranhao-e-reconhecido-como-patrimonio-imaterial/ Essa manifestação cultural maranhense foi reconhecida como cultura imaterial por a) expor bens tangíveis de celebrações africanas, como as danças, que, ao serem desenvolvidos, no Brasil, passaram a representar todos os brasileiros. b) disseminar cânticos de origem africana, entre os afrodescendentes, garantindo a modernização desse padrão cultural. c) divulgar, externamente, a diversidade das expressões culturais brasileiras, tais como brincadeiras, instrumentos musicais, desenvolvidas no Nordeste. d) compor práticas, celebrações, representações, conhecimentos e técnicas que expressam a vida cultural de comunidades e grupos sociais. e) reunir os elementos universais da cultura brasileira, como roupas típicas, incorporando as contribuições dos três grupos formadores do país, representados pelos afro-brasileiros.


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4(UEMA - 2022)Número Original: 25Código: 11657678

PAES - Prova Objetiva

Processos e fatos históricos relacionados com os conflitos estabelecidos no Oriente Médio a partir da segunda metade do século XX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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No mês de maio de 2021, houve uma série de conflitos entre Israel e o Hamas, grupo palestino que faz oposição armada à ocupação israelense na região administrada pela Autoridade Nacional Palestina. As razões imediatas, neste caso, foram os despejos de famílias palestinas no bairro de Sheitah Jarrah, na Jerusalém, Oriental, e a proibição feita a um grupo de palestinos de entrar no complexo da mesquita Al-Agsa em Jerusalém, um dos locais mais reverenciados pelo islamismo. Esses são episódios que demonstram o clima tenso da região, desde a criação do Estado de Israel, em 1948. https://oglobo.globo.com/brasil/palestina As características das disputas territoriais e dos conflitos que envolvem a Questão Palestina são a) a aprovação da ONU para a expansão do território israelense em regiões ocupadas por palestinos, o que gera as intifadas, os enfrentamentos da população palestina aos israelenses com paus e pedras, em busca de soberania, com apoio da Arábia Saudita. b) a resistência por parte de Israel em aceitar as determinações da ONU que dão à Palestina o direito sobre a Faixa de Gaza, sobre a Cisjordânia e sobre a Jerusalém Oriental, o que leva à adoção de uma política constante de assentamentos israelenses no território palestino e de ações armadas. c) a autorização por parte da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) do conflito armado contra o Hamas, que governa a faixa de Gaza, o que acarreta a não aceitação da ingerência de grupos militares nas negociações com Israel. d) a política dos ministros israelenses conservadores de buscar uma política de conciliação com os palestinos na Jerusalém Oriental, o que pode garantir a paz para os colonos judeus e evitar os confrontos armados entre os moradores da região. e) o longo histórico de conflitos entre Israel e Palestina, desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando, após a vitória de Israel, a maioria dos países do Oriente Médio aceitou a soberania israelense na região, o que propiciou o isolamento dos palestinos.


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5(UEMA - 2022)Número Original: 31Código: 11657730

PAES - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões com imagens (filosofia).g Relações de sentido entre a escravidão na Grécia antiga e o conceito de racismo .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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Estudos contemporâneos sobre o racismo delineiam uma conexão genealógica entre escravidão grega e o racismo, conforme a charge. SS = PELO Fim DA— q : Lo DO E Test AN IDA EUA DA EM MASSA, EXTERMÍNIO GEN pato) - DO JOVEM NEGRO E DA DESIGUALDA BE RACIAL E DE GENERO? NV) puxocen nn = http://wwwjuniao.com.br/chargecartum/ A relação entre os dois conceitos está contemplada na seguinte afirmativa: a) Para Aristóteles, a escravidão é determinada pela natureza, pois o senhor se sobrepõe ao escravo, sendo os gregos superiores aos outros povos. O racismo se estrutura pela discriminação de raças inferiores, definidas por outras superiores. b) Para Platão, o escravo é uma necessidade para a cidade, de tal modo que o senhor deve impor sua vontade para que o escravo a execute. O racismo refuta a sobreposição do indivíduo ao outro, pois o conceito surge na modernidade, alicerçado nos pilares: fraternidade, igualdade e liberdade. c) Em Aristóteles, é impossível o escravo ser livre, pois a natureza o define sempre por escravo: um ser inferior. No racismo, a raça branca ignora a liberdade, por entenderem que essa é um desejo só de raças inferiores. d) Em Platão, o escravo grego habita o ambiente doméstico, o que favorece ao cidadão pensar as novas formas da cidade perfeita. O racismo é próprio de pessoas conservadoras, como os gregos, que imaginam o modelo da sociedade perfeita. e) Para Aristóteles, os escravos eram prisioneiros de guerra com uma natureza corporal privilegiada. O racismo é a determinação dos homens mais capacitados (biogenética e economia) em relação às outras raças, como os asiáticos.


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