Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEMA - História Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • História
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

61(UEMA - 2020)Número Original: 23Código: 7892685

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Causas e consequências da Revolta de Bequimão na cidade de São Luís no final do século XVII.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Leia sobre a revolta ocorrida em São Luis no século XVII. A Revolta de Bequimão, ocorrida em 1684, foi um ato de rebeldia dos habitantes da cidade de São Luis, chefiados por Manuel Bequimão, o qual também foi o que sofreu a mais dura pena entre os envolvidos no levante, sendo condenado à forca. Referindo-se à assinatura da sentença do fazendeiro Bequimão, pelo governador do Maranhão, o escritor João Lisboa, citando um testemunho da época, assim se expressa: “tão cheio de mágoa e de piedade, e com o braço tão trêmulo que a firma assinada depois pareceu de mão alheia”, MEIRELES, Mário Martins. História do Maranhão. 3.ed. São Paulo: Editora Siciliano, 2001. A Revolta de Bequimão ocorreu devido a) ao descontentamento com a Coroa Portuguesa e ao desejo de separação do estado colonial do Maranhão do império portugues para a criação de uma republica. b) aos abusos e às irregularidades da Companhia de Comércio do Maranhão e Grão-Pará e à jurisdição temporal e espiritual dos padres da Companhia de Jesus sobre os índios. c) à oposição das camadas populares, especialmente os índios livres, ao fim do monopólio dos missionários jesultas sobre as aldeias indigenas, e à revolta dos colonos com a substituição dos escravizados africanos por indigenas. d) as regalias concedidas aos fazendeiros da Companhia de Comércio das Indias Ocidentais e à exploração da mão de obra indigena na produção cafeeira. e) à insatisfação dos padres da Companhia de Jesus com as leis que permitiam a escravização dos africanos e o comércio irregular da produção algodoeira para as fabricas inglesas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

62(UEMA - 2020)Número Original: 24Código: 7892687

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Aspectos e características do movimento de refugiados pelo mundo contemporâneo no século XXI .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Leia os trechos da canção Diáspora que trata de um importante movimento de pessoas no século XXI. [...] Atravessamos o mar Egeu Um barco cheio de fariseus Com os Cubanos Sírios, ciganos Como Romanos sem Coliseu Atravessamos pro outro lado No rio vermelho do mar sagrado Os center shoppings Superlotados De retirantes refugiados [...] Onde esta Meu irmao sem irma O meu filho sem pai Minha mae sem avo Dando a mão pra ninguém Sem lugar pra ficar Os meninos sem paz Onde estás meu Senhor Onde estás? Onde estás? [...] (Tribalistas, 2017) A Organização das Nações Unidas (ONU) considera refugiado toda pessoa que, em razao de fundados temores de perseguição, devido à sua raça, à religião, à nacionalidade, à associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de sua região de origem. Os refugiados a que os versos em destaque na canção Diáspora se referem são a) retirantes nordestinos, constituídos em sua maioria de menores de idade, em virtude da seca que provoca a morte de seus pais e irmãos, se dirigem aos grandes centros urbanos em busca de trabalho e de moradia. b) povos bárbaros, seguidores de religiões não cristãs, que atravessam o mar Egeu em direção ao Império Romano, buscando ter acesso aos bens de consumo, encontrados nos centros comerciais superlotados. c) cubanos, provenientes da América Central, católicos e contrários ao Capitalismo, que perderam entes queridos por perseguição politica dos Estados Unidos e se dirigem ao Brasil para atuar no setor do comércio. d) pessoas provenientes do Oriente Médio, muitos de origem muçulmana, que perderam seus parentes devido às guerras que ocorrem nessa região e se dirigem a outros países de religiões diferentes, buscando recomeçar uma nova vida. e) romanos, seguidores da Igreja Ortodoxa que, em disputa com os gladiadores, perderam o Coliseu e se tornaram retirantes refugiados, fugindo para outros paises europeus em busca de uma vida melhor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

63(UEMA - 2016)Número Original: 5Código: 7893192

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Aspectos da realidade social brasileira em suas expressões cotidianas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2016
Exibir texto da questão

Analise a charge a seguir. Problema social FILHO i-PAD, FIO, OCE VAL PRA VOCE T PED... http://www. folhadedourados.com.br/noticias/brasil-mundo/a-desigualdade-social-e-uma-doenca-imoral-e-avancada Explique o problema social refletido na cena, bastante recorrente na sociedade brasileira.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

64(UEMA - 2021)Número Original: 16Código: 11603038

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Brasil.b Aspectos da escravização dos indígenas nos sermões do padre Antônio Vieira .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2021
Exibir texto da questão

Sabeis quem traz as pragas à terra? Cativeiros injustos. Quem trouxe ao Maranhão a praga dos Holandeses? Quem trouxe a praga das bexigas? Quem trouxe a fome e a esterilidade? Estes cativeiros. [...] Todo o homem que deve serviço ou liberdade alheia, e podendo-a restituir, não restitui, é certo que se condena: todos, ou quase todos os homens do Maranhão devem serviços e liberdades alheias, e podendo restituir, não restituem; logo, todos os quase todos se condenam. Cleonice Berardinellí. Pretos, Índios e Judeus nos Sermões de Vieira. In. Joao Adolfo Hansen, Adma Muhana, Hélder Garm (Orgs). Estudos sobre Vieira - São Paulo: Ateliê Editorial. 2011. Este Sermão do Pe. Antônio Vieira (1608-1697) faz uma crítica à escravização dos indígenas e expõe a grande demanda por essa mão de obra no Estado Colonial do Maranhão até meados do século XVIII. A assertiva que explica o cativeiro dos indígenas no Maranhão colonial é a seguinte: a) As guerras contra os indígenas eram a única forma de abastecimento de mão de obra escrava para as atividades produtivas. b) A escravização dos indígenas só poderia ocorrer em áreas onde houvesse uma profunda pobreza dos moradores. c) A escravidão indígena foi uma prática sistemática dos colonos e gerou uma disputa entre esses e os missionários pelo controle dessa mão de obra. d) A mão de obra indígena era utilizada nos serviços domésticos e substituiu os africanos escravizados que trabalhavam na lavoura. eA escravidao indígena foi estimulada pela Coroa Portuguesa para evitar o extermínio dos nativos pelos colonos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

65(UEMA - 2021)Número Original: 15Código: 11607689

PAES - Segunda Etapa - Prova Objetiva

Fatos e processos históricos contemporâneos relacionados com o racismo manifestado no mundo .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2021
Exibir texto da questão

Em 2020, pode-se salientar dois acontecimentos que chamaram a atenção da mídia. Nos Estados Unidos, a morte de George Floyd, por asfixia numa abordagem policial. No Brasil, João Alberto Freitas, espancado por seguranças até o óbito, após discussão num supermercado. Leia as notícias a seguir sobre essas duas mortes. Notícia 1 Segundo advogados da família Floyd, o exame apontou que a compressão do joelho policial sobre o pescoço cortou o fluxo de sangue para o cérebro do ex-segurança. Além disso, o peso sobre as costas da vítima dificultou sua respiração. Imagens gravadas da ação policial mostraram Floyd, já algemado, dizendo que não conseguia respirar. A frase "I can't breath" ("Eu não consigo respirar") tornou-se um dos símbolos das manifestações que se espalharam pelos EUA e pelo mundo. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/01/george-floyd-morreu-por-asfixia-mostra-autopsia-requerida-pela-familia.ghtml Noticia 2 Homem negro morre após ser espancado em supermercado de Porto Alegre João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos, morreu na noite de ontem após ser agredido por dois seguranças - um deles PM temporário, fora de serviço - no supermercado [...], na zona norte de Porto Alegre, às vésperas do feriado da Consciência Negra. Os agressores foram presos, suspeitos de homicídio doloso [...] https:/noticias.uol com br/cotidiano/ultimas- noticias/2020/11/20/video-mostra-homem-sendo-e-espancado-por-segurancas-do-carrefour-no-rs.htm?cmpid=copiaecola Esses dois casos, à luz dos estudos das Ciências Humanas, estão a) interligados, mostrando o racismo estrutural nos Estados Unidos e no Brasil, resultado da escravidão e do preconceito racial desde a colonização até hoje, dispondo essa população de menos oportunidades de acesso ao ensino superior e a bons empregos. b) distantes, mostrando o racismo como característica dos Estados Unidos, ao passo, que no Brasil, apesar de casos isolados de intolerância, existe a Democracia Racial, como marca identitária da nossa formação histórica. c) conectados, mostrando que as forças policiais e de segurança agem de forma violenta tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, apresentando agressividade contra os cidadãos das mais diferentes camadas sociais. d) desligados, mostrando que, ao contrário dos Estados Unidos, no Brasil, há harmonia entre os diferentes povos que compõem a nação brasileira (brancos, negros e indígenas), sendo a ação dos seguranças uma exceção à regra. e) distintos, mostrando que, ao contrário dos Estados Unidos, onde historicamente há episódios de violência ra nos locais das colônias de exploração, excetuando-se as áreas das colônias de povoamento, no Brasil, por só ter havido colônia de exploração, há preconceito racial em todo o país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?