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1(UEPA- PA - 2014)Número Original: 9Código: 5996218

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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A poesia em si é um ato comunicativo e, no Modernismo, este caráter ganha um olhar essencialmente estético: poeta e poema tornam-se sujeito e objeto no corpo da poesia. O poeta Max Martins em sua escritura toma posse da palavra e nela insere-se com originalidade e modernidade, criando em sua poética uma ambivalência de vozes onde poeta e poema se confundem, se misturam. Com base nesta afirmação, marque a alternativa em que os versos demonstram essa relação. o Sob a folhagem a lua de lábios, as facas interditas o subazul olhar de Lícia M. atravessando-me O As bananeiras indecentes alvoraçando suas pernas amplamente às serpentes de plumas: antros do inferno: as formações cruéis, passando: nuvens O caço a palavra caço-me na palavra ato-me à palavra E me desato suniato-me sumo na sombra do silêncio da palavra? O Isto não é um poema ainda é só trabalho duro, muro de pedra e nada - a pá nas minhas mãos vazias O meu nome é um rio Meu nome é um rio que perdeu seu nome Um rio nem sim nem não


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2(UEPA- PA - 2010)Número Original: 11Código: 6004312

Terceira Etapa

Modernismo
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Belém do Pará Bembelelém! Viva Belém! Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial Beleza eterna da paisagem Bembelelém! viva Belém: L..] Belém do Pará onde as avenidas se chamam estradas: Estrada de São Jerônimo Estrada de Nazaré LJ Bembelelém! viva Belém! Nortista gostosa Eu te quero bem Como evidência da vinculação de Manuel Bandeira ao ideário modernista, o fragmento acima revel. o o exclamações futuristas em tom de exaltação da tecnologia e da velocidade do espaço urbano. um elogio à vida provinciana que resiste aos impactos tecnológicos da modernização urbana. o tema do cosmopolitismo associado a uma reflexão filosófica sobre ética e modernidade tecnológica. a crítica ao atraso cultural das metrópoles provincianas, sobretudo de Belém. a ironia destrutiva e irreverente contra o provincianismo, presente na onomatopéia Bembelelém.


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3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 7Código: 6004311

Terceira Etapa

Modernismo
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Há comportamentos ingênuos e sublimes que o avanço tecnológico, associado ao surgimento das megalópolis, destruiu. Você lerá a seguir o registro de alguns comportamentos retirados dos contos O Lopo, A Confissão e Natal. Assinale a alternativa contendo a atitude da personagem que reflete o tipo de comportamento referido no início do comando. O O Lopo, mesmo tendo perdido a causa contra Casimiro, levou a ele, pessoalmente, a notícia de sua derrota. O Bernardo, ao ouvir do Pe. Artur que o Reinaldo confessara a autoria do assassinato, pelo qual fora injustamente responsabilizado, aceitou perdoá-lo. O O Garrinchas sentiu-se tão bem acolhido pela Madona que resolveu trazê-la para consoar. O O Dr. Canavarro conseguiu comover Casimiro que indenizou regiamente o Lopo pela perda da mina. O Os habitantes de Lourosa, no conto Natal, praticam a caridade com os mendigos de um modo afetuoso que não se vê mais nos grandes centros urbanos.


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4(UEPA- PA - 2010)Número Original: 8Código: 6004225

Segunda Etapa

Modernismo
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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A burguesia criou e aprimorou toda a tecnologia mercantil e urbana. Passamos das moedas cunhadas em cobre ao cartão de crédito, por exemplo; das aldeias e vilas povoadas por artesões às metrópoles industrializadas. A sociedade concentrou-se no anseio por dinheiro e tecnologia, mas, individualmente, alguns artistas tendem a romper com um modelo de vida pautado na produção e no enriquecimento. Marque a alternativa em que Álvares de Azevedo vale-se do humor para criticar o pragmatismo (praticidade) do modelo de sociedade capitalista. O “Triste de noite na janela a vejo E de seus lábios o gemido escuto É leve a criatura vaporosa Como a frouxa fumaça de um charuto” O “0 degrau das igrejas é meu trono, Minha pátria é o vento que respiro, Minha mãe é a lua macilenta, E a preguiça a mulher por quem suspiro.” O “Éela! É ela! - murmurou tremendo, E o eco ao longe murmurou - é ela! Eu vi a minha fada aérea e pura — A minha lavadeira na janela” O “acordo palpitante...inda a procuro; Embalde a chamo, embalde as minhas [lágrimas Banham meus olhos, e suspiro e gemo. O “Eu deixo a vida como deixa o tédio Do deserto o poento caminheiro, Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um sineiro.”


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5(UEPA- PA - 2010)Número Original: 12Código: 6004141

Primeira Etapa

Modernismo
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Gregório de Matos Guerra faz referência à própria técnica de estruturação do poema nos versos: o o “Em todo o sacramento está Deus todo, E todo assiste inteiro em qualquer parte;” “Não é fácil viver entre os insanos, Erra, quem presumir que sabe tudo, Se o atalho não soube dos seus danos.” “Não vira em minha vida a formosura, Ouvia falar nela cada dia”. “Três dúzias de casebres remendados, Seis becos, de mentrastos entupidos, Quinze soldados, rotos e despido, Doze porcos na praça bem criados.” “Um soneto começo em vosso gabo; Contemos esta regra por primeira, Já lá vão duas, e esta é a terceira, Já este quartetinho está no cabo.”


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