Busca de Exercícios - UEPA - História Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • História
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEPA- PA - 2013)Número Original: 21Código: 5983278

Primeira Etapa

Questões de identificações (Hist.) Representações dos ritos, dogmas e costumes das ordens sociais do feudalismo na Idade Média.f Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
Exibir texto da questão

(MONTELLATO, Andrea Rodrigues Dias.História Temática: terra e propriedade, 7º série, São Paulo: Scipione, 2000, p.51) A iconografia ao lado ilustra as formas de relações sociais construídas na sociedade medieval. O modelo de relação que nela se representa ficou assim denominado: O servidão e Colonato O ordenação e Investidura de cavaleiros O suserania e Vassalagem O padroado e Benefício O Principado e Condato


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEPA- PA - 2010)Número Original: 28Código: 6004133

Primeira Etapa

Aspectos das técnicas de comunicação da sociedade Inca Questões com imagens (Hist.) Américas.b

Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
Exibir texto da questão

Entre as sociedades pré-colombianas temos os Incas, que apresentavam conhecimentos matemáticos e construíram instrumentos técnicos que os auxiliavam na contagem numérica. A foto acima é de um desses instrumentos chamado de quipo, e com eles os Incas: projetavam suas plantações. calculavam as horas do dia. realizavam seus recenseamento. previam os eclipses. 090090 afastavam os espiritos nos rituais de magia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEPA- PA - 2012)Número Original: 18Código: 5996333

Terceira Etapa

China.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a Revolução Cultural Chinesa na segunda metade do século XX .f

Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
Exibir texto da questão

A “Revolução Cultural Chinesa”, também chamada de “Grande Revolução Cultural Proletária”, foi adotada pelo regime de Mao- TséTung na década de 1960. Foi um contragolpe político aos críticos do fracasso de seu plano politico-econémico “Grande Salto para Frente”, dos anos anteriores, que pretendia desenvolver o país segundo o modelo de industrialização soviético. A nova orientação política imposta por Mao e resumida em seu “Livro Vermelho” conclamava os jovens chineses, fieis à revolução, a denunciar políticos e intelectuais com supostas inclinações burguesas. Na verdade, a propalada revolução cultural resultou: O num movimento de perseguição generalizada política e social de todos os críticos do regime maoista, dentre eles dirigentes políticos, artistas e intelectuais. O num verdadeiro salto adiante da Revolução Chinesa, com a adoção de uma linha de desenvolvimento econômico pautado na agricultura e na criação de uma nova estrutura política que perdurou nas décadas seguintes. O numa aproximação com o regime do Kuomitang (Partido Nacionalista), estabelecido na ilha de Taiwan (Formosa), política que entrou em declínio a partir da morte de Mao em 1976. O num avanço no desenvolvimento das artes e da cultura no país, em grande medida, liderado por grupos maoístas partidários da formação de um socialismo à chinesa, mais aberto ao ocidente capitalista. © no rompimento com a União Soviética e com a linha bolchevista adotada pelo Partido Comunista Chinês, o que levou o pais ao gradativo processo de abertura aos capitais internacionais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEPA- PA - 2013)Número Original: 20Código: 5983279

Primeira Etapa

Egito.b Questões com imagens (Hist.) Aspectos políticos, sociais e econômicos do mundo do trabalho no Egito antigo .f

Questão de Vestibular - UEPA 2013
Exibir texto da questão

O faraó personificava o Estado e se impunha como soberano divino. Grupo privilegiado que organizava o trabalho e o decidia por todos Altos funcionários do Estado Pequenos « médios servidores do Estado, formavam um grupo que restava servicos ao faraó e des palóios a tampos 'onhecidos como felás, representavam a maioria da população. Trabalhavam nas atividades agropecuárias, eram obrigados a entregar parte da produção ao faraó, como pagamento de tributos, além de serem recrutados periodicamente pare © trabalho nas obras públicas Prisioneiros de guerra, filhos de escravos ou provenientes de tributos pagos pelas. regiões conquistadas. (CASSON, Lionel(org.JO Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983( Biblioteca de História Universal Life) In ALVES, Alexandre e OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a História. Vol 1. Das origens do homem à conquista do Novo Mundo).1 ed. São Paulo: Modena, 2010, p.52 + A partir da iconografia acima e dos estudos históricos sobre o assunto, afirma-se que no mundo do trabalho no Antigo Egito: O os escravos, mesmo não sendo a maioria da população, eram os que sustentavam a economia egípcia, pois eram a mão de obra predominante na pesca, base da economia egípcia, assim como eram responsáveis pela construção das grandes obras públicas. O os camponeses trabalhavam na agricultura, na pecuária e na época das inundações, provocadas pelo rio Nilo, eram deslocados para a construção e manutenção dos canais de irrigação e para a edificação de templos, palácios e pirâmides. O os comerciantes prestavam serviço ao faraó tanto na execução do comércio interno como no externo, administrando as trocas de produtos entre as regiões do império e internamente, entregando ao faraó uma parte do lucro obtido. O os artesãos faziam parte de um grupo de trabalhadores autônomos que concentravam suas atividades na produção de papel, cordas, cestas e esteiras feitas do papiro, planta que se desenvolvia nas margens do Nilo, destinada ao consumo das elites. O os escribas faziam parte do corpo de trabalhadores do Estado Egípcio que, por serem os mais letrados junto com os sacerdotes, assessoravam o faraó na organização do mundo do trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEPA- PA - 2014)Número Original: 16Código: 5982539

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVI

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Efeitos políticos e sociais da abdicação de D. Pedro I em 1831 .f

Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
Exibir texto da questão

A crise política do I Império Brasileiro, que resultou na abdicação de D. Pedro I, teve como ceme a disputa entre a inclinação centralista-absolutista do monarca e a defesa do federalismo pelas elites econômicas regionais. A renúncia do imperador em 1831 resultou: O na transferência de poder às elites regionais e aos regentes, ordem política que se mostrou frágil e abriu caminho para levantes oposicionistas e populares. O na transformação imediata de Pedro II em monarca do Reino Português na linha de sucessão da Casa de Bragança. O no fortalecimento de movimentos separatistas regionais, em desacordo com a manutenção do regime monárquico e da escravidão. O no surgimento de grupos políticos republicanos, que seriam embrionários do movimento que promoveu a Proclamação da República em 1889. O na emergência de uma identidade nacional brasileira, em oposição a qualquer posição de mando de autoridades portuguesas em território nacional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.