Busca de Exercícios - UEPA - Características gerais dos vírus .f - Características gerais das bactérias .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Características gerais dos vírus .f
  • Características gerais das bactérias .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 39Código: 5996263

Características gerais dos vírus .f Características gerais das bactérias .f

Questão de Vestibular - UEPA 2012

Artefato bélico desenvolvido para espalhar agentes vivos, capazes de infectar um grande número de pessoas, é chamado de arma biológica, contendo virus e bactérias modificados geneticamente em laboratórios, para se tornarem resistentes, matando ou incapacitando humanos, animais e plantas de uma nação adversária. Potencialmente, para este fim, destacam-se os bacilos Bacillus anthracis e Clostridium botulinum, os vírus da varíola e o ebola. A respeito dos microorganismos destacados, afirma-se que: © pertencem ao mesmo reino por não apresentar material genético envolvido pela carioteca. O as bactérias pertencem ao mesmo gênero porque possuem forma esférica. O são autótrofos e só se reproduzem no interior de outras células. O formam esporos que são as estruturas de resistência no ambiente externo. O as bactérias possuem mesma forma e pertencem a gêneros e espécies diferentes.

2(UEPA- PA - 2014)Número Original: 42Código: 5996050

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Características gerais dos vírus .f

Questão de Vestibular - UEPA 2014

Leia o Texto XIX para responder à questão Texto XIX Vírus também atacam outros vírus, diz reportagem da "Nature" Um vírus não só pode infectar outros organismos como também outros vírus, o que permitiria a eles obter genes do vírus atacado e, desta maneira, evoluir geneticamente. Uma equipe da Universidade do Mediterrâneo, em Marselha (França), descobriu que este, até agora desconhecido tipo de vírus, a quem chamou de virófago é uma novidade científica que necessita de estudos, explica o último número da revista científica britânica "Nature". Adaptado de : http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas- noticias/efe/2008/08/06/virus-tambem-atacam-outros-virus-diz- reportagem-da-nature.htm Quanto à palavra em destaque no Texto XIX, é correto afirmar que: Oo HIV se reproduz no meio intra e extracelular. O o bacteriófago é composto por uma cabeça (capsídio) que guarda o DNA e o RNA. O o HIV é um retrovirus que contém uma cadeia simples de RNA associada a transcriptase reversa. O o ciclo lítico e o lisogênico do bacteriófago não alteram a estrutura celular hospedeira. O após penetrar completamente na célula hospedeira, o bacteriófago libera seu material genético.

3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 45Código: 6004251

Características gerais dos vírus .f

Questão de Vestibular - UEPA 2010

Texto 13 A partir de meados de abril deste ano os meios de comunicação deram ênfase a uma nova gripe que, segundo à Organização Mundial de Saúde-OMS, foi considerada uma pandemia. Trata-se da gripe “A”, também conhecida como “gripe suína”, uma vez que seu agente causador é um vírus que foi isolado pela primeira vez num porco, em 1930. Fonte: texto criado com informações do artigo Virus da gripe suína foi isolado pela 1º vez em 1930, estadao.com.br de 27/04/2009. www.estadao.com.br/noticias Quanto à palavra em destaque, no Texto 13, é correto afirmar que: 1 São morfologicamente simples, formados por uma cápsula protéica, que envolve o material genético. Il. O HIV € 0 virus da gripe so retrovirus que contêm uma cadeia simples de DNA associada à transcriptase reversa. IIA reprodução do bacteriófago ocorre somente através do ciclo lítico, na bactéria lisogénica. IV. No caso da hepatite B podem ser transmitidos pelo sangue, saliva, leite materno e sêmen contaminados. V. Transmitida por um inseto, a Arbovirose Dengue, em uma de suas variedades, pode ocasionar hemorragias que, nos casos mais graves, levam à morte. De acordo com as afirmativas acima, alternativa correta é: Lilelv Livev Il, Ile IV IL, VeV I, II, Il, Vev. 090050

4(UEPA- PA - 2011)Número Original: 42Código: 6000048

Terceira Etapa

Características gerais dos vírus .f Função do muco nasal Características dos órgãos respiratórios humanos .f

Questão de Vestibular - UEPA 2011

Texto XXII Virus(1), como os do resfriado e os da gripe, podem atacar as fossas nasais(2) fazendo as células aumentarem à produção de muco(3); a faringe (4) provocando dor de garganta; a laringe(5), fazendo a voz ficar rouca e, finalmente, os brônquios, causando tosse. (Fonte: Linhares e Gewandsznajder, Biologia, volume único, 2008). Sobre as palavras em destaque no Texto XXI, analise as afirmativas a seguir: I. O organismo 1 apresenta estrutura celular em que o DNA é envolvido pelo capsídeo. II. No órgão 2, o ar é filtrado, aquecido e umidificado. III. A substância 3 retém partículas que penetram nas vias aéreas junto com o ar inalado. IV. O órgão 4 faz parte do sistema digestório e aloja o órgão responsável pela voz. V. No órgão 5, encontra-se a epiglote, que impede que os alimentos passem para os pulmões. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta © I, Ie Ill © II, Ile Iv OLielv @ Il, lev @ I, Il, Ill, Vev

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'