Busca de Exercícios - UERJ - Tecido Muscular Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Tecido Muscular
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 9Código: 6991234

Exame Discursivo

Características gerais da musculatura estriada esquelética .f Identificação (Biologia) Características gerais da musculatura estriada cardíaca .f Comparação de características (Biologia).t Com gráfico de linhas (Biologia).t

Questão de Vestibular - UERJ 2018
Exibir texto da questão

A contração da musculatura estriada ocorre a partir de um potencial de ação, o qual se caracteriza pela capacidade de um estímulo nervoso desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização da membrana. Sabe-se que o músculo é refratário à reestimulação durante o potencial de ação. Trata-se do período refratário: o intervalo de tempo durante o qual o impulso nervoso não pode estimular novamente uma área já excitada do músculo. Esse processo é fundamental para a manutenção da função das musculaturas estriadas esquelética e cardíaca. Considere os gráficos abaixo, que representam o potencial de ação, o período refratário e a tensão da musculatura estriada desses dois tipos de músculo. GRÁFICO A GRÁFICO B ao COntraçã = Qo O 3 3 3 6 I, aC, A ow Tensao muscular Tensao muscular Potencial de acao (mV) Potencial de ação (mV) < ply O Período refratário | | | | | | | O 10 50 100 0 100 200250 Tempo (ms) Tempo (ms) <_> Periodo refratario -90— Potencial de ação Tensão muscular Adaptado de physiologyplus.com. Aponte o gráfico que representa a musculatura estriada cardíaca, justificando sua resposta. Apresente, ainda, duas características do músculo estriado cardíaco que o diferenciam do músculo estriado esquelético.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ - 2016)Número Original: 2Código: 6977790

Exame Discursivo

Identificação (Biologia) Características dos hormônios reguladores do ciclo circadiano .f Características dos processos de perda da massa muscular por meio de hormônios .f Com gráfico de linhas (Biologia).t

Questão de Vestibular - UERJ 2016
Exibir texto da questão

O ciclo de atividade que ocorre no organismo dos seres vivos ao longo de um dia é denominado ritmo circadiano. Nos vertebrados, o ritmo circadiano é controlado, principalmente, por dois hormônios, que determinam os períodos de sono e de fome. No gráfico, estão indicados os níveis de um desses hormônios, produzido por uma pessoa durante 24 horas. N 7 —_ —s NO J ©oO l 0 4 concentração do hormônio (Lg/100 ml) 16 20 24 | período de sono período acordado | a Ne Co— —s NO tempo decorrido (horas) Adaptado de precisionnutrition.com. Nomeie o hormônio cuja concentração está representada no gráfico e, também, a glândula responsável por sua secreção. Sabe-se que a manutenção prolongada de níveis altos desse hormônio no sangue leva à perda de massa muscular. Nomeie e descreva o processo pelo qual se estabelece essa relação.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 2Código: 10443

Discursivo

Tecido Muscular Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - UERJ 2008
Exibir texto da questão

A concentração de lactato no sangue de uma pessoa foi medida em três diferentes momentos: 1) antes do início de um intenso exercício muscular; 2) ao final desse exercício; 3) algumas horas após seu final. Os resultados obtidos estão representados no gráfico. concentração de lactato 0 1 2 3 Explique o aumento da concentração de lactato sangúíneo observado e justifique a importância de sua produção para que as reações químicas da glicólise não sejam interrompidas.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 39Código: 10066

Primeiro exame de qualificação

Permeabilidade da Membrana Plasmática Tecido Muscular Tecido Nervoso Rec


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2009
Exibir texto da questão

Como também ocorre na célula muscular, a inversão do potencial da superfície inervada da eletroplaca é consequência da rápida difusão para o interior dessa célula do seguinte íon: (a) & E Na (O car (D) Mg”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 30Código: 9987

Segundo exame de qualificação

Coordenação Nervosa Humana Tecido Muscular Tecido Nervoso Rec

Questão de Vestibular - UERJ 2009
Exibir texto da questão

O aldicarb, conhecido popularmente como chumbinho, é uma substância de alta toxicidade, derivada do ácido carbâmico. Ele age inibindo a acetilcolinesterase, enzima que, hidrolisando o mediador químico acetilcolina, desempenha um papel importante no processo de transmissão do impulso nervoso em sinapses como as encontradas nas junções neuromusculares Observe a concentração de Ca” medida em dois compartimentos de células musculares, em repouso, na ausência de aldicarb: EB vesículas sarcoplásmicas BB citoso! concentração de Ca Nos gráficos seguir, representados na mesma escala do anterior, observe algumas alteraçõesna concentração de Ca** nesses compartimentos: 1 I TL IV concentração de Ca” concentração de Ca** concentração de Ca” concentração de Ca O gráfico que mostra a ação do aldicarb, logo após sua penetração na junção neuromuscular, é o de número: (4 1 (B © m (D) IV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.