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Busca de Exercícios - UERJ - Viroses - DNA (Genética Molecular) - Acelulares (Vírus) - RNA (Genética Molecular) Aprenda a usar!

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1(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 28Código: 9788

Primeiro exame de qualificação

Viroses DNA (Genética Molecular) Acelulares (Vírus) RNA (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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A gripe conhecida popularmente como gripe suína é causada por um vírus influenza A. Esse tipo de vírus se caracteriza, dentre outros aspectos, por: - ser formado por RNA de fita simples (-), incapaz de atuar como RNA mensageiro ou de sintetizar DNA nas células parasitadas; - os RNA complementares do RNA viral poderem ser traduzidos em proteínas pelo aparelhamento celular. Os esquemas a seguir apresentam um resumo de etapas dos processos de replicação de alguns dos vírus RNA, após penetrarem nas células. q q 5 — 5 — s e s So / es proteínas 1 DNA de os | 5 | \irais == origem E NNNHE ‘2B sá viral 3 / Ay Da proteínas — proteínas virais virais RNA polimerase-RNA dependente transcriptase reversa Ill RNA viral hélice simples RNA viral dupla hélice S 2 aususs RNA viral complementar EQ E ae | s proteínas x = virais s ° oo | e E proteínas “a + É virais O tipo de replicação encontrado no vírus infuenza A está representado no esquema de número: (A) | (B) ll © ill (D) IV


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 8Código: 10727

Discursivo

Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Diversas técnicas são utilizadas para determinar, em genes de uma célula eucariota, a sequência de bases nitrogenadas codificantes, ou seja, aquela que define a estrutura primária da proteína aser sintetizada. A abordagem experimental mais frequente, hoje, consiste em, primeiramente, extrair os RNA-mensageiros da célula, sintetizar os seus DNA-complementares e, então, proceder ao sequenciamento das bases presentes nesses DNA. Em uma bactéria, no entanto, é possivel determinar a sequência codificante diretamente a partir de seu cromossomo. Explique o motivo pelo qual, em organismos eucariotos, é preferível utilizar o RNA-mensageiro para determinar a região codificante do DNA.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 1Código: 6991222

Exame Discursivo

Importância do monitoramento de populações naturais de macacos no controle da febre amarela .f Motivos da febre amarela ocorrer frequentemente em regiões tropicais .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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Desde o começo de 2017, tem-se verificado no Brasil o maior surto de febre amarela das últimas décadas. Sabe-se que, para acompanhar a disseminação dessa enfermidade, é importante monitorar populações naturais de macacos. Aponte uma razão para que esse monitoramento seja realizado. Explique, ainda, por que a febre amarela ocorre frequentemente em regiões tropicais.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 2Código: 6991220

Exame Discursivo

Identificação (Biologia) Enzimas utilizadas pelos vírus para alteração do DNA das células.t Característica dos vírus que justifica sua utilização na alteração do DNA das células.t
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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Por meio de técnicas desenvolvidas pela engenharia genética, é possível alterar o DNA das células. Uma dessas técnicas se baseia na utilização de vírus, manipulados por meio de duas enzimas: uma responsável pelo corte do material genético viral em pontos específicos e outra pela inserção de genes de interesse no vírus. Indique a característica dos vírus que justifica sua utilização na alteração do DNA das células. Em seguida, nomeie as duas enzimas referidas acima, indispensáveis para esse procedimento.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 29Código: 10072

Primeiro exame de qualificação

Viroses Acelulares (Vírus) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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O vírus usado nas pesquisas citadas no texto é do tipo: (A) rotavírus (B) retrovirus (C) arbovírus (D) coronavirus


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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