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Busca de Exercícios - UERJ - Fotossíntese - Respiração Aeróbia - Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular) - Respiração Anaeróbia Aprenda a usar!

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1(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 3Código: 9910

Discursivo

Fotossíntese Respiração Aeróbia Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular) Rec Respiração Anaeróbia
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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Algumas funções metabólicas opostas são realizadas por células eucariotas específicas. Nos compartimentos [Ile Ill de uma dessas células, ilustrados no esquema abaixo, ocorrem reações que levam tanto à degradação de glicose, gerando CO,, quanto à síntese desse carboidrato, a partir do CO,. aldeído glicérico 3-fosfato t ácido glicérico 1-3-fosfato | t acido glicérico 3-fosfato t [Do | ibulose 1-5-fosfato ribulose 5-fosfato + co 2 oxidação do Co, ácido pirúvico ' fosforilação oxidativa Nomeie os compartimentos celulares |, Il e Ill. Em seguida, identifique o compartimento que mais produz ATP e o que mais consome ATP.


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2(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 32Código: 10077

Primeiro exame de qualificação

Experimentos (Fotossíntese) Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Pigmentos Fotossintéticos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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A maioria dos seres autorróficos capta a energia da radiação luminosa que recebem. No entanto, seus pigmentos fotossintetizantes são capazes de absorver essa radiação, com eficiência, apenas para determinadas frequências. O gráfico abaixo mostra o espectro de absorção de luz desses pigmentos, encontrados em um determinado fitoplancton: taxa de absorção de radiação 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 “comprimento de onda (nm) Uma mesma quantidade desse fitoplâncton foi adicionada a cada um de quarro recipientes, contendo meio de crescimento adequado Durante determinado tempo, os recipientes foram mantidos sob temperatura constante e iluminados com a mesma quantidade de energia. Foram usados, porém, comprimentos de onda diferentes, como mostra a tabela número do recipiente | comprimento de onda usado (nm) 1 700 2 650 3 500 4 400 Ao final do experimento, o número de células em cada um foi contado. A maior c a menor quantidade de células foram encontradas, respectivamente, nos recipientes de números: (A) 1e4 (B) 2e3 (© 2e4 (D) 3e1


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3(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 26Código: 9702

Segundo exame de qualificação

Fotossíntese Experimentos (Fotossíntese) Germinação e Crescimento Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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O aumento da concentração de CO, na atmosfera intensifica a ação fertilizante desse gás, o que acelera o crescimento de diversas plantas. Na natureza, no entanto, há fatores limitantes dessa ação. Em um experimento, duas pequenas mudas de milho foram plantadas em solo arenoso, sob idênticas condições de temperatura e de taxa de iluminação, irrigadas diariamente com um pequeno volume de água comum, igual para ambas. As plantas foram mantidas em ar atmosférico contendo CO, nas seguintes proporções: ¢ planta 1: 340 mg.L" * planta 2: 680 mg.L" Escolheram-se duas folhas, uma de cada muda, e suas massas foram medidas durante 30 dias. Observe o gráfico a seguir, no qual duas das curvas representam os resultados dessa medição: E 5 W Ss g x 3s E Y | T T T el 0 10 20 30 dias A curva que representa o desenvolvimento da planta 2 e o fator cuja deficiência limitou a ação fertilizante do CO, são: (A) W- sais minerais (B) X-— oxigênio (C) Y — aminoácidos (D) Z-luz


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4(UERJ- RJ - 2011)Número Original: 2Código: 9629

Discursivo

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Fotossíntese Experimentos (Fotossíntese) Trocas Gasosas Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2011
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Uma amostra de mitocôndrias e outra de cloroplastos foram colocadas em meios de incubação adequados ao metabolismo normal de cada organela. As amostras, preparadas na ausência de luz, foram iluminadas do início até o final do experimento. Os gráficos abaixo indicam os resultados obtidos, para cada uma das organelas, nos quatro parâmetros medidos no experimento. o o Ss E o o oO < 3 3 2 3 2 3 3 4 g E 8 8 3 1 a s > 7 3 2 3 É ê ê 3 z 5 z 3 3 5 3 8 E E 3 3 é é ê 5 2 4 6 º tempo de º tempo de º tempo de º tempo de incubação incubação incubação incubação Idenufique, por seus números, as curvas que correspondem às amostras de mitocôndrias e as que correspondem às amostras de cloroplastos, justificando sua resposta.


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5(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 5Código: 6991230

Exame Discursivo

Fatores que causam queda nas taxas de fotossíntese e respiração de plantas submetidas a altas temperaturas.t Características do ponto de compensação fótico de plantas em ambientes sombreados.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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Nos vegetais, o ponto de compensação fótico ou luminoso corresponde à quantidade de luz na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem. Nesse ponto, todo o oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado no processo respiratório, e todo o gás carbônico produzido nesse processo é utilizado na fotossíntese. Considere as curvas de fotossíntese de duas espécies vegetais, A e B, e seus respectivos pontos de compensação, PC, e PC,, indicados no gráfico abaixo. 8 A 6 Absorção de CO, B | | Liberação 40 20 60 de CO, Quantidade de luz Adaptado de biology4isc.weebly.com. Identifique a curva que representa uma planta cultivada em local sombreado e justifique o ponto de compensação observado nessa planta. Admita que as espécies A e B foram submetidas a temperaturas muito altas, apresentando quedas nas taxas de respiração e fotossíntese. Nesse caso, aponte o fator que interferiu na queda dessas taxas.


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