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Resultados

1(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 46Código: 16051

Segundo exame de qualificação

História da Arte (Brasil) Semana de 22 (História)
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”. WS RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br. Capa do livro Pau-Brasil 1925], de Oswaldde Andrade. http://pga.com.br Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical (B] desqualificação das heranças coloniais luso-africanas (C]) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa


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     B     
     C     
     D     
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2(UERJ - 2017)Número Original: 1Código: 6638966

Exame Discursivo

História da Arte (Brasil) Processo de dominação dos portugueses no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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commons. wikimedia.org Na pintura religiosa renascentista, o índio, uma vez submetido aos valores cristãos, tornou-se humanizado. O pintor holandês Albert Eckhout representou essa ruptura conceitual na sua obra: nos quadros que retratam os índios Tupis e Tapuias, os índios “aliados” eram pacíficos, trabalhadores, tinham família, andavam vestidos (foram “domesticados"), estavam acessíveis ao trabalho cotidiano, enquanto os índios “bravos” (bárbaros) eram antropófagos que andavam nus, carregando despojos esquartejados como alimentação, e guerreavam os colonizadores. Adaptado de OLIVEIRA, . P. e FREIRE, C. A presença indigena na formação do Brasil Brasilia: MEC LACED/Museu Nacional, 2006. Os retratos de indígenas acima revelam algumas das intenções por parte dos agentes da colonização, como a Coroa, a Igreja e os colonos, diante das populações nativas na América Portuguesa no século XVII Considerando as imagens e o texto, aponte um objetivo econômico dos colonizadores que explique a forma pela qual os aliados Tupis foram retratados. Em seguida, cite uma forma de resistência indígena à colonização que justifique a representação atribuída aos Tapuias.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 59Código: 6890884

Primeiro exame de qualificação

Construção do imaginário republicano através de fatos históricos como a independência do Brasil.g História da Arte (Brasil) Inconfidência Mineira Revolta Pernambucana de 1817
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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O Monumento à Independência, localizado em São Paulo, foi criado em 1922 para as comemorações do centenário da emancipação política brasileira. O projeto vencedor, sem a aprovação unânime da comissão julgadora, foi alterado e teve de incluir episódios e personalidades vinculados ao processo da independência, tais como: na lateral esquerda do monumento, passaram a figurar os inconfidentes mineiros (1789); na lateral direita, os revolucionários pernambucanos (1817). Na face frontal, permaneceram as esculturas “Independência ou Morte” e “Marcha Triunfal da Nação Brasileira”. É Ei lateral esquerda face frontal lateral direita Fonte: google.com. Os contextos políticos nos quais são criados os monumentos interferem na valorização de determinadas interpretações sobre as experiências históricas por eles representadas. As mudanças realizadas no projeto original do Monumento à Independência expressam o seguinte interesse das autoridades governamentais da época: A) reconhecimento da liderança de D. Pedro nas lutas pela autonomia B) culto à identidade nacional instituída pela centralização monárquica C D ( ( (C) alusão ao ideário republicano presente em episódios anteriores ao grito do Ipiranga (D) valorização da participação popular no processo de separação entre Brasil e Portugal


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