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Busca de Exercícios - UERJ - Revolução do Haiti - Independência das colônias espanholas.g - Período Napoleônico Aprenda a usar!

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1(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 4Código: 6991329

Exame Discursivo

Consequências das guerras napoleônicas para o continente americano no início do século XIX. Questões com imagens (Hist.) Ideologia política que animou os movimentos de resistência da população espanhola à invasão francesa dos exércitos de napoleão
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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O DOIS DE MAIO DE 1808 — 0 TRÊS DE MAIO DE 1808 Francisco Goya, óleo sobre tela, 1814. Fonte: commons.wikimedia.org' Em 1814, Goya foi encarregado de criar dois quadros para celebrar o heroísmo dos rebeldes espanhóis. O dois de maio de 1808 mostra uma multidão na área de Puerta del Sol, em Madri, em luta contra os mamelucos, a cavalaria turca da Guarda Imperial de Napoleão, que fazia um ataque. A notícia de que os membros mais jovens da família real espanhola estavam sendo levados para a França fez com que as pessoas saíssem às ruas, e a pintura mostra as cenas de caos que irromperam. No dia seguinte, o exército de ocupação reuniu os rebeldes e os executou, tema de O três de maio de 1808. Após esse episódio, levantes e guerrilhas se sucederam por todo o país. Adaptado de Grandes pinturas. São Paulo: Publifolha, 2012. As telas de Francisco Goya não só denunciam os horrores da guerra, em especial as napoleônicas, no começo do século XIX, como também representam a ideologia política que uniu o Reino da Espanha na luta contra os invasores. Denomine a ideologia política que motivou a reação do Reino da Espanha contra as forças estrangeiras. Apresente, ainda, um efeito das guerras napoleônicas para o continente americano.


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2(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 4Código: 7505752

Exame Discursivo

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA (1808-1850) VICE-REINADOS CAPITANIAS-GERAIS - ESTADOS INDEPENDENTES (1808) (1808) (ATE 1850, EXCETO QUANDO INDICADO) Honduras, El Salvador,Guatemala Nicarágua Costa Rica México Cuba (1898) Cuba Haiti República Dominicana Guatemala Nova Espanha Venezuela Colômbia Equador Panamá (1903) Nova Granada Venezuela Chile Peru Chile Peru Bolívia Argentina Uruguai Paraguai Prata — Adaptado de FREIRE, Américo et al. História em curso. São Paulo: Editora do Brasil, 2008. Apesar da fragmentação da América Espanhola em dez repúblicas no momento da independência (até meados do século já havia 16), políticos, intelectuais e escritores, nos anos 1850 e 1860, mantinham a ideia anteriormente propagada (não só por Simón Bolívar) de que existe uma consciência e identidade hispano-americana/latino-americana comum que supera os “nacionalismos” locais e regionais. Eles argumentavam que a “América Latina” era fundamentalmente distinta dos Estados Unidos, a “outra” América. Acima de tudo, também acreditavam que os Estados Unidos eram seu inimigo. Adaptado de BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, 2009. A noção de América Latina, construída a partir de meados do século XIX, está associada a processos internos e extemos aos países da região. Apresente um fator de ordem interna responsável pela dinâmica territorial retratada na tabela. Cite, ainda, uma ação política dos Estados Unidos, entre 1840 e 1910, que reforçava o entendimento de políticos, intelectuais e escritores, ressaltado no texto, diante desse país.


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3(UERJ - 2019)Número Original: 49Código: 6976893

Primeiro exame de qualificação

Impacto das guerras napoleônicas nas relações internacionais da Europa .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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Caricatura de Napoleão Bonaparte, 1814. Adaptado de britishmuseum.org. A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1814-1815, foi registrada de diversas formas nas sociedades europeias. Na imagem, o imperador francês tenta devorar o globo terrestre, sendo atacado por uma águia, um dos símbolos do Império Russo. Dois impactos que as guerras napoleônicas exerceram sobre as relações internacionais na Europa da época foram: (A) crise agrária e consolidação dos Estados republicanos (B) concorrência industrial e retomada de domínios coloniais (C) integração comercial e declínio de monarquias absolutistas ( D) expansionismo territorial e reorganização das fronteiras políticas


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4(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 3Código: 6991315

Exame Discursivo

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a independência do Haiti no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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REVOLTA EM SÃO DOMINGOS (HAITI) Yan Dargent, xilogravura, 1860. Fonte: uol.com.br Haiti é um farol elevado sobre as Antilhas, em direção ao qual os escravos e seus senhores, os oprimidos e os opressores, voltam seus olhares. HENRI GREGOIRE, 1824 Citado por MOREL, M. O abade Grégoire, o Haiti e o Brasil: repercussões no raiar do século XIX. Revista Almanack Braziliense, nº 2, novembro/2005. A Revolução Haitiana, iniciada em 1/91, causadora da independência daquela região de colonização francesa, gerou repercussões que impactaram tanto as sociedades americanas quanto as europeias. À imagem e o texto exemplificam algumas impressões sobre esse movimento. Indique um aspecto da Revolução Haitiana que a diferenciou dos outros processos de emancipação política de colônias americanas. Em seguida, identifique duas repercussões desse episódio para as sociedades americanas e europeias.


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5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10681

Discursivo

Independências e fragmentação da América Espanhola no século XIX.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Veja, se eu sair à rua e disser ao primeiro homem que encontrar ” ja-me”, ele me seguirá. (Juan Facundo Quiroga) Afrase, do general e político argentino do século XIX, traduz muito bem o caráter do caudilhismo, que marcou a vida política das ex-colônias espanholas na América após os processos de emancipação. Estabeleça a relação existente entre o fracionamento político-territorial das colônias espanholas na América após suas independências e o surgimento do caudilhismo. Em seguida, indique um fator econômico ou social que explique a constituição desse fenômeno na região.


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