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Resultados

1(UERJ - 2023)Número Original: 60Código: 12850984

Exame Único - Questões Objetivas

Processos e fatos históricos sobre as remoções das populações das favelas sob o governo de Carlos Lacerda na década de 1960 .f Questões com imagens (Hist.) Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2023
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Quando Carlos Lacerda assumiu a função de primeiro governador do estado da Guanabara, em 1960, as favelas estavam em expansão na cidade. Durante seu governo, iniciou-se a política de remoção, ou seja, O processo de transferência de algumas favelas para lugares distantes, o que gerou muito descontentamento e protestos. Surgiram conjuntos habitacionais como Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Vila Kennedy, em Senador Camará, Vila Aliança, em Bangu, e Vila Esperança, em Vigário Geral, compostos por pequenas unidades padronizadas, servidas por transportes públicos insuficientes e distantes dos empregos da maioria. Hoje, quem passa pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, pelos prédios da chamada Selva de Pedra, no Leblon, ou pelo campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, nem imagina que esses espaços abrigaram as três maiores favelas da cidade nos anos 1960: Catacumba, Praia do Pinto e Esqueleto, respectivamente. br.pinterest.com FEM ES — al.) Antiga favela do Esqueleto A favela do Esqueleto tinha esse nome pois, em seu terreno, havia o esqueleto da construção inacabada de um hospital. Grande parte de seus moradores foi assentada na Vila Kennedy. Adaptado de multirio.rio.rj.gov.br. Iniciada ainda no antigo estado da Guanabara, durante o governo de Carlos Lacerda, as remoções de favelas inseriam-se no projeto de intervenção estatal para expansão da cidade. Um objetivo e um efeito das remoções então efetivadas foram, respectivamente: (A) redefinição da divisão distrital - captação de recursos administrativos (B) integração de área desabitada — racionalização de moradias populares (C (D ) valorização da especulação imobiliária — gentrificação de logradouros urbanos hierarquização da distribuição demográfica — modernização de redes rodoviárias


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2(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 45Código: 18011

Primeiro exame de qualificação

Interpretação de charge (Geografia).m Identificação a maneira de como as novas dinâmicas espaciais impactam o processo de urbanização na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.m Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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chargesdoedra blogspot.combr A Zona Portuária do Rio de Janeiro vem recebendo muitos investimentos públicos e privados com o objetivo de promover sua renovação física e funcional. Considerando a charge, a nova dinâmica espacial pode ter a seguinte consequência sobre o processo de urbanização nessa região da metrópole carioca: (A) mudança do perfil social (B) degradação do setor comercial (C) aumento da atividade industrial (D) redução da acessibilidade viária


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3(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 45Código: 6329992

Segundo exame de qualificação

Interpretação da Imagem (Geografia).m Identificação da principal função da ponte Rio Niterói no momento da sua construção e uma problemática atual.m Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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PONTE RIO-NITERÓI: 40 ANOS A Rio-Niterói começou a ser erguida em dezembro de 1968, nove dias antes da edição do AI-5, e só foi concluída no dia 4 de março de 1974. No começo, a Ponte era uma via de 13,2 quilômetros, construída pelos militares para ligar dois trechos da BR-101. No primeiro ano, atingiu a marca de 20 mil veículos por dia. Hoje, quando o movimento diário já ultrapassa os 150 mil veículos, seus operadores preferem vê-la como uma grande rua unindo duas cidades. Talvez seja essa a mesma impressão dos usuários, que, nos horários de pico, levam quase o mesmo tempo para atravessá-la que seus antepassados que usavam barcaças. Adaptado de infograficos.oglobo globo.com, 2014. Por sua história e seus usos atuais, a Ponte Rio-Niterói sinaliza algumas das mudanças que afetaram a sociedade brasileira a partir da década de 1960. A principal função da Ponte no momento de sua inauguração e uma problemática que ela evidencia hoje, respectivamente, são: (A) favorecer o progresso industrial incremento da poluição urbana (B) possibilitar a conexão de rodovias — saturação de fluxos intermunicipais (C) promover a substituição de vias ferroviárias — deterioração das zonas portuárias (1 D) garantir a nacionalização do transporte público — privatização da administração das rotas


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4(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 58Código: 16045

Segundo exame de qualificação

Conceito de Paisagem Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Depois de aguardar por uma década, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural concedido pela UNESCO. O conceito de paisagem cultural passou a ser utilizado a partir de 1992 e se aplica a locais onde a interação humana com o mcio ambiente ocorre de forma harmônica. Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente nessa categoria relacionaram-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. “Adaptado de O Globo 02/07/2012. Os processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos trinta anos, incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural” Para o caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio ambiente no espaço urbano deve ser garantida, principalmente, por meio de (A) flexibilização da legislação das regiões sujeitas a proteção ambiental (B) desapropriação das áreas de encostas existentes na região metropolitana (C) preservação dos conjuntos de logradouros dotados de atrativos naturais (D) reordenamento das áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária


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5(UERJ- RJ - 2011)Número Original: 46Código: 9396

Segundo exame de qualificação

Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos da construção da avenida Presidente Vargas no período do Estado Novo .f Questões com imagens (Hist.) Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2011
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A avenida Presidente Vargas, inaugurada em 7 de setembro de 1944, existe graças à demolição de mais de 500 edificações nas quadras compreendidas entre a rua General Câmara e a rua de São Pedro; estas duas ruas passaram a constituir as pistas laterais (lados ímpar e par, respectivamente), enquanto a pista central ocupa o lugar das quadras demolidas Adaptado de www.skyscrapercity.com Construção da avenida Presidente Vara www.skyscrapercity.com A abertura da avenida Presidente Vargas foi uma das principais obras realizadas na cidade do Rio de Janeiro durante a gestão do prefeito Henrique Dodsworth, de 1937 a 1045 No contexto da época, essa obra tinha como principal objetivo: (A) valorização imobiliária de regiões favelizadas (B) integração das redes rodoviária e ferroviária urbanas (C) ampliação dos acessos entre as zonas central e norte (D) modemização da infraestrutura habitacional da área portuária


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