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Resultados

1(UERJ - 2019)Número Original: 56Código: 6976816

Primeiro exame de qualificação

Manifestações estudantis mexicanas em outubro de 1968.g História Comparada Aspectos e características das manifestações estudantis de Paris em maio de 1968 .f Questões com imagens (Hist.) Causas e consequências da grande manifestação popular em oposição ao regime militar de 1964.g Manifestações políticas e sociais contra a Guerra do Vietnam nos EUA.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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WASHINGTON, OUTUBRO DE 1967 PARIS, MAIO DE 1968 ye call ; E ensei igna ) fe: 7 fn wey ants, a dis Tia Jan Rose Kasmire, contra a Guerra do Vietna. Na faixa: “estudantes, professores, trabalhadores, solidários”. aa 4 a + É blogs.weta.org drapeaurouge.fr CIDADE DO MEXICO, AGOSTO DE 1968 e Per age triz ESSA) Ag a Sa E rs E Di ciara ON Ma É: o x iy ee 1 en. i 4 , 4 o q PAP Ee Ya q q vos Pes 4 = Fr a" ' E E E ez ça iv É ee ihe 4% 3 ale To “as do LN eae ES pe E O fat ie + Po re a eee 2 ] = EI Rs o aa ER. i LE o. É iu o Passeata dos Cem Mil Estudantes na praça da Constituição. amet: racismoambiental.net.br commons.wikimedia.org Entre 1967 e 1968, com destaque para o ano de 1968, ocorreram em vários países movimentos de contestação de grandes proporções e com motivações variadas, como retratado nas fotos. Um dos aspectos comuns entre esses movimentos foi: A) crítica dos partidos políticos à bipolaridade internacional B) oposição de segmentos sociais a decisões governamentais C D ( ( (C) repressão dos protestos populares pelas autoridades militares (D) agravamento de problemas financeiros pelo mercado mundializado


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2(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 9Código: 5880834

Exame Discursivo

Neonazismo Segunda Guerra Mundial (Hist.) Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Cultura de Memória e Patrimonialização Criação da OTAN Pacto de Varsóvia
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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Um novo memorial foi inaugurado no campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, com a presença de três chefes de Estado: o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni. Ex-prisioneiro caminha em direção ao memorial de Mauthausen | O novo memorial — “Mauthausen, lugar de um crime” - inclui duas exposições que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes. No total, duzentas mil pessoas, procedentes de quarenta países, incluindo cerca de cinquenta mil judeus, foram detidas até 1945 em Mauthausen. Ao menos noventa mil morreram devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções. Adaptado de notícias.r7.com, 05/05/2013. O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias. Indique duas repercussões do Holocausto para o contexto internacional posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Indique, também, a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.


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3(UERJ - 2022)Número Original: 58Código: 11602857

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Espanha.b Processos políticos históricos relacionados com a eclosão da guerra civil espanhola na década de 1930 .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2022
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 PICASSO, P. Guernica. 1937. Pintura a óleo. museoreinasofia.es Pintada em 1937 para a Exposição Internacional de Paris, a tela de Picasso é um registro e um protesto diante da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Para as sociedades europeias, esse conflito está vinculado ao seguinte processo político: (A) expansão de regimes fascistas (B) projeção de grupos socialistas (C (D ) militarização das lutas partidárias ) repressão de movimentos camponeses


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4(UERJ - 2022)Número Original: 56Código: 11602860

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Fatos históricos relacionados com os preconceitos tradicionais nas sociedades contemporâneas .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2022
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 Em 2002, os restos mortais do escritor Alexandre Dumas, falecido em 1870, foram enterrados no Panteão, mausoléu do Estado francês. O autor dos clássicos Os três mosqueteiros e O conde de Monte Cristo foi colocado em uma cripta ao lado de figuras históricas tão importantes quanto ele, como Victor Hugo e Voltaire. O presidente à época, Jacques Chirac, declarou que foi reparado o “erro” contra o escritor que pensou a frase “um por todos, sx» todos por um”, uma das mais brilhantes da literatura. Alexandre Dumas Embora fosse negro, o autor foi representado inúmeras vezes como um homem branco; algo que já aconteceu e continua acontecendo com figuras históricas negras, em pinturas, desenhos e até mesmo no cinema. No filme L’ autre Dumas (“O outro Dumas”), de 2010, o ator Gérard Depardieu, loiro de olhos azuis, foi chamado para interpretar o romancista francês. Gérard Depardieu em cena no filme L'autre Dumas Adaptado de aventurasnahistoria.uol.com.br. A partir do texto, a demora no reconhecimento ao escritor Alexandre Dumas teve como razão a: (A) redução da intolerância (B) atenuação da discriminação (C) persistência do preconceito (D) continuidade do supremacismo


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5(UERJ - 2022)Número Original: 60Código: 11602896

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Processos e fatos históricos sobre a dominação belga do Congo no contexto do imperialismo europeu .f Congo.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2022
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 O zoológico humano de Tervuren, na Bélgica Para a Exposição Internacional de Bruxelas, que ocorreu em 1897, o Rei Leopoldo II mandou construir o Palácio Colonial, atual Palácio da África, em Tervuren. As salas de exposição do Palácio abrigaram animais, objetos etnográficos e artísticos congoleses, além de produtos econômicos congoleses e europeus. Outras atrações também foram instaladas em Tervuren: um monotrilho, um hipódromo, um velódromo e um campo de esportes. Três aldeias cercadas foram criadas na cidade, duas Bangala e uma Mayombe. Um total de 267 homens, mulheres e crianças congoleses foram forçados a ocupar essas aldeias. Havia uma quarta aldeia, a vila de Gijzegem, em homenagem à localidade onde o abade Van Impe educou jovens congoleses. Esse abade queria mostrar e divulgar sua obra, provando que era possível educar os colonizados. Algumas crianças da vila de Gijzegem, em Tervuren Adaptado de africamuseum.be. Na Exposição Internacional de Bruxelas, foram apresentados os resultados das ações imperialistas do governo belga na região do Congo, no decorrer da segunda metade do século XIX. A partir da análise do texto e da fotografia, a concepção que orientou essas ações e um de seus efeitos para as populações congolesas da época estão indicados, respectivamente, em: (A) globalismo - discriminação (B) etnocentrismo - aculturação (C) colaborativismo - racialização (D) evolucionismo - miscigenação


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