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Resultados

1(UERJ - 2021)Número Original: 59Código: 10203229

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Leituras atuais sobre o sentido de pátria ressaltado nas expressões artísticas a partir do século XX .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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E, bem pensado, mesmo na sua pureza, o que vinha a ser a Pátria? Não teria levado toda a sua vida norteado por uma ilusão, por uma ideia a menos, sem base, sem apoio, por um Deus ou uma deusa cujo império se esvaía? Não sabia que essa ideia nascera da amplificação da crendice dos povos greco-romanos de que os ancestrais mortos continuariam a viver como sombras e era preciso alimentá-las para que eles não perseguissem os descendentes? (...) Reviu a história; viu as mutilações, os acréscimos em todos os países históricos e perguntou de si para si: como um homem que vivesse quatro séculos, sendo francês, inglês, italiano, alemão, podia sentir a Pátria? Uma hora, para o francês, o Franco-Condado era terra dos seus avós, outra não era; num dado momento, a Alsácia não era, depois era e afinal não vinha a ser. Nós mesmos [brasileiros] não tivemos a Cisplatina e não a perdemos? (...) Certamente era uma noção sem consistência racional e precisava ser revista. LIMA BARRETO Triste Fim de Policarpo Quaresma, parte Ill, capítulo V. No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto abordou contradições da sociedade brasileira do início do período republicano. Nesse contexto, na reflexão que faz no trecho citado, o personagem Major Quaresma ressalta um entendimento em que a noção de pátria pode ser definida atualmente como: (A) herança cultural (B) comunidade imaginada (C) contingência geográfica ( D) determinação econômica


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     B     
     C     
     D     
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2(UERJ - 2021)Número Original: 60Código: 10203255

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Aspectos do desenvolvimento socioeconômico do Brasil que dificultam a aplicação do ECA nos dias atuais .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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O GRITO dos inos e Meninas de Eua jovimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/PE Ano XI - Edição Extra - Recife, maio/2000 Expo Criança 2000 As grandes preocupações do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua em Pernambuco ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE O ECasestá completando dez anos. uma década desta lei fundamental, que garante os direitos das crianças e adolescentes de todo o Brasil. . Mas ainda falta ser efetivamente implementada e respeitada. O ECA ESTÁ AI, MAS FALTA CUMPRIR! O QUE FAZER Uma ação bem articulada entre governo e entidades da sociedade civil pode dar uma solução definitiva para o problema da criança e do adolescente de rua, com educação para todos. O Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua em Pernambuco possui 21 Núcleos de Base e 1 Pré-Núcleo, realiza formação de educadores e EST. E BO Ane DA CRIANÇA participa de diversos fóruns de ebate e articulação sobre a LESCENTE realidade dos meninos e meninas de rua. escoladeconselhospe.com.br Os textos acima fazem parte de uma edição de 2000 da publicação “O grito dos meninos e meninas de rua”. Essa publicação foi uma das ações que integrou o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, criado em 1985, cuja mobilização teve papel fundamental para a aprovação, em 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pelo Congresso Nacional. Ao comparar o conteúdo dos textos e a situação socioeconômica atual, identifica-se que o principal aspecto que compromete a aplicação do ECA é: (A) disparidade de renda familiar (B) estagnação de oferta laboral (C (D ) interrupção de reformas urbanas ) analfabetismo de populações rurais


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3(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 51Código: 32053

Segundo exame de qualificação

Brasil no século XXI.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever, em geral, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro. Senhores Congressistas, o tupi-guarani, língua aglutinante, é a única capaz de traduzir as nossas belezas, de pôr-nos em relação com a nossa natureza e adaptar-se perfeitamente aos nossos órgãos vocais e cerebrais, por ser criação de povos que aqui viveram e ainda vivem. Lima Barreto Adaptado de Triste fim de Policarpo Quaresma (1915). Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008. A história narrada em Triste fim de Policarpo Quaresma se passa no momento de implantação do regime republicano no Brasil. Seu personagem principal, o Major Quaresma, defende alguns projetos de reforma, um deles relatado no trecho citado. A justificativa do personagem para a adoção do tupi-guarani como língua oficial brasileira baseia-se na associação entre nacionalidade e a ideia de: (A) valorização da cultura local (B) defesa da diversidade racial (C) preservação da identidade territorial (D) independência da população autóctone


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     A     
     B     
     C     
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4(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 3Código: 31936

Exame Discursivo

Brasil no século XXI.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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Mais de 10 milhões de cativos foram retirados do continente africano entre 1500 e 1850, e quase metade deles desembarcou no Brasil. Ao chegarem da África, os negros eram amontoados em galpões e depois expostos para venda. Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XVIII, a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras nas regiões do Morro da Conceição e do Morro do Livramento contribuiu para o estabelecimento do mercado de escravos em um local menos incômodo, com hortas e chácaras. Foi escolhida então a região do Valongo, que compreendia Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Isso estimulou, na época, o crescimento urbano com a criação de armazéns, loteamento de áreas, abertura de ruas e aterramento de pântanos. “Adaptado de pretosnovos.com br. O mapa abaixo apresenta os pontos do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana na antiga região do Valongo, localizado na atual Zona Portuária da cidade. O comico dos retos Novos O cento Cura José onto O texto e o mapa remetem a vestígios deixados pelas relações escravistas na área central da cidade do Rio de Janeiro. Explicite o principal motivo para a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras na área central do Rio de Janeiro em meados do século XVIII. Em seguida, aponte um dos objetivos para a criação do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana.


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5(UERJ- aa - 2017)Número Original: 54Código: 6627524

Primeiro exame de qualificação

Significados dos monumentos históricos construídos no Brasil do século XXI referentes à contribuição de personagens negros na construção da história e da identidade do país.g Significados dos monumentos históricos construídos no Brasil do século XX referentes à figura do Barão de Mauá no desenvolvimento da economia brasileira a partir do século XIX.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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Estátua de João Cândido, inaugurada em 2008, Praça Estátua do Barão de Mauá, inaugurada em 1910, Praça Mauá, Rio de Quinze, Rio de Janeiro. Janeiro. correiosnegro.blogspot.com.br ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br Os monumentos históricos promovem o destaque de acontecimentos, personagens, feitos e valores a serem reverenciados por uma sociedade. Exemplos desses monumentos são as estátuas de João Cândido, líder da Revolta da Chibata no início do século XX, e do Barão de Mauá, empresário e empreendedor no século XIX. As estátuas desses personagens indicam, respectivamente, o enaltecimento das seguintes ideias: (A) revisão das hierarquias militares — progresso financeiro (B) defesa dos direitos trabalhistas — dinamização comercial (C) redimensionamento do preconceito racial — integração nacional (D) diversidade das contribuições étnicas — modernização econômica


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