Busca de Exercícios - UERJ - Dilatação Térmica Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Dilatação Térmica
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 10Código: 6991278

Exame Discursivo

Dilatação Aparente

Questão de Vestibular - UERJ 2018
Exibir texto da questão

Para uma análise física, um laboratório utiliza um sistema composto por um termômetro, um aquecedor, um recipiente com ladrão e outro recipiente menor acoplado a este. O primeiro recipiente é preenchido até a altura do ladrão com 400 cm* de um determinado líquido, conforme ilustrado abaixo. termômetro aquecedor \ si O sistema, mantido em temperatura ambiente de 25 °C, é entao aquecido até 65 °C. Como em geral os líquidos se dilatam mais que os sólidos, verifica-se o extravasamento de parte do líquido, que fica armazenado no recipiente menor. Após o sistema voltar à temperatura inicial, o volume de líquido extravasado corresponde a 3,2 cm”. Observe a ilustração: termômetro aquecedor (cão [3,2 cm3 Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do material que constitui o recipiente é igual 36 x 10 ºC”, calcule o coeficiente de dilatação do líquido.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ - 2022)Número Original: 35Código: 11602865

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Dilatação Térmica

Questão de Vestibular - UERJ 2022
Exibir texto da questão

Em um instituto de análises físicas, uma placa de determinado material passa por um teste que verifica o percentual de variação de sua área ao ser submetida a aumento de temperatura. Antes do teste, a placa, que tem área igual a 3,0 x 10º cm?, encontra-se a 20 “C; ao ser colocada no forno, sua temperatura atinge 60 ºC. Sabe-se que o coeficiente de dilatação linear do material que a constitui é igual a 1,5 x 10ººC”. Nesse teste, o percentual de variação da área da placa foi de: (A) 0,16% (B) 0,12% (C) 0,8% (D) 0,6%


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ - 2016)Número Original: 2Código: 6977811

Exame Discursivo

Dilatação Térmica

Questão de Vestibular - UERJ 2016
Exibir texto da questão

FENDA NA PONTE RIO-NITERÓI É UMA JUNTA DE DILATAÇÃO, DIZ CCR De acordo com a CCR, no trecho sobre a Baía de Guanabara, as fendas existem a cada 400 metros, com cerca de 13 cm de abertura. oglobo.com, 10/04/2014. Admita que o material dos blocos que constituem a Ponte Rio-Niterói seja o concreto, cujo coeficiente de dilatação linear é igual a 1 x 10° °C". Determine a variação necessária de temperatura para que as duas bordas de uma das fendas citadas na reportagem se unam.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 5Código: 10429

Discursivo

Dilatação Volumétrica Rec

Questão de Vestibular - UERJ 2008
Exibir texto da questão

Considere um recipiente R cujo volume interno encontra-se totalmente preenchido por um corpo maciço C e um determinado líquido L, conforme o esquema abaixo. <——R A tabela a seguir indica os valores relevantes de duas das propriedades físicas dos elementos desse sistema. elementos Gees) E a recipiente Bx10s . O 0x10" 2 Admita que o sistema seja submetido a variações de temperatura tais que os valores das propriedades físicas indicadas permaneçam constantes e que o líquido e o corpo continuem a preencher completamente o volume interno do recipiente. Calcule a razão que deve existir entre a massa M,, do corpo e a massa M, do líquido para que isso ocorra.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 1Código: 9898

Discursivo

Dilatação Térmica

Questão de Vestibular - UERJ 2010
Exibir texto da questão

A figura abaixo representa um retângulo formado por quatro hastes fixas. Considere as seguintes informações sobre esse retângulo: e sua área é de 75 cm? a temperatura de 20 °C; e a razão entre os comprimentos ly e lo é iguala 3; a e * as hastes de comprimento ly são constituídas de um mesmo material, e as hastes de comprimento a (o. de outro; e e a relação entre os coeficientes de dilatação desses dois materiais equivale a 9. Admitindo que o retângulo se transforma em um quadrado à temperatura de 320 ºC, calcule, em ºC”, o valor do coeficiente de dilatação linear do material que constitui as hastes menores.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.