Busca de Exercícios - UERJ - Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f - Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f
  • Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ - 2017)Número Original: 4Código: 6638962

Exame Discursivo

Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Questões com imagens (Hist.) Questões de identificação na pergunta (Hist.)

Questão de Vestibular - UERJ 2017
Exibir texto da questão

CRIOULO FUGIDO. RS. 500000 Anda fugido, desde © dia 18 de Outubro de 1854, o escravo erioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos annos de idade, com falta de dentes na frente, com pouea ou nenhuma barba, baixo, reforçado, é muito calçado “intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça donde & natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na cbre ao seu senhor Eduardo Lacmmert, run da Quitanda n.º 77, receberá 30U000 de gratlicação. Anda fugido, desde o dia 18 de outubro de 1854, o escravo crioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos anos de idade, com falta de dentes na frente, com pouca ou nenhuma barba, baixo, reforçado, e picado de bexigas que teve há poucos anos, é muito pachola, mal encarado, fala apressado e com a boca cheia olhando para o chão; costuma às vezes andar calçado intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça, donde é natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na Corte ao seu senhor Eduardo Laemmert, rua da Quitanda n.º 77, receberá 50$000 de gratificação. ET = Ca UBE Ra e E scielo.be O anúncio exemplifica uma prática que se tornou comum na imprensa brasileira no século XIX: a divulgação de oferta de recompensas por escravos fugidos. Tal prática possibilita situar a importância dessa mão de obra em diversas atividades econômicas. A partir das informações do anúncio, identifique duas características da condição de vida dos escravos, no Brasil, naquele momento. Indique, também, a principal transformação no mercado de compra e venda de escravos ocorrida em 1850 que justifique o pagamento de uma recompensa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.