Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFMG - Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG - 2008)Número Original: 16Código: 6347146

Primeira Etapa

Estudo da sequência de etapas do processo de eletrização por indução .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Durante uma aula de a, o Professor Carlos Heitor faz a demonstração de eletrostática que se descreve a seguir. Inicialmente, ele aproxima duas esferas metálicas — R e S—, eletricamente neutras, de uma outra esfera isolante, eletricamente carregada com carga negativa, como representado na Figura I. Cada uma dessas esferas está apoiada em um suporte isolante. Em seguida, o professor toca o dedo, rapidamente, na esfera S, como representado na Figura II. Isso feito, ele afasta a esfera isolante das outras duas esferas, como representado na Figura IIT. R s 1 R W tf 4 Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, na situação representada na Figura III, A) a esfera R fica com carga negativa e a S permanece neutra. B) a esfera R fica com carga positiva e a S permanece neutra. C) a esfera R permanece neutra e a S fica com carga negativa. D) a esfera R permanece neutra e a S fica com carga positiva.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG - 2009)Número Original: 64Código: 6347318

Primeira Etapa

Estequiometria com Pureza com uma única etapa .f Estequiometria com a reação explicitada .f Estequiometria com massa.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Uma amostra de sulfato de sódio, Na,SO,, impura, com massa de 2,53 g, é dissolvida em água. A solução resultante é, então, tratada com cloreto de bário, BaC'L,, em excesso. Nessa reação, obtêm-se 2,33 g de sulfato de bário, BaSO,. Durante o processo, ocorre a reação química representada nesta equação: ‘Na,SO, (aq) + BaCC, (aq) —> 2 NaCC (aq) + BaSO, (s) As massas molares das substâncias envolvidas no processo estão representadas neste quadro: Substância Massa molar / (g/mol) Na,SO, 142,0 BaCl, 208,0 NaCl 58,5 BaSO, 233,0 Suponha que a reação ocorre com 100% de rendimento. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a massa da impureza presente na amostra de sulfato de sódio é de A) 0,999. B) 111g. C) 1,429. D) 1,549.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFMG - 2008)Número Original: 1Código: 6347135

Primeira Etapa

Características gerais do sistema sensorial .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

“Sabe-se que o chocolate contém muitas substâncias psicoativas. que chegam ao cérebro através do sangue. logo após sua digestão. Elas atuam sobre os neurônios e os neurotransmissores, provocando todas aquelas sensações de bem-estar, euforia. prazer. trangiilidade. concentração e diminuição da ansiedade e da dor. que fazem a gente querer mais um pedacinho de chocolate.” GUERRA, L.B, Chocolate é uma festa para o cérebro. Química do chocolate. CDC, UFMG, 2007. (Adaptado) Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta células ou estruturas que NÃO estão diretamente envolvidas na percepção das sensações induzidas pelo chocolate. A) Alvéolos pulmonares B) Células absortivas do intestino C) Células endoteliais D) Substância cinzenta do cérebro


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFMG - 2008)Número Original: 6Código: 6347140

Primeira Etapa

Resposta no nome do tópico .f Características gerais dos anfíbios .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Analise estas características de um animal na fase adulta: * Hábitat: brejos * Trocas gasosas: pele e/ou pulmões * Nutrição: carnívoros * Anatomia da boca: ausência de dentes e presença de língua protátil Considerando-se tais características, é INCORRETO afirmar que esse animal A) apresenta variação de temperatura corporal. B) se alimenta de insetos capturados com a língua. C) se reproduz por fecundação interna e possui ovo com casca. D) utiliza o oxigênio presente no ar ou dissolvido na água.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFMG - 2008)Número Original: 1Código: 6347225

Segunda Etapa

Características dos processos biológicos que promovem a adaptação espécies .f Uso de figuras (Biologia).t Características do processo de resistência bacteriana à antibióticos .f Características do processo reprodutivo das bactérias .f Características gerais das teorias da evolução .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Há algum tempo, a resistência a antibióticos vem-se tornando um problema mundial de Saúde Pública, porque dificulta o tratamento de infecções bacterianas. 1. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias: So Legenda: O Sensível ao antbitico, ampiciina © Resistente ao antibiótico ampiclina Introdução do antibiético ———> ampicilina A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, A) CITE dois fatores evolutivos que atuaram nessa população. Fator evolutivo 1 Fator evolutivo 2: B) EXPLIQUE, de acordo com a teoria neodanwinista, a atuação desses dois fatores evolutivos na população de bactérias representada 2. Analise esta figura, em que está representada uma população de bactérias que, logo após a introdução de antibiótico, se tomou resistente: Introdução do O cosmo mpiina antibiótico > X P ampiolina Ê à E à ê 3 ê n gerações © o tra A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a teoria evolutiva que permite explicar as mudanças observadas nessa população. JUSTIFIQUE sua resposta. Teoria evolutiva: Justificativa: 3. Atualmente, os antibióticos são utilizados em larga escala tanto em países desenvolvidos quanto naqueles. em desenvolvimento. Analise esta tabela, em que está indicada a quantidade de antibióticos utilizada nos Estados Unidos, em diferentes situações: Uso de antibiótico Quantidade de antibióticolano No tratamento de doenças infecciosas "sm gore ha 11,5 x 10" kg Em rações para animais 70x10kg Na agricultura 4.5 x 10%kg A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE uma medida no âmbito da Saúde Pública e uma medida no âmbito pessoal que podem contribuir para minimizar esse grave problema da resistência bacteriana a antibióticos. Medida de Saúde Pública: Medida pessoal: 4. Um dos problemas da resistência a antibióticos consiste na disseminação de genes de resistência entre as bactérias. Analise esta figura, em que estão indicados os mecanismos — 1, IT e HI — de transmissão de genes entre bactérias: Plasmídeo actendago +—) Cromossoma Fragmentos. de DNA A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE esses três mecanismos. Mecanismo I Mecanismo IE: Mecanismo HI:


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?