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Busca de Exercícios - UFMG - Análise de Genealogias - Herança (Genética) Aprenda a usar!

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1(UFMG- aa - 2010)Número Original: 3Código: 6388863

Segunda Etapa

Análise Genealógica de Herança Autossômica Identificação de Genótipos (Análise de Genealogias)
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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1. Analise este heredograma de uma família que apresenta xeroderma pigmentoso, uma doença genética rara: o Legenda: a Baum ú ó E ó Os indivíduos com essa doença caracterizam-se por extrema sensibilidade à luz solar e, também, por um risco mil vezes maior de desenvolver tumores de pele que uma pessoa normal Considerando as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, A) CITE o provável padrão de herança do xeroderma pigmentoso. B) CALCULE a probabilidade de o indivíduo V.1 vir a ter xeroderma pigmentoso. C) Um amigo da família fez o seguinte comentário: “Nessa família, nasce tanta criança doente! Também, é um tal de primo casar com prima...” Considerando esse comentário, RESPONDA: Do ponto de visto biológico, tal afirmativa tem fundamento? JUSTIFIQUE sua resposta. Sim. Não. 2. O DNA participa de importantes processos na sintese molecular. A) Durante a realização de um desses processos, nos indivíduos com xeroderma pigmentoso, a proteina anômala não é capaz de reparar erros, o que resulta em mutações IDENTIFIQUE esse processo. B) Indivíduos portadores de xeroderma pigmentoso podem apresentar algumas células em que o DNA normal é, com uma frequência muito alta, substituído pelo DNA mutante. Analise estas duas representações de fragmentos de DNA: A T G T T c T T T A G G c c T T A c A A G A A A T c c G G A DNA normal A T G T Cc Cc T T T A G G c c T T A Cc A G G A A A T c c G G A DNA mutante Agora, analise estas três sequências de fita simples A T G T c c T T T A G G c c T I U A c A A G A A A U c c G G A I Considerando as informações contidas nas duas sequências iniciais — DNA normal e DNA mutante — e outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE a sequência — I, II ou III — que apresenta um RNA em que o DNA mutante foi usado como molde. JUSTIFIQUE sua resposta. Sequência Justificativa: 3. CITE uma medida a ser adotada por pacientes que apresentam xeroderma pigmentoso, para evitar a formação de tumores devido a mutações.


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2(UFMG - 2009)Número Original: 7Código: 6347303

Primeira Etapa

Identificação do padrão de herança a partir da análise familiar .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança A) dominante ligada ao cromossoma Y. B) dominante ligada ao cromossoma X. C) recessiva ligada ao cromossoma X. D) restrita ao cromossoma Y.


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3(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388941

Primeira Etapa

Características das análises de heredogramas .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a elaboração de heredogramas, como este: O 0 E Afetados O Ó O Normais é O É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode A) determinar o provável padrão de herança de uma doença. B) ilustrar as relações entre os membros de uma famil C) prever a frequência de uma doença genética em uma população. D) relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.


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4(UFMG - 2007)Número Original: 23Código: 6346617

Primeira Etapa

Análise genealógica de doenças relacionadas a herança recessiva ligada ao cromossomo X .f Uso de heredograma (Biologia).t Identificação de portadores do gene para daltonismo .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Analise este heredograma, em que está representada a herança do daltonismo, condicionada por gene recessivo localizado no cromossoma X: E o Legendas: O Normais E Afetados Considerando-se as informações contidas nesse heredograma e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que A) oindivíduo I.2 apresenta o fenótipo normal e é portador do gene do daltonismo. B) o indivíduo IIL.4 recebeu o gene do daltonismo de qualquer um de seus genitores. C) os casais como 1.1 e 1.2 têm maior probabilidade de ter filhos do sexo masculino daltônicos. D) os filhos do sexo masculino de II.2 serão daltônicos, independentemente do genótipo do seu pai.


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5(UFMG- aa - 2012)Número Original: 4Código: 6388789

Segunda Etapa

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Com gráfico de barras (biologia).t Classificação da forma de nutrição de seres vivos por meio de processos biológicos .f Uso de heredograma (Biologia).t Análise de uma reação ecológica com base em suas características .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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A classe dos felinos - em que se incluem O gato doméstico, a jaguatirica, a onça e O leão — abriga espécies de diversos tamanhos e hábitos. O gato doméstico é usado como modelo em pesquisas que ajudam no estudo da biologia de felinos selvagens. 1. Dois criadores de gatos possuem, em seus gatis, animais com pelos curtos e com pelos longos, mas a demanda por estes ultimos cresceu. Assim, ambos os criadores deram início a estratégias de cruzamento com a intenção de aumentar o número de gatos com pelos longos nas ninhadas. Analise estes heredogramas, em que estão representados os cruzamentos nos dois gati Legenda O DJ Pelouro ES S Pelo longo S SS 6b hhdhs Gatil | Gatil II Com base nas informações contidas nesses heredogramas e em outros conhecimentos sobre o assunto, FORMULE uma hipótese para explicar por que o criador do gatil II obteve maior proporção de filhotes de pelos longos 2. Acaça de animais para o comércio de peles ajudou a colocar a jaguatirica (Leopardus pardalis) na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A) CITE um fator, além da caça, que contribui para a extinção dessa espécie. JUSTIFIQUE sua resposta. Fator: Explicação: B) Analise estes dois gráficos, em que estão representados os hábitos alimentares da jaguatirica e do lobo-guará. o % Ê i É É ê 6 p e & é se e É e E sé NS & & & = SÉ e « | - Jaguatirica II Lobo-guará BE Estação chuvosa [B Estação seca Atenção: Osdados representados nesses dois gráficos foram obtidos nos mesmos ambientes e períodos. Com base nos dados contidos nesses gráficos & em outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE, assinalando com um X a quadrícula apropriada, se você concorda, ou não, com as duas afirmativas - | e II - abaixo. JUSTIFIQUE cada uma de suas respostas. Afirmativa |: Arelação ecológica existente entre a jaguatirica e o lobo-guará é de competição. [| Concordo. [] Não concordo. Justificativa: Afirmativa II: Aseca favorece hábitos onivoros em ambas as espécies. Concordo. Não concordo. Justificativa:


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