Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFMG - Morfologia - Sintaxe Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Morfologia
  • Sintaxe
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG- aa - 2009)Número Original: 3Código: 6389034

Segunda Etapa

Sintaxe
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Leia este trecho de diálogo: CHICO Que invenção foi essa de dizer que o cachorro era do Major Antônio Moraes? JOÃO GRILO Era o único jeito do padre prometer que benzia. Tem medo da riqueza do Major que se péla. Não viu a diferença? Antes era “Que maluquice. que besteira!”. agora “Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus!” SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 2005. p. 24. Levando em consideração o fato de que essa obra pertence ao gênero dramático, REDIJA um texto, explicando a função das aspas no trecho transcrito.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG- aa - 2012)Número Original: 4Código: 6388754

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Morfologia Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2012
Exibir texto da questão

Leia estes trechos: TRECHO 1 Colombo sabe perfeitamente que as ilhas já têm nome, de uma certa forma, nomes naturais (mas em outra acepção do termo): as palavras dos outros, entretanto, não lhe interessam muito, e ele quer rebatizar os lugares em função do lugar que ocupam em sua descoberta, dar-lhes nomes justos; a nomeação, além disso, equivale a tomar posse TODOROV, Tzevetan. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 27. TRECHO 2 [...] ca quarta-feira seguinte. pela manhã. topamos aves a que chamam fura-buchos e neste dia. a horas de véspera. houvemos vista de terra, a saber: primeiramente dum grande monte mui alto e redondo, e de outras serras mais baixas ao sul dele, e de terra cha com grandes arvoredos; ao qual monte alto o Capitão pôs nome o Monte Pascoal, e à terra a Terra da Vera Cruz. CAMINHA, Pero Vaz de. Carta ao Rei Dom Manuel. Belo Horizonte: Crisálida, 2002. p. 17. EXPLICITE, comparando os dois trechos, a relação existente entre os atos de nomear e tomar posse.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFMG - 2008)Número Original: 5Código: 6347292

Segunda Etapa

Morfologia Pronomes
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Leia esta canção: Quando o Rei era menino “Já tinha espada na mão “e a bandeira do Divino com o signo-de-salomão. “Mas Deus marcou seu destino: de passar por traição. Doze guerreiros somaram “pra servirem suas leis — ganharam prendas de ouro “usaram nomes de reis. Sete deles mais valiam: dos doze eram um mais seis. Mas um dia, veio a Morte vestida de Embaixador: chegou da banda do norte e com toque de tambor: Disse ao Rei: — A tua sorte “pode mais que o teu valor? — Essa caveira que eu vi não possui nenhum poder! — Grande Rei, nenhum de nós escutou tambor bater. “Mas é só baixar as ordens que havemos de obedecer. — Meus soldados, minha gente, esperem por mim aqui. Vou à Lapa de Belém pra saber que foi que ouvi. E qual a sorte que é minha Desde a hora em que eu nasci... — Não convém, oh Grande Rei, “juntar a noite com o dia... — Não pedi vosso conselho “peço a vossa companhia! ‘Meus sete bons cavaleiros flor da minha fidalguia. Um falou pra os outros seis E os sete com um pensamento: — Asina do Rei é a morte, temos de tomar assento. Beijaram suas sete espadas, produziram juramento. A viagem foi de noite “por ser tempo de luar: Os sete nada diziam porque o Rei iam matar. Mas o Rei estava alegre e começou a cantar. — Escuta, Rei favoroso, nosso humilde parecer: GUIMARÃES ROSA, João. O recado do morro Rio de “Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p 108-110. Aúltima estrofe dessa canção não é totalmente transcrita no livro e o leitor fica sabendo dela apenas os dois. primeiros versos. A suspensão da canção associa-se à saída de Pedro Orésio da sala em que Laudelim a estava cantando. REDIJA um texto, explicando por que esse recurso é importante para a manutenção do suspense na narrativa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UFMG - 2008)Número Original: 44Código: 6347217

Primeira Etapa

Morfologia Sintaxe
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

“Há quem diga que as montanhas criam uma propensão ao ensimesmamento... (linhas 24-25) Identifique a função do termo destacado nesse fragmento. Agora, assinale a alternativa em que o termo destacado exerce, na frase transcrita do texto, a mesma função. A) ...areação é uma pálida [...] concordância. que não vai além de um balançar de cabeça. B) Acho folclórica a imagem de desconfiado, usurário e sonegador que o Brasil tem de nós. C) Consta que herdamos a tão propalada desconfiança dos nossos antepassados... D) Tão constrangida que parece esboçada apenas para não me desapontar...


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFMG - 2007)Número Original: 21Código: 6347038

Primeira Etapa

Morfologia Crônicas (Interpretação de textos) Sintaxe
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFMG 2007
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa em que, nos trechos transcritos, os dois termos destacados NÃO exercem a mesma função. A) ... acaba se convencendo... (linha 3) Quando se irrita... (linhas 61-62) B) ...olhava-se pela janela... (linha 44) Ergue-se como novo sujeito... (linhas 54-55) C) Sechego de ônibus... (linha 10) Se continuar assim... (linha 51) D) Tudo se compra... (linha 30) Vende-se até a imagem... (linha 42)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?