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Busca de Exercícios - UFMG - Noções Primitivas sobre Ondas Aprenda a usar!

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1(UFMG - 2007)Número Original: 15Código: 6346629

Primeira Etapa

Gráfico t vs Y da propagação de uma onda não estacionária (Com aplicação da fórmula da velocidade) Gráfico X vs Y da propagação de uma onda não estacionária (Com aplicação da Fórmula da velocidade)
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Bernardo produz uma onda em uma corda, cuja forma, em certo instante, está mostrada na Figura IL Na Figura II, está representado o deslocamento vertical de um ponto dessa corda em função do tempo. y(cm) x (cm) y(cm) 10 > 0 0, (50 0, t(s) -10 Il Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a velocidade de propagação da onda produzida por Bernardo, na corda, é de A) 0,20 mis. B) 0,50 mis. C) 1,0 m/s. D) 2,0 m/s.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFMG - 2008)Número Original: 14Código: 6347148

Primeira Etapa

Explicação de fenômenos rotineiros a partir de princípios relacionados às ondas sonoras
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Quando, em uma região plana e distante de obstáculos, se ouve o som de um avião voando, parece que esse som vem de uma direção diferente daquela em que, no mesmo instante, se enxerga o avião. Considerando-se essa situação, é CORRETO afirmar que isso ocorre porque A) a velocidade do avião é maior que a velocidade do som no ar. B) a velocidade do avião é menor que a velocidade do som no ar. C) a velocidade do som é menor que a velocidade da luz no ar. D) o som é uma onda longitudinal e a luz uma onda transversal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388853

Segunda Etapa

Elementos Característicos de uma Onda não estacionária
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Na Figura I, está representada, em certo instante, a forma de uma onda que se propaga em uma corda muito comprida e, na Figura II, essa mesma onda 0,10 s depois. O ponto P da corda, mostrado em ambas as figuras, realiza um movimento harmônico simples na direção y e, entre os dois instantes de tempo representados, desloca-se em um único sentido. 1. Considerando essas informações, RESPONDA: Essa onda está se propagando no sentido positivo ou negativo do eixo x? JUSTIFIQUE sua resposta. 2. Para a onda representada, DETERMINE A) a frequência. B) a velocidade de propagação. To To x (em) mo Notem Figura II


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4(UFMG- aa - 2011)Número Original: 4Código: 6388733

Segunda Etapa

Elementos Característicos de uma Onda não estacionária
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Questão de Vestibular - UFMG 2011
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Na figura ao lado, estão representadas cristas consecutivas de uma onda sonora, emitida por uma fonte que se move em relação ao ar, em uma região sem vento. Cada divisão horizontal ou vertical nessa figura vale 0,50 m. QOCCCO CCC 1. Com base nessas informações, DETERMINE a velocidade dessa fonte de som. 2. Assinalando com um X a quadrícula apropriada, RESPONDA: Em qual das posições — K, L, M, P ou Q, indicadas na figura -, uma pessoa percebe o som em tom mais agudo? K L M P Q Com base nas informações contidas na figura, JUSTIFIQUE sua resposta. 3. Considere, agora, que a fonte sonora passa a se mover com velocidade igual à velocidade do som. ESBOCE, no diagrama ao lado, as cristas da onda sonora nessa situação. Pee eer a oo JUSTIFIQUE sua resposta.


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5(UFMG - 2008)Número Original: 4Código: 6347229

Segunda Etapa

Fórmula do modo de vibração em cordas vibrantes Fórmula da velocidade da onda (Sem mudança do meio) Intradisciplinar nos Iítens Separados (Não Sequencial) (Discursivas)
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Bruna afina a corda mi de seu violino, para que ela vibre com uma frequência mínima de 680 Hz. A parte vibrante das cordas do violino de Bruna mede 35 cm de comprimento, como mostrado nesta figura Considerando essas informações, 1. CALCULE a velocidade de propagação de uma onda na corda mi desse violino. 2. Considere que a corda mi esteja vibrando com uma frequência de 680 Hz. DETERMINE o comprimento de onda, no ar, da onda sonora produzida por essa corda


Veja o vídeo para saber a resposta!

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