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1(UFMG - 2007)Número Original: 12Código: 6346638

Primeira Etapa

Potência elétrica em resistores e geradores (Circuitos elétricos) Circuitos elétricos Gerador-Resistor com chave e (ou) Curto-Circuito e com resistores somente em série Circuitos elétricos Gerador-Resistor sem chave e com resistores somente em paralelo intradisciplinar no enunciado
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Em uma experiência, Nara conecta lâmpadas idênticas a uma bateria de três maneiras diferentes, como representado nestas figuras: bateria |, | |, I I i LS LS oD fy py o A o &) oy Q Y s R Considere que, nas três situações, a diferença de potencial entre os terminais da bateria é a mesma e os fios de ligação têm resistência nula. Sejam P4. Pp e Ps os brilhos correspondentes, respectivamente, às lâmpadas QRes. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que NP>P, e P=P,. BP,-P e PP. C) Py> P, e P>P.. D P


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2(UFMG - 2007)Número Original: 3Código: 6346637

Primeira Etapa

Aplicações no Plano Horizontal (Segunda e terceira leis de Newton) .f Aplicações com mais de 2 objetos (Segunda e terceira leis de Newton juntas) .f Teoria Aplicações com força eletromagnéticas (Seguda e Terceira leis de Newton)
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Um ímã e um bloco de ferro são mantidos fixos numa superfície horizontal, como mostrado nesta figura: m 2m ferro 5 or Em determinado instante, ambos são soltos e movimentam-se um em direção ao outro, devido à força de atração magnética. Despreze qualquer tipo de atrito e considere que a massa m do ímã é igual à metade da massa do bloco de ferro. Sejam a; o módulo da aceleração e F, o módulo da resultante das forças sobre o ímã. Para o bloco de ferro, essas grandezas são, respectivamente, a, e F,. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que A) FR=F e a=ar. Bb A=K e a=2a,. C) FR =2F e a=2a. D) F, =2F; e@ a =a.


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3(UFMG - 2009)Número Original: 14Código: 6347312

Primeira Etapa

Corrente elétrica em resistores e geradores (Circuitos elétricos) Circuitos elétricos Gerador-Resistor com chave e (ou) Curto-Circuito e com resistores em série e em paralelo (Cicruito Misto)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Observe este circuito, constituído de três resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria e; e um interruptor S: Considere que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado, observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica J. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica > q ) 2 3 tL. 2 e 2 iN) N


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4(UFMG- aa - 2009)Número Original: 3Código: 6389076

Segunda Etapa

Aplicação da Segunda lei da termodinâmica e sua relação com a lei geral dos gases perfeitos (sem vazamento) em uma transformação adiabática Equilíbrio nos vasos comunicantes (Com um gás em um dos lados e aberto no outro)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Para estudar o comportamento de um gás, um professor montou o sistema representado nesta figura: recipiente R . embolo gas manômetro ho hy | [ mercúrio Nesse sistema, um recipiente de volume V, dotado de um êmbolo e de um registro R, contém um gás que se comporta como um gás ideal. Um manômetro, que consiste em um tubo de vidro, em forma de U, que contém mercúrio, tem uma de suas extremidades conectada ao recipiente, por intermédio do registro R, e a outra extremidade aberta. Inicialmente, o registro está aberto e o gás está à pressão atmosférica p, e à temperatura ambiente T,. Sejam d a densidade do mercúrio e h, e h, a altura das colunas de mercúrio, nos ramos da esquerda e da direita do tubo, respectivamente.. 1. Apartir de certo instante, o professor comprime o êmbolo, lentamente, para que o gás se mantenha à temperatura ambiente, até reduzir à metade o volume ocupado, no recipiente, pelo gás. Considerando essa situação, DETERMINE a diferença de altura (h, - h,) entre as duas colunas de mercúrio no tubo de vidro, em termos de p,, d e g. 2. Em seguida, o professor fecha o registro R e puxa o êmbolo, rapidamente, até este retornar à posição inicial. Isso feito, ele abre o registro R e, ao mesmo tempo, observa o nível de cada uma das colunas de mercúrio no tubo de vidro. Considerando essa nova situação, RESPONDA: A altura h, é menor, igual ou maior que a altura A? JUSTIFIQUE sua resposta.


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5(UFMG - 2008)Número Original: 1Código: 6347233

Segunda Etapa

Velocidade orbital (Aplicação de Força Centrípeta) Relação entre o tempo de queda, a altura inicial e o alcance em um lançamento horizontal Intradisciplinar nos Iítens Separados (Não Sequencial) (Discursivas)
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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Um astronauta, de pé sobre a superfície da Lua, aremessa uma pedra, horizontalmente, a partir de uma altura de 1.25 m, e verifica que ela atinge o solo a uma distância de 15 m. Considere que o raio da Lua é de 1,6 x 10º m e que a aceleração da gravidade na sua superficie vale 1,6 mis* Com base nessas informações, 1. CALCULE o módulo da velocidade com que o astronauta arremessou a pedra. 2. CALCULE o módulo da velocidade com que, nas mesmas condições e do mesmo lugar, uma pedra deve ser lançada, também horizontalmente, para que, após algum tempo, ela passe novamente pelo local de lançamento:


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