Em 2010, um jornal de Belo Horizonte divulgou dados concernentes a uma pesquisa em
desenvolvimento, no Brasil, para a produção de um propelente, à base de peróxido de hidrogênio,
H,O,, e de etanol, C,H,OH, a ser usado em foguetes.
No sistema em desenvolvimento, as reações, em fase gasosa, são
1 - decomposição do peróxido em água e oxigênio molecular; e
II - posterior combustão total do etanol pelo oxigênio.
1. ESCREVA as equações químicas balanceadas das reações I e II, bem como a equação da
reação global do processo
Equação da reação I
Equação da reação II
Equação da reação global
2. Namesmamatéria nojornal, afirma-se que, além de outras vantagens, onovo propelente brasileiro
implicaria baixo impacto ambiental, pois os gases de escape “são compostos por 90% a 95%
de vapor d'água e, o restante, por gás carbônico”.
CALCULE as porcentagens de água gasosa, em massa e em volume, nos gases de escape.
Cálculo da porcentagem em massa
Cálculo da porcentagem em volume
Assinalando com um X a quadrícula apropriada, INDIQUE se as porcentagens mencionadas na
matéria jornalística estão corretas ou não.
estão corretas.
As porcentagens mencionadas a
não estão corretas.
3. Neste quadro, apresentam-se os valores aproximados das variações de entalpia, por mol e por
grama de combustível, das reações de combustão completa do metano e do etanol
: Variação de entalpial Variação de entalpial
Combustível (imo) (dg)
cH, —850 -53
cH,OH — 1300 -28
Com base exclusivamente nas informações desse quadro e assinalando com um X a quadricula
apropriada, INDIQUE qual dos dois combustíveis é mais vantajoso, do ponto de vista energético,
quando se considera a massa do combustível queimado.
O combustível mais vantajoso é o cH, CHOH
4, Na matéria jornalistica mencionada, afirma-se, ainda, que o propelente brasileiro, se concretizado,
vai contribuir menos para o aumento do efeito estufa que o metano fóssil usado, com a mesma
finalidade, por outros paises.
CALCULE a quantidade de energia liberada, por mol de CO, produzido, para cada um dos
dois combustíveis referidos no item anterior, desta questão
Cálculo referente ao metano
Cálculo referente ao etanol
Considerando esses valores, bem como o ciclo do carbono, EXPLIQUE por que, independentemente
de liberar mais ou menos energia por molde CO, produzido, o propelente brasileiro vai, de fato,
contribuir menos para o aumento do efeito estufa.