Busca de Exercícios - UFMG - Aplicação da Segunda lei da termodinâmica e sua relação com a lei geral dos gases perfeitos (sem vazamento) em uma transformação adiabática - Equilíbrio nos vasos comunicantes (Com um gás em um dos lados e aberto no outro) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aplicação da Segunda lei da termodinâmica e sua relação com a lei geral dos gases perfeitos (sem vazamento) em uma transformação adiabática
  • Equilíbrio nos vasos comunicantes (Com um gás em um dos lados e aberto no outro)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG- aa - 2009)Número Original: 3Código: 6389076

Segunda Etapa

Aplicação da Segunda lei da termodinâmica e sua relação com a lei geral dos gases perfeitos (sem vazamento) em uma transformação adiabática Equilíbrio nos vasos comunicantes (Com um gás em um dos lados e aberto no outro)

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

Para estudar o comportamento de um gás, um professor montou o sistema representado nesta figura: recipiente R . embolo gas manômetro ho hy | [ mercúrio Nesse sistema, um recipiente de volume V, dotado de um êmbolo e de um registro R, contém um gás que se comporta como um gás ideal. Um manômetro, que consiste em um tubo de vidro, em forma de U, que contém mercúrio, tem uma de suas extremidades conectada ao recipiente, por intermédio do registro R, e a outra extremidade aberta. Inicialmente, o registro está aberto e o gás está à pressão atmosférica p, e à temperatura ambiente T,. Sejam d a densidade do mercúrio e h, e h, a altura das colunas de mercúrio, nos ramos da esquerda e da direita do tubo, respectivamente.. 1. Apartir de certo instante, o professor comprime o êmbolo, lentamente, para que o gás se mantenha à temperatura ambiente, até reduzir à metade o volume ocupado, no recipiente, pelo gás. Considerando essa situação, DETERMINE a diferença de altura (h, - h,) entre as duas colunas de mercúrio no tubo de vidro, em termos de p,, d e g. 2. Em seguida, o professor fecha o registro R e puxa o êmbolo, rapidamente, até este retornar à posição inicial. Isso feito, ele abre o registro R e, ao mesmo tempo, observa o nível de cada uma das colunas de mercúrio no tubo de vidro. Considerando essa nova situação, RESPONDA: A altura h, é menor, igual ou maior que a altura A? JUSTIFIQUE sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.