Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFMG - Revoluções industriais gerais.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revoluções industriais gerais.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG- aa - 2010)Número Original: 2Código: 6388824

Segunda Etapa

Revoluções industriais gerais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2010
Exibir texto da questão

Leia este trecho: Os amotinados apareceram de repente. em grupos armados. com comandantes regulares: o chefe deles, seja quem for, é denominado General Ludd. e suas ordens são tacitamente obedecidas como se tivesse recebido sua autoridade das mãos de um Monarca. Fragmento extraído do periódico Leeds Mercury, dezembro de 1811. Citado por THOMPSON, EP. A formação da classe operária inglesa. IT. Aforça dos trabalhadores. “São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 126. Na Inglaterra do início do século XIX, ocorreram vários episódios, como o mencionado nesse trecho, alcunhados, pela tradição, de movimento “ludista” 1. IDENTIFIQUE as ações mais comuns dos chamados ludistas. 2. EXPLIQUE os objetivos de tais ações. 3. Alguns anos depois, líderes operários ingleses criaram um movimento político de grande repercussão, denominado Cartismo. EXPLIQUE os propósitos do movimento cartista.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG- aa - 2011)Número Original: 3Código: 6388690

Segunda Etapa

Revoluções industriais gerais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2011
Exibir texto da questão

Em 21 de novembro de 1806, em Berlim, Napoleão Bonaparte assinou um decreto, em que se estabeleciam as bases do que ele próprio denominou Bloqueio Continental Leia este trecho desse decreto: Considerando [...] Que a Inglaterra considera inimigo todo indivíduo que pertence a um ado inimigo e, por conseguinte, faz prisionciros de guerra não somente as equipagens dos navios armados para a guerra, mas ainda as equipagens das naves de comércio ¢ até mesmo os negociantes que viajam para os seus negócios; [...] Decretamos o que segue: Artigo 1º As Ilhas Britânicas são declaradas em estado de bloqueio. Artigo 2º Qualquer comércio e qualquer correspondência com as Ilhas Britânicas ficam interditados [...] Artigo 3º Qualquer indivíduo, súdito da Inglaterra, qualquer que seja sua condição, que for encontrado nos países ocupados por nossas tropas ou pelas tropas de nossos aliados, será constituído prisionciro de guerra. Artigo 4º Qualquer loja. qualquer mercadoria, qualquer propriedade pertencente a um súdito da Inglaterra será declarada boa presa. Artigo 5º O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa. Campo Imperial de Berlim, 21 de novembro de 1806 A partir da leitura desse trecho e considerando outros conhecimentos sobre o conflito, EXPLIQUE as diferenças relacionadas às políticas praticadas pela França e pela Inglaterra.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFMG - 2008)Número Original: 31Código: 6347177

Primeira Etapa

Revoluções industriais gerais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2008
Exibir texto da questão

Leia este trecho: “Camisas negras de Milão, camaradas operários! Há cinco anos as colunas de um templo que parecia desafiar os séculos desabaram. O que havia debaixo destas ruínas? O fim de um período da história contemporânea. o fim da economia liberal e capitalista [...] Diante deste declínio constatado e irrevogável. duas soluções aparecem: a primeira seria estatizar toda a economia da Nação. Afastamo-la. pois não queremos multiplicar por dez o número dos funcionários do Estado. Outra impõe-se pela lógica: é o corporativismo englobando os elementos produtores da Nação e. quando digo produtores, não me refiro somente aos industriais mas também aos operários. O fascismo estabeleceu a igualdade de todos diante do trabalho. A diferença existe somente na escala das diversas responsabilidades. [...] O Estado deve resolver o problema da repartição de maneira que não mais seja visto o fato paradoxal e cruel da miséria no meio da opulência.” Discurso de Mussolini dirigido aos operários milaneses, em 7 de outubro de 1934. In: MATTOSO, Katia M. de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea (1789-1963). São Paulo: Hucitec: Edusp, 1977. p. 175-177 A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que o fascismo italiano A) era anticapitalista e se propunha instalar uma nova ordem social coletivista, sem classes. B) fazia uma defesa veemente do trabalho, destacando-o como elemento unificador das forças sociais. C) propunha a união do capital e do trabalho, mediada pelo Estado e baseada no corporativismo. D) se considerava criador de um tempo e de um homem novos, no que rivalizava com o discurso socialista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFMG - 2007)Número Original: 1Código: 6347090

Segunda Etapa

Revoluções industriais gerais.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2007
Exibir texto da questão

“O que significa a frase “a revolução industrial” explodiu? Significa que a certa altura da década de 1780, e pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços. [...] Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.” HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p. 4-5. 1. CITE e ANALISE dois fatores que tornaram possível o pioneirismo inglês no processo de industrialização. A) B) 2. EXPLIQUE uma das razões por que a indústria têxtil se tornou o setor de ponta nos primórdios da industrialização.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?