Busca de Exercícios - UFPB - Hidrografia - Bacias Hidrográficas Brasileiras Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Hidrografia
  • Bacias Hidrográficas Brasileiras
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2010)Número Original: 7Código: 7733

Primeira série - Programa novo

Hidrografia Bacias Hidrográficas Brasileiras


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O Brasil apresenta uma extensa rede hidrográfica com inúmeros rios atravessando centros urbanos. A falta de planejamento fez com que grandes áreas próximas aos cursos dos rios fossem ocupadas de forma desordenada e predatória, influenciando negativamente na dinâmica natural dos rios urbanos. Com base no exposto e na literatura sobre o assunto, identifique as afirmativas corretas: I O ro Solimões, que margeia a cidade de Manaus, sofreu no ano de 2009 a maior cheia de sua história, agravada pelo excesso de lixo urbano que diminuiu consideravelmente sua vazão. O rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo, teve nesse trecho, com a construção de importantes avenidas, sua planície fluvial totalmente descaracterizada e seu curso retilinizado. O rio Paraíba, que margeia a grande João Pessoa, apresenta, no seu baixo curso, um extenso manguezal que vem sendo ocupado intensamente, contribuindo para o assoreamento do seu leito. O rio Capibaribe, no trecho que atravessa a cidade de Recife, teve sua planície flúvio-marinha, com seus manguezais, fortemente descaracterizada pelo avanço da urbanização. O rio Amazonas, que margeia a cidade de Macapá, vem sofrendo forte impacto ambiental, devido à intensa urbanização, acarretando o assoreamento do rio e a diminuição considerável de sua vazão.



Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2012)Número Original: 5Código: 7278

Primeira série

Geomorfologia Rio de Janeiro.b

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

A região metropolitana do Rio de Janeiro, apresentada no mapa a seguir, está localizada sobre um relevo de grande beleza cênica, com diversos e distintos componentes da natureza que influenciam, consideravelmente, a ocupação humana. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2011 Com base no mapa e na literatura sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro, é correto afirmar: a) A cidade do Rio de Janeiro tem todas as suas praias voltadas para o oceano Atlântico e seu sítio urbano está, praticamente, assentado sobre uma planície marinha, desprovida de elevações acentuadas. b) A baia da Guanabara banha grande parte dessa região, não tem contato direto com o oceano Atlântico e possui nível de poluição insignificante. c) As ilhas encontradas no interior da baia da Guanabara são desabitadas, pois são formadas por maciços rochosos sem cobertura vegetal, como o Pão de Açúcar, e têm dimensões bastante reduzidas. d) As lagunas e lagoas existentes nessa região foram construídas pelo homem para abastecimento público e recreação, o que as mantêm livre de poluição e bastante preservadas. e) A região está assentada sobre um terreno extremamente heterogêneo, constituído, dentre ontros componentes, por planícies, pontões rochosos, ilhas, morros e praias voltadas para a baia da Guanabara e para o oceano Atlântico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2010)Número Original: 4Código: 7726

Primeira série - Programa novo

Talude Continental Geomorfologia

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

Observe o perfil do relevo submarino. Planicie costeira Plataforma continental Talude continental Elevação continental — Planície abissal Adaptado de: PRESS, Frank. et al.. Para entender a Terra. 4º ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 429. A recente descoberta de uma grande acumulação de petróleo e gás no litoral sudeste brasileiro, denominada megacampo Tupi, dá início a uma nova era na história do petróleo no Brasil, podendo colocar as reservas petrolíferas do país entre as dez maiores do mundo. Considerando essa recente descoberta e a figura apresentada, é correto afirmar que o megacampo Tupi localiza-se no (na) a) Plataforma Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta continental na camada do pré-sal. b) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade inferior a 200 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares na camada do pós-sal. c) Planície Abissal da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pré-sal. d) Plataforma Continental da Bacia de Campos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas cristalinas da crosta oceânica na camada do pós-sal. e) Talude Continental da Bacia de Santos, em profundidade superior a 2000 metros, com petróleo acumulado em rochas sedimentares da camada do pré-sal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2010)Número Original: 5Código: 7727

Primeira série - Programa novo

Geomorfologia Classificação de Jurandyr Ross

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

O mapa ao lado representa o relevo brasileiro com seus 28 compartimentos. De acordo com esse mapa, as cidades de João Pessoa, Belo Horizonte e Teresina estão localizadas em diferentes compartimentos do relevo brasileiro. Nesse sentido, identifique a alternativa que apresenta corretamente esses compartimentos com suas respectivas atividades econômicas predominantemente desenvolvidas: pies a João Pessoa Belo Horizonte Teresina Baixos Planaltos Costeiros / cana-de-açúcar Planalto Atlântico / mineração Depressão Sertaneja / pecuária b) Planície Costeira / turismo Planaltos e Serras de Goiás- Minas / pecuária Planalto da Borborema / algodão e) Planície Costeira / turismo Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná / soja Depressão Sertaneja e do São Francisco / pecuária Planícies e Baixos Planaltos anal Anes . x Depressão Sertaneja e do São 4) Costeiros / cana-de-açúcar P to Atlântico / mineração Francisco / pecuária o) Planícies e Tabuleiros Planaltos e Serras do Atlântico | Planaltos e Chapadas da Bacia do Litorâneos / cana-de-açúcar Leste-Sudeste / mineração Parnaíba / soja (Anexo)Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2011)Número Original: 2Código: 8977

Primeira série

Energia Hidrelétrica Bacia Hidrográfica do São Francisco

Questão de Vestibular - UFPB 2011
Exibir texto da questão

Considere a letra da música de Sá, Rodrix e Guarabyra. Sobradinho O homem chega, já desfaz a natureza Tira a gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá prá cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia Do beato que dizia que o sertão ia alagar O sertão vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Vai virar mar, dá no coração O medo que algum dia o mar também vire sertão Adeus Remanso, Casa Nova, Santo Sé Adeus Pilão Arcado, vem o rio te engolir Debaixo d'água lá se vai a vida inteira Por cima da cachoeira o gaiola vai subir Vai ter barragem no salto do Sobradinho E o povo vai se embora com medo de se afogar Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado, Sobradinho adeus, adeus. Fonte: CD: Outra vez na Estrada, Som Livre, 2001 O Rio São Francisco é utilizado de forma múltipla pelo homem e tem importância fundamental na integração e desenvolvimento do Brasil. Essa utilização intensa gerou riquezas para o país ao mesmo tempo em que trouxe, também, sérios prejuízos ambientais. Com base no texto e na literatura sobre o assunto, é correto afirmar que a música retrata o(a) a) projeto de transposição do rio São Francisco, que modificou seu curso para possibilitar a irrigação. b) sistema de irrigação da fmticultura nos municípios citados na música, o qual acelerou o processo de desertificação. c) transporte de carga de cereais por sua hidrovia, principalmente a soja cultivada no oeste baiano, o que ocasionou assoreamento em grande parte do rio. d) destruição das cidades citadas na música pela grande enchente nos anos de 1950 e a posterior reconstrução das mesmas. e) construção de uma nsina hidrelétrica que gerou o maior lago artificial do país, inundando as cidades citadas na música.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.