Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPB - João Cabral de Melo Neto - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • João Cabral de Melo Neto
  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2012)Número Original: 12Código: 7038

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

A partir da leitura do texto, pode-se inferir que esses versos enfocam a) a problemática da miséria, condenando a postura dos sociólogos que veem no mangue um lugar sedutor. b) a banalidade com que se trata o nascimento de crianças em regiões socialmente desassistidas, onde a vida e a morte parecem ter o mesmo sentido. c) uma visão otimista sobre a vida a partir do nascimento de uma criança, a quem a natureza se curva em reverência. d) a vida nos mangues, cuja população não vislumbra qualquer possibilidade de mudança e) o sentimento de pessoas que, vivendo em lugares muito pobres, deixam de celebrar a vida.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2012)Número Original: 13Código: 7035

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

Uma relação de causa /consequência é observada entre os seguintes versos: a) “conversais e não sabeis / que vosso filho é chegado?” (versos 3-4 da 1º estrofe) b) “Estais aí conversando / em vossa prosa entretida:” (versos 5-6 da 1º estrofe) c) “não sabeis que vosso filho / saltou para dentro da vida?” (versos 7-8 da 1º estrofe) d) “e estais aí conversando; | pois sabei que ele é nascido.” (versos 11-12 da 1º estrofe) e) “Foi por ele que a maré) esta noite não baixou” (versos 3-4 da 2º estrofe)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 9Código: 7034

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

Na primeira estrofe do poema, verifica-se a ocorrência de paródia do texto bíblico em que se narra o nascimento do Menino Jesus, uma vez que os personagens da narrativa literária distanciam-se dos personagens da História Sagrada. paráfrase com a narrativa bíblica, pois a criança “que saltou para dentro da vida” é o próprio Menino Jesus, que veio ao mundo para transformá-lo. intertextualidade com passagens da história bíblica, apresentando personagens que se assemelham a algumas figuras sagradas. analogia com fatos imaginários sitrados no âmbito da criação literária e que, por isso, distorcem a veracidade da narrativa bíblica. comparação com o relato bíblico do nascimento de Jesus, negando-LHE, contudo, a sua natureza sagrada, por apresentá-LO em sua caracterização humana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2012)Número Original: 10Código: 7033

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

Considerando a primeira estrofe do poema, verifica-se que a mulher, dirigindo-se ao compadre, utiliza a) uma linguagem respeitosa, configurando uma situação de comunicação em que os interlocutores pertencem a classes sociais distintas. b) um nível linguístico extremamente rebuscado, coerente com a natureza literária do texto. c) a segunda pessoa do plural (vós) para referir-se a uma pessoa tão familiar (o compadre), o que revela o seu desconhecimento da língua. d) o nível formal da linguagem, como uma exigência da comunicação oral. e) a expressão metafórica “saltou para dentro da vida”, para referir-se ao ato de nascer.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2008)Número Original: 1Código: 8431

Terceira série

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

Considerando a visão que o eu lírico, em três momentos distintos, tivera da sua amada, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): () Na infância, o eu lírico deslumbra-se com a figura da amada, ressaltando, entre outros atributos, a alegria do seu sorriso, que, no entanto, o deixara tão triste. (.) Na adolescência, o en lírico encanta-se com o desabrochar da amada, vista por ele como “flor em botão”. () Na fase adulta, o deslumbramento do eu lírico transforma-se em surpresa ao observar, na amada, apenas as suas mudanças físicas. () Na fase adulta, o eu lírico observa que a amada resgata aquela mesma alegria da infância. A sequência correta é: a) VVFF b) VFVF c) VFFV d) FVVF e) VEVV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?