Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPR - Feudalismo (Idade Média) - Sociedade na Idade Média.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Feudalismo (Idade Média)
  • Sociedade na Idade Média.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPR- aa - 2016)Número Original: 2Código: 6388192

Segunda Fase

Aspectos e características do Renascimento Carolíngio na Alta Idade Média Aspectos políticos e culturais da simbologia da coroação de Carlos Magno pela Igreja Católica na Alta Idade Média
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPR 2016
Exibir texto da questão

Sobre o evento de 800, explique a simbologia da coroação de Carlos Magno feita pelo Papa Leão Ill — o que ela representou para os francos e para a Igreja Católica durante o reinado dos carolíngios. Em seguida, discorra sobre o denominado Renascimento Carolíngio.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR - 2020)Número Original: 20Código: 7946009

Primeira Fase

Características relacionadas com a organização social feudal ao longo da idade média.g Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
Exibir texto da questão

Sobre a iluminura ao lado, é INCORRETO afirmar: Revela a supremacia da união entre guerreiros e trabalhadores sobre os membros do clero. Representa a sociedade trifuncional tal qual foi concebida pelo bispo Adalberão de Laon, no século XI. Expressa uma concepção de sociedade no medievo. Representa uma configuração social baseada na cooperação e no serviço para a harmonia social no medievo. Não expressa a sociedade medieval em sua configuração social variada. REIS ico a ip Tee ate https://education. lluminura do século XIII (Disponível “em: francetv.fr). Acesso em: 10 de maio de 2019.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2022)Número Original: 18Código: 11750380

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das crises que eclodiram na Europa medieval a partir do século XIV e suas consequências .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2022
Exibir texto da questão

Leia o seguinte excerto: [..] o acúmulo de agressões que atingiram as populações do Ocidente de 1348 ao começo do século XVIII criou, de alto a baixo do corpo social, um abalo psíquico profundo [...]. Constitui-se um “país do medo” no interior do qual uma civilização se sentiu “pouco à vontade” e povoou de fantasmas mórbidos. (DELUMEAU, J. História do Medo no Ocidente: 1300-1800, Uma Cidade Sitiada. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 43.) De acordo com os conhecimentos sobre a Europa no século XIV, são duas das principais “agressões” relacionadas ao excerto acim: a) acrise do sistema mercantilista e as revoltas burguesas. b) a querela das investiduras e as controvérsias iconoclastas. c) a chamada caça às bruxas e as expedições cruzadas. d) a guerra das Duas Rosas e as invasões dos hunos. e) a epidemia de peste bubônica e as ondas de fome.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR - 2017)Número Original: 24Código: 7928191

Primeira Fase

Imaginário cristão na Europa medieval.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

Considere o fragmento abaixo: Durante a Idade Média, a figura feminina revestiu-se dos piores atributos imagináveis. Para os teólogos, além de infantil e inconstante, a mulher era mãe de todo pecado: Thomas Murner chamava-a de “Diabo doméstico”, enquanto Tomás de Aquino reservava-lhe a pecha de “macho deficiente”. Essas características levaram-na a ser o elo fraco das sociedades cristãs, a janela pela qual Satã adentrava territórios sacramentados. Sendo fraca de vontade e caráter, a mulher ficava à mercê das tentações demoniíacas, tornando-se facilmente discípula e amante do Diabo. (SOUZA, Aníbal. Missionários e Feiticeiros. História: Questões e Debates, Curitiba, v. 13. jul./dez., 1996. p. 118.) Em relação ao imaginário na Idade Média, é correto afirmar que vigorava uma forte influência: a) cristã protestante e alto poder do clero, com grande perseguição contra os considerados heréticos. b) cristã protestante e alto poder do clero, além de pouca mobilidade social e grande perseguição contra os considerados vassalos. c) católica e alto poder do clero, além de pouca mobilidade social e grande perseguição contra os considerados heréticos. d) católica e alto poder dos nobres, além de grande mobilidade social e perseguição contra protestantes, considerados heréticos. e) católica e alto poder do clero, além de grande mobilidade social e perseguição contra os considerados vassalos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPR - 2019)Número Original: 5Código: 7928787

Primeira Fase

Aspectos políticos, econômicos e culturais do sistema feudal da Idade Média .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o trecho abaixo, retirado de uma carta escrita entre 830 e 840 pelo aristocrata franco Eginhardo, em favor de camponeses: Ao nosso mui querido amigo, o glorioso conde Hatton, Eginhardo, saudação eterna do Senhor. Um dos vossos servos, de nome Huno, veio à igreja dos santos mártires Marcelino e Pedro pedir mercê* pela falta que cometeu contraindo casamento sem o vosso consentimento [...]. Vimos, pois, solicitar a vossa bondade para que em nosso favor useis de indulgência em relação a este homem, se julgais que a sua falta pode ser perdoada. Desejo-vos boa saúde com a graça do Senhor. (Cartas de Eginhardo. Tradução de Ricardo da Costa. Extratos de documentos medievais sobre o campesinato (sécs. V-XV). Disponível em: . Acesso em 11 de agosto de 2018.) *pedir mercé = pedir intercessao No extrato acima, encontramos elementos da vida social e econômica do período medieval europeu (Alta Idade Média). Esse documento insere-se em qual sistema social, político e econômico predominante nesse contexto? a) Feudalismo, caracterizado pela ruralização da economia, pela relação senhorial entre nobres e servos e pela atuação social e política da Igreja Católica. b) Mercantilismo, caracterizado pela urbanização da economia, pela relação senhorial entre nobres e camponeses e pela atuação social e política da Igreja Protestante. c) Socialismo, caracterizado pela ruralização da economia, pela relação remunerada entre nobres e servos e pela atuação cultural e política da Igreja Cristã. d) Mercantilismo, caracterizado pela urbanização da economia, pela relação campesina entre nobres e vassalos e pela atuação social e política da Igreja Ortodoxa. e) Feudalismo, caracterizado pela urbanização da economia, pela relação agrária entre o clero e os servos e pela atuação social e cultural da Igreja Cristã.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?