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31(UFPR - 2024)Número Original: 67Código: 14116609

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Literatura
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Questão de Vestibular - UFPR 2024

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32(UFPR - 2023)Número Original: 50Código: 13024143

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Literatura
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Assinale a alternativa que reúne informações corretas a respeito do enredo e de personagens do romance Casa de Pensão (1884), de Aluísio Azevedo. a) Hortênsia adoeceu gravemente quando Amâncio, seu noivo, viajou do Maranhão para o Rio de Janeiro; a doença motivou sua aproximação do médico com quem ela acabou se casando. b) Amélia, irmã de João Coqueiros, era desprezada pelos hóspedes da casa de pensão, mas passou a ser tratada com respeito quando revelou conhecer seus segredos, dentre eles o caso amoroso entre Amâncio e uma mulher casada. c) Nini, filha de madame Brizard, tornou-se histérica depois da morte de seu filho; durante crises nervosas, ela comete atos inesperados, como quando agarrou Amâncio no corredor da casa de pensão. d) Lúcia, esposa do banqueiro Campos, passou a morar na casa de pensão depois da falência do marido; lá ela se envolveu com Amâncio, com quem tinha planos de fugir depois que o amante recebesse a herança do pai. e) Ângela, tendo ficado sozinha depois da morte do marido, mudou-se para o Rio de Janeiro por insistência do filho, Amâncio, mas isso provocou a saída dele da casa de pensão e o rompimento de planos amorosos.


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33(UFPR - 2023)Número Original: 54Código: 13024141

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Literatura
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Leia o poema a seguir. Tenho quebrado copos é o que tenho feito raramente me machuco embora uma vez sim uma vez quebrei um copo com as mãos era frágil demais foi o que pensei era feito para quebrar-se foi o que pensei e não: eu fui feita para quebrar em geral eles apenas se espatifam na pia entre a louça branca e os talheres (esses não quebram nunca) ou no chão espalhando-se então com um baque luminoso tenho recolhido cacos tenho observado brevemente seu formato pensando que acontecer é irreversível pensando em como é fácil destroçar tenho embrulhado os cacos com jornal para que ninguém se machuque como minha mãe me ensinou como se fosse mesmo possível evitar os cortes (mas que não seja eu a ferir) tenho andado a tentar não me ferir e não ferir os outros enquanto esgoto o estoque de copos Tenho quebrado copos mas não tenho quebrado minhas próprias mãos golpeando os azulejos não tenho passado a noite deitada no chão de mármore estudando as trocas de calor não tenho mastigado o vidro procurando separar na boca o sabor do sangue o sabor do sabão nem tenho feito uma oração pelo destino variado do que antes era um e por minha força morre múltiplo tenho quebrado copos para isso parece deram-me mãos tenho depois encontrado cacos que não recolhi e que identifico por um brilho súbito no chão da cozinha de manhã tenho andado com cuidado com os olhos no chão à procura de algo que brilhe e tenho quebrado copos é o que tenho feito (MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo. Companhia das Letras, 2015. p. 101-102.) Considerando esse poema e a integralidade da obra de que foi retirado, assinale a alternativa correta. a) O poema apresenta eventos sobrenaturais, envolvendo objetos raros e incomuns. b) O verbo “quebrar”, quando se refere ao eu do poema, é empregado em sentido figurado. c) O poema usa parênteses em dois versos, sendo que no primeiro a expressão retomada é a pia da cozinha. d) O texto afirma que os copos são mastigados à noite e deixam na boca um gosto de sabão misturado ao de sangue. e) Os cacos de copo são deixados no chão de mármore, onde é costume se deitar à noite.


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34(UFPR - 2023)Número Original: 53Código: 13024139

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Literatura
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere, a seguir, dois trechos de Sagarana, de João Guimarães Rosa, extraídos de “Corpo fechado” e “A hora e vez de Augusto Matraga”, respectivamente. E, quando espiei outra vez, vi exato: Targino, fixo, como um manequim, e Manuel Fulô pulando nele e o esfaqueando, pela altura do peito — tudo com rara elegância e suma precisão. Targino girou na perna esquerda ceifando o ar com a direita; capotou; e desviveu, num átimo. Seu rosto guardou um ar de temor salutar. — Conheceu, diabo, o que é raça de Peixoto?! (ROSA, João Guimarães. Corpo fechado. In: . Sagarana. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 400. v. 1.) Mas Nhô Augusto tinha o rosto radiante, e falou: — Perguntem quem é que aí algum dia ouviu falar no nome de Nhô Augusto Esteves, das Pindaíbas? — Virgem Santa! Eu logo vi que só podia ser você, meu primo Nhô Augusto... Era o João Lomba, conhecido velho e meio parente. Nhô Augusto riu: — E hein, hein João?! — P'ra ver... Então Augusto Matraga fechou um pouco os olhos, com sorriso intenso nos lábios lambuzados de sangue, e de seu rosto subia um sério contentamento. Daí mais, olhou, procurando João Lomba, e disse, agora sussurrando, sumido: — Põe a benção na minha filha...seja lá onde for que ela esteja...E, Dionora...Fala com a Dionora que está tudo em ordem! Depois morreu. (ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: . Sagarana. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p. 462. v. 1.) Com base nas informações apresentadas e na obra completa, assinale a alternativa correta. a) Jureminho mata Matraga motivado pela disputa interna que travavam para conquistar a liderança do bando de jagunços, após a morte do antigo chefe, Seu Joãozinho Bem-Bem. b) O fazendeiro Joãozinho Bem-Bem contratou Manuel Fulô, famoso jagunço da localidade, para assassinar Targino, por causa de uma disputa de terras que havia entre os dois. c) Matraga repete o seu lema “todo mundo tem sua hora e sua vez”, fazendo alusão ao dia em que faria seu acerto de contas com João Lomba, que lhe havia roubado a mulher, Dona Dionora. d) Targino, mesmo com o corpo fechado por seu grupo de ciganos, não consegue se livrar da morte no duelo com Manuel Fulô, provocado pela disputa da égua Beija-Fulô. e) Amorte de Matraga é o desfecho de um combate que resulta em morte dupla, sinalizando a redenção que Nhô Augusto ” prenuncia quando diz “P'ra o céu eu vou, nem que seja a porrete!...”.


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35(UFPR - 2023)Número Original: 52Código: 13024137

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere o seguinte texto: ... Às vezes mudam algumas famílias para a favela, com crianças. No inicio são iducadas, amaveis. Dias depois usam o calão, são soezes e repugnantes. São diamantes que transformam em chumbo. Transformam-se em objetos que estavam na sala de visita e foram para o quarto de despejo. (JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014. p. 38.) A respeito de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, considere as seguintes afirmativas: 1. Carolina acredita que a vida na favela é perniciosa para a formação das crianças, porém, como ali não chegam informações relevantes sobre a vida pública, ela é incapaz de emitir opiniões políticas ou de se revoltar. 2. João, José Carlos e Vera tendem a se “transformar em chumbo” porque, ao priorizar a escrita e divulgação de seu diário, Carolina muitas vezes descuida das atividades domésticas e da atenção aos próprios filhos. 3. A metáfora “quarto de despejo” é repetida em várias passagens do diário para significar a exclusão, o não pertencimento a espaços em que a dignidade da vida humana estivesse garantida. 4. Palavras escritas sem obediência à norma padrão aparecem com frequência, porém os raciocínios que a autora elabora são complexos e o cotidiano é muitas vezes descrito com lirismo. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa 2 é verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. oo To D =D D[]|D—


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