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16(UFPR - 2019)Número Original: 9Código: 7928795

Primeira Fase

Aspectos legais e processos históricos sobre a Constituição de 1988 na transição para a Nova República .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição que se encontra em vigência no Brasil. A respeito da história da construção e da aplicação dessa Constituição, considere as seguintes afirmativas: 1. Essa Constituição ampliou os direitos civis, políticos e sociais, tais como a previdência social, a proteção a maternidade e a infância e a garantia ao acesso universal à educação e a saúde. 2. Após 30 anos da promulgação dessa constituição, comemora-se o cumprimento do item Ill do artigo 3º da Constituição: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. 3. Essa Constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colégio eleitoral, por conta da rejeição da emenda das “Diretas Já” pelo Congresso Nacional. 4. Essa Constituição foi elaborada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratização. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa 1 é verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. oo To Nee ee eee Oe ee” (D


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17(UFPR - 2020)Número Original: 22Código: 7945937

Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre a ditadura civil-militar brasileira de 1964 .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrático vigente desde 1946. O país passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleições indiretas e sem a participação popular. Uma das formas jurídicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretação dos “Atos Institucionais”. A respeito desse processo histórico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA. a) À ditadura civil-militar extinguiu os partidos políticos e cancelou seus respectivos registros através do Ato Institucional nº 2, de 1965. b) A ditadura civil-militar realizou escassos investimentos tanto em obras de infraestrutura rodoviária quanto em sistemas de comunicação. c) Ás graves violações de direitos humanos, sobretudo a aplicação de tortura, as detenções ilegais e os desaparecimentos de opositores foram práticas sistemáticas durante grande parte desse período histórico. d) Pelo Ato Institucional nº 5, de 1968, o regime militar suspendeu, entre outras, as garantias constitucionais de vitaliciedade, inamovibilidade e estabilidade, bem como a de exercício em funções por prazo certo. e) ALeinº 6.683, de 1979, concedeu anistia política a todos aqueles que cometeram crimes políticos ou conexos com estes, no período compreendido entre 1961 e 1979.


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18(UFPR - 2020)Número Original: 24Código: 7945941

Primeira Fase

Aspectos e significados do trabalho e da formação social indígena no período colonial brasileiro .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Aqui no Brasil tratou-se desde o início de aproveitar o índio, não apenas para obtenção dele, pelo tráfico mercantil, de produtos nativos, ou simplesmente como aliado, mas sim como elemento participante da colonização. Os colonos viam nele um trabalhador aproveitável; a metrópole, um povoador para a área imensa que tinha de ocupar, muito além de sua capacidade demográfica. Um terceiro fator entrará em jogo e vem complicar os dados do problema: as missões religiosas. (PRADO JÚNIOR, Caio. 4 formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1963, p. 91.) Baseando-se no trecho acima sobre o trabalho indígena no Brasil Colônia, assinale a alternativa correta. a) Os indígenas serviram como um elemento ativo e fundamental na colonização da região Nordeste, enquanto na região Centro-Sul sua mão de obra foi utilizada de maneira escassa. b) Os jesuítas segregavam os indígenas em aldeias, para evitar a escravização da mão de obra nativa durante a colonização portuguesa. c) Os colonizadores espanhóis, ao contrário dos portugueses, não utilizaram a mão de obra indígena, constituindo uma sociedade baseada na colonização de povoamento. d) Otipo de trabalho executado pelos indígenas era bastante rudimentar, e a dependência da metrópole em relação a essa mão de obra provocou atraso econômico e cultural para a colônia brasileira. e) Como início do tráfico de escravos africanos, a mão de obra indígena deixou de ser utilizada no processo de colonização.


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19(UFPR - 2020)Número Original: 26Código: 7945945

Primeira Fase

Aspectos da Lei Áurea no final do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil, Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição [...]. A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho. (Amanda Rossi e Camilla Costa, postado em 13 de maio de 2018 - BBC Brasil em São Paulo. Disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/brasil-44091469. Acesso em 25 de junho de 2019.) De acordo com o trecho acima, considere as seguintes afirmativas: 1. A chamada “Lei Áurea”, assinada pela princesa Isabel, não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro. 2. No período imediato que sucedeu à abolição, os libertos puderam contar com medidas de apoio na forma de distribuição de pequenos lotes de terra, tal como aconteceu nos Estados Unidos após a Guerra Civil, com a chamada “Reconstrução”. 3. Escravizados e escravizadas receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luis Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas. 4. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a “emancipação gradual” e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social. Assinale a alternativa correta. ) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. ) ) oo 0 ® Somente as afirmativas 1, 3 e 4 sao verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 sao verdadeiras. (D


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20(UFPR- aa - 2015)Número Original: 52Código: 6339778

Primeira Fase

Significados das representações artísticas sobre o processo histórico que estabeleceu a ditadura civil/militar no Brasil em 1964 .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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Considere a charge abaixo, publicada na revista humorística brasileira Pif-Paf, em 27 de julho de 1964: — DIREITA, VOLVER | = DIREITA, VOLVER | -DIREITA, VOLVER by g = DIREITA, VOLVER! CARDOSO, Oldimar. Tudo é histéria (90 ano). S. Paulo: Ática, 2006, p. 231 A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil- militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): () A charge faz referência ao simbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus alemães no regime nazista. (JA direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da União Soviética para instituir govemos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da população contra inimigos comunistas. () A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto João Goulart e demais grupos de esquerda. () Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laços com a direita na América Latina. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V-F-V-V. b) V-V-V-V. o F-v- d)F-V F-F. V-F. e) V-F-F-V.


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